Detonado de Bolso – EarthBound (SNES) – Parte 25: Vencendo o Maior dos Medos

EarthBound é mais que um jogo, é uma lição de vida! Isso ensina mais do que muito filme “baseado em fatos reais”. tá louco!

Acompanhe, finalmente, a parte FINAL desse extraordinário vídeo game após o break.

  • Em Sea of Eden, não existem inimigos, apenas 3 Krakens estão por aí. Com o seu Level agora, vai ser fácil passar por eles.

  • No meio do lago, uma ilhazinha com uma figura bem conhecida da gente, a estátua Mani Mani. Esse é o seu último inimigo aqui, e a chave para enfrentar Giygas de uma vez, Ness’s Nightmare – o pesadelo de Ness.
  • A melhor maneira de derrotar Mani Mani – ou Ness’s Nightmare – é usar os seus ataques mais poderosos e ir com tudo pra cima dele. as Bags of Dragonite são muito eficientes também. Basta ser paciente e a batalha está ganha.

  • Após a batalha, Ness recebe uma mensagem dele mesmo dizendo para voltar em Saturn Valley. Depois disso, recebe uma grande carga de poderes e aumenta MUITO seu HP e PP, também aprente o Teleport β, uma forma de viajar no tempo sem precisar correr tanto.
  • Ness acorda em Fire Spring, aos pés dos seus amigos.

  • Viaje para Saturn Valley. Chegando lá, é hora de conhecer a nova invenção do Dr. Andonuts e Apple Kid’s – o Phase Distorter II. Pokey roubou o Phase Distorter original e sequestrou Mr. Saturn, essa nova espaçonave pode viajar no tempo, mas precisa de ajustes ainda.
  • Na tentativa de vôo, nada funciona, e o Dr. Andonuts fala que precisa de um material raro, Zexonyte, encontrado em meteoritos… isso te lembra alguma coisa? Teletransporte para Onett.
  • Chegando em Onett, nada parece estar bem. A cidade está escura e cheia de criaturas estranhas. Passe na casa de Ness para recuperar HP e PP antes de seguir para o lugar onde o meteorito caiu.

  • No topo da montanha, cheque o meteorito para obter Zexonyte e teleporte de novo para Saturn Valley.
  • Entregue o material para Andonuts, ele fala para você descansar um pouco enquanto ele conserta, dê uma dormida no hotel.
  • Ao acordar no dia seguinte, compre alguns itens – Piggy Jellies são legais para recuperar HP, dão 300.

  • Quando estiver pronto para ir, entre no Phase Distorter II. Mas atenção, esse é um PONTO SEM RETORNO, a partir daqui, não tem mais como voltar. Recomendo comprar Multi Bottle Rockets.
  • Você vai chegar naquela caverna estranha que você viu em Lost Underworld, logo o mestre de Poo aparece para presenteá-lo com um mais novo ataque PSI, o Starstorm Ω. Siga explorando e você vai encontrar o Mr. Saturn, que foi raptado por Pokey.
  • Após certo tempo, uma outra Phase Distorter aparece, trazendo Dr. Andonuts, Apple Kid, e um Mr. Saturn. Eles dizem que essa é a nova Phase Distorter III, capaz de viajar no tempo, mas com um pequeno detalhe: material orgânico não resiste à viagem, então Ness e seus amigos terão que entrar em corpos robóticos para deter Giygas. É o jeito.

  • Após algumas palavras encorajadoras de Dr. Andonuts, o grupo estará dentro da Phase Distorter III, robotizados e prontos para acabar com Giygas de uma vez.
  • A Cave of the Past é o maior desafio para essa turma, e ainda tem Giygas para completar a dose de dificuldade, mas você já passou por tanta coisa que agora nada mais te dá medo. Siga pelo caminho e não deixe de pegar e equipar o Legendary Bat, a arma mais poderosa de Ness.
  • Siga pela caverna, sem desperdiçar seu PP com inimigos comuns, mas caso precise recuperar, volte na sua nave, lá você pode também salvar o jogo.

  • Finalmente, Giygas, que abre o olho e revela sua face… a face de Ness!?!? Pokey desce em uma aranha mecânica e parece estar possuído por algo maligno. A batalha final começa agora!
  • Giygas tem três formas, a primeira é a forma de olho com Heavily Armed Pokey ao lado. Nessa forma, Giygas é invencível, faça Paula criar um Psychic Shield Σ para absorver os ataques de Giygas e concentre os seus ataqueas mais poderosos em Pokey.

  • Pokey vai apanhar até resolver ir embora, agora vem a segunda forma de Giygas – “Devil’s Machine” – use PSI Rockin Ω de Ness e a Heavy Bazooka de Jeff, Poo deve usar Brainshock e Starstorm Ω, Paula fica responsável pelo Freeze Ω.
  • Giygas vai usar um ataque onde você “cannot grasp”… isso pode ter um efeito devastador contra seu time ou não. Siga usando os ataques até ele entrar na forma final.

  • Agora, Giygas vai continuar com seus ataques incompreensivos e tudo que você deve fazer a mantar o grupo vivo, com Lifeup e Healing. Se ninguem precisar de cura, coloque Ness, Jeff e Poo em Defesa.
  • Mas faça Paula usar “Pray” toda vez, cada oração vai alcançar alguem do jogo e após 9 orações, Giygas estará derrotado.

  • A guerra contra Giygas acabou.
  • Os espíritos de Ness, Paula, Jeff e Poo voltam aos seus corpos em Saturn Valley. Poo e Jeff deixam o grupo.
  • Agora é hora de voltar para casa, você pode levar Paula para a casa dela ou para a sua própria casa, hmmm.
  • Agora, você pode explorar livremente o mundo de EarthBound, conversar com as pessoas sempre rendem risadas agora.

  • Quando voltar para casa, converse com a mãe de Ness e o fotógrafo que aparece tirando fotos durante todo o game, traz o album das fotografias, veja todas as fotos que ele tirou enquanto os créditos rolam.
  • Por fim, Picky aparece na casa de Ness e traz uma carta de seu irmão, Pokey, endereçada para Ness, onde ele o desafia, dizendo “venha me pegar”.
  • Seria o fim?

Aqui termina o Detonado de Bolso EarthBound, espero que todos tenham achado útil e se divertido o tanto quanto eu com esse jogo muito non-sense e fantástico!

Até a próxima!

– Matt –

 

34 comentários

  1. O jogo ao todo é muito criativo, um ambiente urbano, as armas, os ataques. O boss final foge muito ao padrão de vilão dos RPGs, agora entendo o por que de alguns acherem pertubadora a luta =X. Mas o que mais me impressionou foi a forma de vencer o boss, o comando Pray era um dos mais inúteis do jogo, mas no final ver Gyigas morrer pela oração do player foi legal =P
    Eu vi no EarthBound Brasil que a Nintendo fez uma campanha maciça época, porém foi literalmente porca, associando o jogo ao fedor… Ideia de estagiário provavelmente, tanto que se você procurar no site da Nintendo não há qualquer referencia ao jogo, que é tratado como um trauma da empresa até hoje –”
    É triste ver que o jogo entrou pro time do Terranigma, um excelente jogo porém esquecido =/

  2. A proposito, todos os efeitos negativos fora Brainshock não funcionam, mas você pode jogar uma cobra em Gyigas e ela vai pegar poison rsrs

    1. LOL… essa é boa… eu sempre jogava fora esses itens de usar na batalha… EarthBound apronta coisas que nenhum outro jogo tem

  3. Haaaaa!! Aproveitei pra acompanhar essa última épica parte e terminei o game aqui tambem😀

    muito show… espero um dia jogar o Mother 1 e 3.

    Parabens Matt, ótimo detonado

      1. Mother 3 vale muito a pena, joguei até o final, e posso garantir que é muito empolgante.

        Só que eu achei ele bem mais longo que o Earthbound.

  4. Nossa, excelente trabalho! Parabéns mesmo.

    Lembro perfeitamente desse trecho final e da luta contra o Giygas… Demorei muito pra descobrir que para matá-lo era preciso usar o “Pray” (Habilidade que eu praticamente não usei durante o jogo).

    1. Valeu Alexandre! Realmente demora bastante pra sacar essa do “Pray”, mais uma loucura desse nada-convencional game.

  5. Rapaz, usei seu detonado pra zerar o game hoje!Demorei 2 meses e tirei este fim de semana livre pra zerá-lo!
    Realmente, Giygas é um Boss fora do comum!
    E a forma de derrotá-lo também!
    Pretendo jogar mother 3, alias, vou baixá-lo em breve

  6. Parabéns pelo detonado muito bom!

    Eu zerei recentemente Mother/EarthBound Zero e recomendo também vocês jogarem,mas o que eu mais recomendo é o Mother 3/EarthBound 2,esse sim com certeza é um dos melhores games da minha vida!

    O Enredo e trilha sonora é fora do comum para os padrões do GBA,é simplesmente perfeito! E o jogo é bem sinistro e perturbador também, como essa batalha contra Giygas do EarthBound.Se não tivessem tirado uma batalha do Mother 3,que é Sinistrona!(procurem no youtube depois, se quiserem é claro) eu acho que seria mais épico ainda,o jogo é perfeito!Simplesmente obrigatório para quem jogou EarthBound e também para qualquer gamer de verdade!

    Shigesato Itoi é um gênio,pena que esse jogo não foi tão reconhecido como merece,mas os fãs não o deixam morrer.

    Espero que leiam meu comentário!

    Valeu.

    1. Concordo! Todos os três jogos são muito bons. Earthbound é um dos jogos mais originais de todos, que faz graça dos clichês de RPG, é divertido e envolvente! O primeiro é o mais fraquinho dos três, na minha opinião, principalmente pelas limitações do NES na época. Mas também é um jogo bom, sim.

      Porém, mesmo amando Earthbound, Mother 3 é meu preferido.
      Eu sou meio (bem) suspeita para falar, porque acho que sou a maior ‘fangirl’ desse jogo aqui no Brasil (onde ele é dolorosamente desconhecido), mas enfim…

      Olha, eu sou uma pessoa que já jogou muitos jogos na vida, especialmente RPGs. E eu posso dizer com certeza que entre tantos jogos que eu já completei, o que eu mais amei, me apeguei e gostei foi Mother 3. O que é meio irônico, porque eu não gosto muito dos jogos de GBA, hehe.

      Eu admito que não é um jogo que agrada todo mundo, justamente por ser meio estranho. Já vi gente comentando que achou bizarro, não conseguiu entrar no ‘feeling’ do jogo (como alguém não consegue se emocionar junto com os personagens eu não entendo, mas deixa pra lá).
      Mas comigo (e muitos outros, aliás) foi diferente.

      A história desse jogo conseguiu me envolver como nenhuma outra. Ao mesmo tempo que mantém a bizarrice e a comédia que é típica da serie, também tem um enredo mais bonito que os outros. Itoi levou muitos anos para pensar exatamente no enredo e nos personagens. Ele escreveu esse jogo como se escreve uma peça de teatro. E eu admito, esse foi o único jogo que me fez chorar. No final, eu tava chorando pra caralho, e quem jogou entende o porque!

      Os personagens são muito bons, também. Tenho um carinho especial com Lucas. Ele é um menino bem comum e fácil de se identificar: no começo, quando não era um personagem jogável, ele era tímido, gentil e um pouco chorão, mas após todos os (traumáticos) eventos em sua vida, ele cresceu, e se tornou um menino mais auto-confiante, forte, mas sem perder seu jeito gentil inicial. Sei que falando assim, parece meio clichê, mas é bem legal. E o ponto mais alto na construção do Lucas é que ele não é nem um pouco emo! Ainda bem! E ele tinha motivos de sobra pra ser um eminho revoltado com a vida, mas ou invés de ficar dando chilique ou se tornar um anti-social, ele amadurece e aprende com isso.
      (((Ah, e já que entrei nessa questão, queria só deixar registrado que aquele viadinho loiro paga pau do Ness em SSBBrawl NÃO É o Lucas, é uma versão deturpada dele. O original não é aquele covarde.)))

      A trilha sonora também é ótima, tenho ela inteira salva aqui. Trilhas bem compostas, agradáveis de se ouvir e que combinam com o momento. Sunflowers and Illusions vai sempre me emocionar, e o Love Theme… ahh, o Love theme….

      Enfim, me empolguei demais, já digitei o triplo do que eu esperava e já desviei do assunto do post, então vou parando por aqui. Só digo que Mother 3 é um espetáculo, assim como os outros dois. Recomendo a qualquer um!

  7. adorei earthbound, achei não muito machista (pq a maioria dos jogos é a menina que tem os poderes de cura) achei muito bonito a parte em que precisa rezar para matar giygas (todos no mundo rezando O.o) e giygas parece uma televisão: ele aparece como uma fumaça vermelha num fundo preto e conforme a gente vai batendo nele, ele vai ficando…não dá nem para entender que é ele mesmo, parece que está perdendo o sinal ou sei lá. estou tentando passar tudo de novo, mas desta vez não vou deixar o pessoal morrer.
    e mother 3 é legal mesmo? tem uma placa em fourside que diz alguma coisa sobre earthbound2: só pessoal autorizado pode entrar

  8. Cara gostei pra caramba do jogo muito legal seu detonado tbm, eu comecei jogar a 1 ano atraz mais nunca entendia nada graças ao seu detonado o jogo fico muito mais engraçado!!!

    \o/

  9. gente eu fechei mas queria entrar naquela parte de fourside q tem uma placa q so pessoal autorizado pode entrar como sera la ?

  10. sabiam que a Devil’sMachine e o útero da mãe do Giygas?Ness e seus amigos cometem um aborto para ele não invadir a terra

  11. De acordo com Mother 1/ Earthbound Zero, 2 pessoas foram abidusidas da terra e teve um bebê para cuidar no planeta e sabe qual o nome do bebê? GIYGAS.
    Ninten (o Ness de earthbound zero) é o bisneto de giygas.

  12. Tive a oportunidade de comprar o jogo recentemente no e-shop do Wii U, uma aventura incrível! Tive de esperar quase 20 anos para colocar as mãos em um jogo que não era de minha geração, mas fico feliz em ter conseguido. E mesmo com a experiência nas costas, ainda precisei de uma ajudinha básica do detonado para passar por tudo kkkk Cara, você fez um trabalho impecável, meus parabéns!😀

  13. A parte mais fodastíca foi quando eu derrotei o StarMen DX…esse cara tinha escudo muito bom !só consegui derrota-lo por cagada… ( A Sword of Kings do Poo). é por causa desse e outros motivos que Earthbound,sempre será um classíco dos RPG’s! (P.S : Sim,eu sou o Mestre duvidoso dos comentários antigos.)

  14. cara,mto legal o jogo tinha esse jogo no super nes mais nem liguei o earthbound só agora que vim descobrir no emulador de snes que e super acabei de zerar ele JOGO É HIPER MEGA SUPER LEGAL sistema de batalha bem diferente de de que ja vi bem moderno(eu pensava que rpg é só espada,magos,cavaleiros,reis,ladroes,piratas,esqueletos -_- com exceçao Chrono Trigger,Pokemon e bla bla blaja que passei meu tempo jogando FF5)e quero agradecer ao Matt que fez esse incrível detonado muito raro encontrar detonado do earthbound e agora posso classifica lo como um dos melhores jogos de rpg’s do MUNDO e grande detonado e vou estar seguindo todos os detonados da Old Games FTW muito viciante vou jogar de novo pois a cada batalha a cada nivel que seus personagens ness sera agora meu lutador favorito do do super smash bros e espero que continuem com grandes detonado

  15. Jogo maravilhoso, fiquei muito feliz jogando, tive momentos de raiva e de alegria, recomendo para todos, eu e aposto que mais várias pessoas estão esperando o Mother 3 e o 1, estamos esperando ansiosos.

  16. Putz me ajudou bastante mas agr não consigo passar do giygas meus personagens tão nível 81,65 por ae e meu pp sempre acaba e pra voltar pra nave tem muitos inimigos

  17. me ajudou bastante mas agr não consigo passar do giygas meu pp acaba e todo mundo morre meus níveis tão de 80 e 65 entre 70 e pra voltar pra nave tem muitos inimigos .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s