Old Games Copa – Virtua Striker

E a Sega também entrou na brincadeira, porque não oras?

Minha memória deve tá falhando, realmente não lembrava de tantos jogos terem sido lançados exatamente em 1994, tem um que achei que era de 96 e não foi, e agora esse. Virtua Striker veio na onda Virtua da Sega que começou com Virtua Racing e esse aqui apareceu pra nova toda-poderosa placa Model 2. Um futebol simples, sem firulas, gráficos em 3d na medida certa, o único grande defeito é que o goleiro quase não sai de baixo das traves e toma gol fácil se chutar de perto mas tapa qualquer passagem de chute de longe. Fez o sucesso que merecia que rendeu suas sequencias. Quem viu não vai esquecer nunca quando viu pela primeira ver o Valderrama e sua cabeleira em 3d. As placas ao redor do campo com a primeira marca da copa de 2002, que até então seria realizada apenas no Japão.

Mesmo sem licença pra usar jogadores reais, eles e os uniformes estavam incrivelmente bem feitos para o jeito um tanto rústico que os gráficos eram e dava pra reconhecer facilmente. Somando com os uniformes igualmente bem feitos dava pra enganar muito bem.

A primeira versão veio em 1997. Sim, a primeira versão, pois até chegar Virtua Striker 3 ainda tiveram 5 atualizações de conteúdo. Cada uma trouxe novos times, jogadores e uniformes diferentes e grandes melhorias gráficas, detalhes e bem mais. Uma delas é que de acordo com o relógio interno do arcade também muda a ambientação entre dia e noite. De fato o que muda é que entre 6 da manhã até a da tarde fica sol, 6 da tarde até a da manhã fica tudo noite, que pode ser acompanhado quando a câmera mostra o placar do estádio e o relógio está lá. Quando joga Argentina e um outro time que não lembro agora o gramado fica coberto de papel picado que a torcida jogou, um detalhe muito legal mas que infelizmente só acontece quando um desses dois joga. Agora se podia alternar entre esquemas táticos variados e existia um ranking mundial atualizado toda semana de acordo com os resultados, mesmo entre os que não eram por jogadores humanos.

Com as melhoras que aconteceram aqui, muita coisa apareceu pela primeira vez. Uma que ficava bem de cara a todo momento e não só quando os jogadores estavam juntos eram as diferenças de altura e a torcida que ficou menos de papel e mais movimentada. O som é animal, nenhum jogo até hoje teve um efeito sonoro de chute tão bom quanto esse. A versão 2000.1, que foi lançada para Dreamcast, foi a única que fizeram pra Naomi, a placa baseada em seu hardware, e mesmo assim perdeu alguns poucos detalhes.

Uma coisa que nunca foi arrumada em nenhuma versão foi como os goleiros aceitam chute de longe, chega a ser bisonho. Digamos que tu sofra uma falta bem no meio do campo, um pouco mais pra esquerda só, se conseguir mirar bem no canto esquerdo do gol e chutar com toda a força a bola vai lá e goleiro nem se mexe. Jogando um campeonato bacana, depois da final aparece o FC Sega (assim como no primeiro), o único time que faz substituições. Um outro time escondido tem como jogadores um urso polar, mariachis, aquele personagem do Sonic que era um pistoleiro (Bean ou Bark) .

E em 2001 veio o terceiro, que teve uma atualização em 2002 que foi lançada para o Gamecube, já que este e o 4 foram desenvolvidos na placa Triforce que foi baseada no Gamecube. As melhorias eram visíveis. Basicamente o jogo virou quase o que Fifa e Winning Eleven são com todas as suas opções de jogo, táticas, escalação, câmera e tudo mais, só que mantendo sua veia arcade. Isso na teoria é bom, mas quando o jogo começa ele pouco avançou em relação ao 2 e todas essas opções acabam não servindo pra nada, nem mesmo o time do Sonic ajuda a levantar a moral.

Em 2005 saiu Virtua Striker 4 e em 2006 uma atualização. Depois disso não sei mais nada num joguei esses lol

3 comentários

  1. AhuaaHuahAUhuAUaw essa do time do Sonic foi muita onda, o Knuckles levando cartão amarelo e se explicando pro juiz foi o melhor…

    Isso me lembrou o LIBERO GRANDE… puta jogo feio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s