Detonado de Bolso – EarthBound (SNES) – Parte 1: Acordando no Susto

Começando hoje a minha nova aventura detonante, tentarei debulhar resumidamente com detalhes (existe isso?) a aventura mais bizarra e non-sense da Nintendo.

Acompanhe a primeira parte após o break.

O ano é 199X, a cidadezinha se chama Onett, Eagleland. O garoto que dorme pacificamente na cama se chama Ness. De repente, um barulho estrondoso o acorda.

  • No quarto da sua irmã, abra o presente para achar um bastão rachado (Cracked bat), essa é a sua primeira arma, equipe-a e desça as escadas.
  • Aqui você já vai se familiarizando com os controles e menus, perceba que, ao apertar o botão de ação (A) frente a uma pessoa ou objeto, aparece o menu com as opções para conversar (Talk to), Analisar (Check), Goods (Itens), Equip (para equipar armas e roupas) e Status. Sempre que quiser falar com alguem, deve-se escolher “Talk to” próximo ao personagem.
  • No andar de baixo da casa, a mãe de Ness está preocupada e fala para ele não sair de casa, mas como ela sabe que Ness vai sair assim mesmo, ela fala para que ele vá trocar o pijama. Nota: Se você não conversar com ela, Ness pode sair na rua de pijama.
  • Próximo a sua casa, você vai encontrar uma rua bloqueada pela polícia local, os guardas só sabem reclamar da vida e bloquear ruas.
  • Seguindo estrada acima da montanha, você encontrará Liar X numa casinha, como o nome sugere, não acredite no que ele fala, mas em breve você o encontrará novamente.

  • No topo da montanha você vai encontrar Pokey, que está tentando olhar o local onde caiu um meteorito. Fale com ele e ele te dirá para voltar para casa, chegando em casa converse com sua mãe e volte para a cama.
  • Mais tarde, Ness é acordado novamente, dessa vez por um toque-toque insistente na porta, é Pokey que vem desesperado pedir ajuda para encontrar Picky, seu irmão menor que se perdeu. Converse com sua mãe para mudar as roupas e seguir com Pokey.
  • Nota: Antes de sair, converse com o seu cachorro, King. Ele te acompanhará e ajuda nas batalhas, não é muito forte mas é uma ajuda nas primeiras batalhas nessa área.

  • Converse com Pokey que te ensinará como equipar armas e equipamentos, caso você ainda não tenha equipado o Cracked bat, faça agora.
  • Ainda na casa, o telefone vai tocar, atenda usando “Check”. É o pai de Ness, ele vai explicar como salvar o jogo e como sacar/depositar dinheiro.
  • Por fim, converse com sua irmã Tracy para ganhar um Cookie de graça, esse item recupera 6 HP. Siga para fora da casa.

  • Fora, você vai perceber que os policiais e curiosos se foram, mas agora existem cães, corvos e cobras que te atacam. Por esses caminhos você vai enfrentar seus primeiros inimigos e se familiarizar com os comandos de batalha, recomendo dar uma passeada pelos arredores da sua casa e ganhar alguns níveis antes de seguir para o topo da montanha.
  • No Level 2, Ness aprende sua primeira magia, PSI Lifeup α, não custa nada evoluir mais um pouquinho. Precisando recuperar energia, volte na sua casa e converse com Tracy, ele te dará sua comida preferida e seu HP é restaurado.
  • Cuidado com os corvos no caminho, eles as vezes roubam itens durante a batalha, mas em compensação eles deixam um Cookie quando derrotados. Para evoluir mais rapido, procure lutar contra os cachorros, eles são os que dão mais experiência nessa área.
  • Chegando no meteoro, você encontra Picky tirando uma soneca, acorde-o e ele se juntará ao time. Ao passar pelo meteoro, Pokey escuta uma voz… é uma abelha falante, que se chama Buzz Buzz e diz ser do futuro, 10 anos à frente.
  • Buzz Buzz conta sobre uma profecia onde 3 garotos e uma garota vão destruir Giygas, um ser malígno que virá a destruir o planeta no futuro. A abelha falante junta-se ao time.

  • Desça a montanha guiando Picky e Pokey de volta, até que um flash bloqueia a caminho. É um Starman, robô enviado para acabar com Buzz Buzz e impedi-lo de salvar o mundo.
  • Essa batalha parece difícil mas na verdade é impossível perder, já que Buzz Buzz está te protegendo e também atacando o androide do futuro.

  • Chegando na casa de Pokey e Picky, os garotos ficam de castigo e a mãe deles se assusta com Buzz Buzz e o esmaga.
  • A poderosa abelha não resiste à pancada e morre, mas antes de partir, ela te informa sobre 8 localidades chamadas “Your Sanctuary” e coletar suas melodias usando a “Sound Stone” que ele te entrega.
  • Nota: Se você encher o seu inventário de itens como Cookies, a Sound Stone será guardada com a Escargo Express, dessa forma, o jogo segue normalmente e Ness ganha mais um espaço no seu inventário.
  • Após esse evento, saia da casa de Pokey e já manhã em Onett. Sorria para o fotógrafo misterioso e seu próximo destino agora será a Livraria da cidade. Siga o caminho à direita da casa de Ness e você vai encontra-la. Converse com a mulher no balcão para conseguir um mapa.

  • Logo atrás da Biblioteca, tem um cara esquisito e uma floresta densa, aí tem uma passagem escondida entre as árvores que leva a uma casa na árvore. Encontre essa casa para conseguir um item de defesa, “Mr Baseball Cap”. Equipe-o.
  • Recomendo agora voltar para a área próximo a casa de Ness e lutar contra alguns cachorros até atingir pelo menos o Level 4. Suba também novamente à casa de Liar X e ele te mostrará uma estátua estranha.
  • Dê uma passadinha na sua casa e use o telefone para falar com seu pai, quando você atingir $130 na sua conta, desça para a cidade e entre na Drugstore (Marcada no mapa como Shop) e compre Tee Ball Bat e Cheap bracelet, equipe ambos e venda o seu Cracked bat.

  • Agora é hora de lutar contra os Sharks pela rua, só não recomendo encarar mais de 2 de vez, também é importante não ser atacado por trás, para não começar a batalha apanhando. Lute contra os Sharks até atingir o Level 6, a partir nesse nível dá para encarara mais de 3 Sharks de vez.
  • Nota: Latas de lixo eventualmente contém itens, principalmente consumíveis em batalha, é bom checar todas.
  • Nota: É bom também estocar Hamburgers, eles podem ser conseguidos vencendo Pogo Punks ou comprados, lute contra Sharks até atingir o Level 8 para facilitar MUITO a batalha contra o chefe dessa área.

  • Quando atingir Level 8, visite o Arcade da cidade, o prédio amarelo escrito GAME na fachada, fale com o cara guardando a porta dos fundos e responda NO à pergunta dele e você irá lutar com ele. Após vencê-lo, como um hamburguer para recuperar energia e saia pela porta antes guardada para enfrentar Frank.
  • Use PSI Rockin α uma vez e será suficiente para acabar com ele. Se não, Bash uma ou duas vezes darão conta.
  • Após vencer Frank, você vai enfrentar Frankystein Mark II. Use PSI Rockin α sempre que tiver PP e mantenha seu HP acima de 45, pois o ataque carregado do robô é bem poderoso.
  • Nota: Após vencer Frank, uma boa forma de recuperar seu HP é simplesmente conversar com ele.
Termina aqui a primeira parte desse Detonado de Bolso, a previsão é finalizar isso aqui em 25 capitulos! HAJA PSI ROCKIN’! Mas vamos nessa. Até a próxima viagem com Ness em busca da primeira melodia.
Anúncios

14 comentários

  1. Caaara, muito legal a iniciativa! Inclusive to jogando ele agora, to na cidade bizarra cheia de zumbis 😀 legal o game, vou acompanhar o detonado! E Matt, preciso trocar umas ideias, ve se aparece no msn o/

  2. Sei que essa é a parte 1 de pelo menos mais 50 episódios. Esse jogo é muito extenso, muito extenso mesmo. Vale a pena jogar. Eu mesmo comecei ele esse ano e parei no que acredito nem ser a metade da jornada (tinha acabado de trazer para minha turma o japonês – quarto personagem). Mas infelizmente, graças a um format no pc… ¬¬

    Continue esse detonado e boa sorte!

  3. Puts que bom que alguém tomou a iniciativa de fazer um detonado em português pra EarthBound. Não existe nenhum e eu tava ficando desesperado de vontade de jogar.
    Faz pouco tempo zerei uma versão em português do EarthBound Zero/Mother 1 e o desespero pra continuar era tanto que hoje eu ia começar a zerar o game com ajuda do Google Tradutor.

  4. Acho que o meu jogo ta com problema, ele nao sai do dialogo da abelha por nada, marcando a opçao YES ou NO no final, ela repete todo o dialogo novamente… o q faço?

  5. Pessoal, no meu jogo não aparece PSI Rockin α, mesmo assim consegui vencer essa batalha, mais não consigo vencer a Formiga gigante! Onde faz pra ter PSI Rockin α?

  6. olá pessoal,parabéns pelo detonado.Eu queriaa saber onde pego o dinheiro q o pai do ness deixa pra ele.por favor me ajudem…

  7. que noobs :v
    felype : sabe o atm card ? usa eles nas maquininhas ae voçê escolhe quanto quer tirar .
    Thomas : quando voce começou o jogo a coisa favorita q voçe escrever é o PSI rockin . (ex
    eu gosto de pizza então é PSI pizza α.)