Retro Duel – Battle Blaze VS Weapon Lord (SNES)

Entrando na onda dos “Fantasy head-to-head combat”, o Retro Duel coloca na arena dois jogos semelhantes no Super Nintendo e analisa 7 pontos críticos que poderão definir qual jogo é melhor.

Primeiramente, apresentemos os lutadores.

Serão 7 rounds de confronto, comparando gráficos, opções de jogo, dificuldade, jogabilidade, controle, sons e até a história – coisa que ninguém se importa. Acompanhe o embate após o break:

1st Round: Gráficos

Weapon Lord é rico em detalhes nos backgrounds e ainda faz jorrar sangue pelo chão

Winner: Weapon Lord (1-0)

A imagem comparativa já mostra porque WL vence esse confronto. A riqueza de detalhes está até na barra energia, coberta de caveiras e sangue, os diversos cenários também são muito caprichados e sombrios, completando a atmosfera do game, diferente de BB, que tem no máximo 6 arenas diferentes e genéricas.

___

2nd Round: Opções de Jogo

A tela de opções em Battle Blaze é secreta

Winner: Weapon Lord (2-0)

Ao iniciar BB, só se vê duas opções: THE HERO e THE BATTLE. A primeira é o “Story Mode” que todos conhecemos, jogue com o herói e vá até o final. No modo Battle você escolhe o personagem que quiser (um dos 5 disponíveis) e escolhe o oponente até vencer todos em uma arena e impressionar o rei. Existe ainda uma tela de opções “secreta”, para escolher a dificuldade e o número de rounds das lutas, também dá pra escutar as musicas e efeitos sonoros do game. Para entrar nessa tela, é preciso apertar SELECT e START together. Como assim, American Sammy?

Em Weapon Lord o menu já aparece completo após o Start. O modo Story é o clássico, com historinha e mapinha mostrando a trajetória do herói, dá para escolher qualquer um dos 6 lutadores “não-chefes” para jogar. No modo Arcade dá para escolher também o chefão apelão Zarak, mas não dá para escolher o inimigo. Além disso está ali o querido modo Versus e as opções, sem brincar de esconde-esconde.

___

3rd Round: Controle

A resposta do controle em WL é bem lenta, isso custa sua vida

Winner: Battle Blaze (1-2)

O controle de BB é, digamos, amigável e simplório demais, isso seria uma desvantagem se o controle de WL não fosse tão lento e complicado. Battle Blaze só tem 1 botão de ataque, um segundo botão é usado para saltar, isso mesmo, se quiser dar rasteira, aperta pulo enquanto estiver abaixado. Já Weapon Lord usa os 6 botões do controle do SNES, o que não ajuda muito na hora de jogar, já que é bem difícil diferenciar um ataque forte de um médio ou fraco, pois o lutador demora um bom tempo para executar qualquer um deles. O mesmo serve para os golpes especiais, em BB eles saem sem maiores dificuldades, já WL… me fez lembrar Street Fighter 1.

___

4th Round: Dificuldade

Battle Blaze foi zerado de primeira, já Weapon Lord é DIFÍCIL DEMAIS

Winner: Weapon Lord (3-1)

Eu gosto de um desafio, sério, gosto de um jogo dificinho, mas nada no nível Battletoads, como Weapon Lord tenta impor. Mesmo na dificuldade mais baixa o computador vai te encher de combos e não deixar você sequer aprender para que serve os botões direito, parece aquele cara que te desafia no fliperama quando você está aprendendo a jogar. Battle Blaze é o extremo contrário, super fácil. Na primeira jogada, terminei. O único problema foi o demonho final, que me custou 1 continue e pronto. Por isso esse round fica com WL.

Battle Blaze te dá opção de aumentar a dificuldade, só tem 2 opções de dificuldade, 1 e 2, imagino que seja normal e hard, não vi tanta diferença jogando no 2, só alguns personagens, como a mulher irritante, ficaram ainda mais apelões. Weapon Lord oferece 4 níveis de dificuldade, todas ALTAS: Adventurer, Warrior, Barbarian, Warlord. Vai com força que você consegue!

___

5th Round: Jogabilidade

Seleção no modo Hero no BB e Story no WL

Winner: Battle Blaze (2-3)

Por ser difícil e super cheap, WL é complicado de jogar. É preciso muita vontade para aprender a vencer nesse game. O nosso querido BB já não é tão complicado assim, mesmo tendo que se adaptar a saltar apertando um botão, e não colocando para cima como a maioria dos fighters, é mais fácil lutar nesse game. Weapon Lord perde ponto nesse aspecto, mesmo contra um adversário aparentemente tão fraco.

___

6th Round: Música e Efeitos Sonoros

Mapinhas em cada game, o WL é sempre mais sinistro


Winner: Weapon Lord (4-2)

Weapon Lord vence o round da música por um simples motivo: em WL, a música faz parte das lutas. A música faz todo a atmosfera da batalha, ao contrário do que acontece em BB, onde é preciso se esforçar para ouvir algo tocando ao fundo. Os efeitos sonoros também fazem toda diferença em Weapon Lord, desde o barulho das lâminas se tocando até os diferentes sons quando um golpe fraco ou mais pesado entra, vitória tranquila do game da Namco aqui.

___

Final Round: História

O rei decretou: nada de trapaças em Battle Blaze, ok?

Winner: Weapon Lord (5-2)

A história de Battle Blaze envolve vingança de um príncipe contra um demonho que matou o seu pai e transformou os lutadores em monstros. A história em Weapon Lord é mais profunda, cada personagem tem um motivo para estar lutando contra um demonho que veio desafiar geral e vai tomar conta do pobre planeta se não for vencido.

___

FINAL


Anúncios

3 comentários

  1. Não cheguei a dar muita atenção pra esses títulos mas vendo por esse comparativo o Weapon Lord parece dar uma surra de pau mole no Battle Blaze. Po menu do Options secreto é sacanagem ¬¬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s