Clássicos até o Fim: Alundra [19]

É hora de encara a dungeon do moinho, mais conhecida como Underground Waterway. Siga para lá e encontrará Meia na porta do lugar e deseja boa sorte à Alundra.

Entrando pela passagem na parede, suba e use o Spring Bean no pote no chão. Siga subindo e, quando ver os troncos descendo na água, saia saltando neles até alcançar a plataforma à direita com um Life Vessel (34). Depois, espere passar mais dois troncos e pule neles. Você terá que intercalar entre os dois para passar pelos espinhos, se cair na água, nade até um rodamoinho para retornar lá no início e refaça todo o caminho. Se conseguir, salte na plataforma à direia e acione a alavanca na parede.

Ela vai formar uma escada na queda d’água, suba por ela e entre na passagem do alto. Ali, suba e pegue uma Herb no baú. Volte à sala anterior e pile nas plataformas até um tronco passar, salte nele e pule na plataforma do alto para pegar outra Herb. Caia na água e desça, entrando do lado esquerdo na primeira bifurcação e do lado direito na segunda. No corredor central, desça devagar e espere a plataforma flutuante passar para pular nela e dela pra saída ao sul dessa sala.

meio complicado navegar nesses tronquinhos, mas vale a tentativa de pegar os Herbs aqui

Descendo pelas cachoeiras, encontrará um novo tipo de inimigo que se disfarça de pedra. Mate todos e siga nadando pela direita. Suba no chão firme (note o baú no lugar mais alto ali, ainda é impossível coletá-lo), dê a volta por baixo e pise no botão visto logo acima, que abrirá a grade ao lado. Entre por ela e escale até o alto da tela. Aqui são encontrados mais inimigos novos, os Nirude Followers, ou seguidores de Nirude. Atente-se para uma coisa: não quebre nenhuma caixa dessa sala, pois algumas serão usadas para conseguir alcançar as partes mais altas. Use os troncos entre os lados para poder alcançar as plataformas.

No alto, entre na passagem escondida atrás da cachoeira. Lá dentro há uma Wonder Essence no baú, dá pra pegar o baú nadando atrás dele. Saia e siga pela entrada à direita. Ali, um grupo de inimigos vai te cercar, mate todos e destrua a máquina. Note que a água das laterais vai cessar. Pule no buraco onde ainda corre água, logo atrás do maquinário. Você vai cair em cima daquele baú antes inatingível, contendo um Gilded Falcon em seu interior. Salte para o sul, dê a volta pela esquerda e suba até a área mais alta, acima dos monstros que viram pedra.

mais um Gilded Falcon pro bolso

Continue subindo (passe pela direita da tela com a plataforma flutuante), suba a escada aquática e entre na porta ao norte. Lembram-se dessa tela cheia de bolas de espinhos? Pois agora ela está vazia! Siga ao norte, desviando das bolas espinhudas e continue o caminho ao norte. Sairemos então na parte baixa de Nirude’s Lair, a próxima dungeon a ser desbravada. Siga à direita e, na parte alta, encoste na pedra para que ela caia sobre a outra e as duas sejam destruídas. Caso ainda não tenha destruído as três cabeças, as portas nos pés da estátua estarão fechadas. A localização delas é simples: uma à nordeste, outra logo abaixo de onde estamos e outra à noroeste, logo acima, ao lado da Torla Mountain. Destruídas as três, entre na portinha do pé esquerdo da estátua e vamos enfrentar Nirude’s Lair!!

Nirude’s Lair

Assim que entrar, dois seguidores de Nirude vão lhe “saudar”, siga diretamente para direita, pegando uma Herb no baú. Volte e empurre a estátua do meio para direita, entrando na passagem aberta. Suba as escadas e mais um monstrinho vai armar uma armadilha para Alundra: mate todos os inimigos que aparecerem e destrua (ou desvie) da estátua que vai cair. Suba pelo que restou dela e vamo que vamo pro segundo andar.

acostume-se a empurrar estátuas, é o que mais vai ser feito nessa dungeon...

Ali, pegue o barril e pule na plataforma móvel, desviando das bolas de espinhos. Jogue o barril na plataforma do alto, volte e pegue o outro. Siga saltando e use-o para subir na plataforma, pegue o primeiro barril e jogue à direita para poder alcançar a saída. Na próxima sala, um bando de inimigos vai tentar armar outra armadilha. Um deles vai ativar uma alavanca, fazendo aparecer inimigos sem fim. Não importa quantos mate, eles sempre vão ressurgir. A saída disso consiste em matar apenas um deles e voltar na tela anterior. Retorne e o espertão do inimigo, dessa vez, vai acionar a outra alavanca, criando uma escada. Siga por ela e note um portão trancado logo abaixo. Por enquanto, siga apenas para direita.

como ficarão os barris e a armadilha do inimigo falhando hehehe

Na próxima sala, pise no botão e verá um barril cair nos espinhos. Note a plataforma móvel, seu objetivo é pisar no botão para fazer um barril cair sobre ela. Depois, pule nela e use o barril para alcançar a saída logo abaixo. A sala agora é repleta de estátuas móveis, mas, se mover uma fora da ordem, as outras não poderão ser movidas mais. Por conta disso, fiz um esquema para facilitar:

Mova na seguinte ordem: estátua 1 para esquerda, 2 pra direita, 3 pra direita, 4 pra esquerda e a última para direita. Feito isso, pise no último botão e siga para saída recém aberta. Aqui, pegue os dois baús (uma Herb e uma chave) e siga para saída à esquerda. Empurre a última estátua pra direita e entre na porta. Ali dentro, jogue o barril próximo da elevação, pise no botão e suba rapidamente, antes da porta se fechar. Pegue um Gilded Falcon ali dentro e retorne até a sala do portão trancado, lembram-se? Para facilitar, na sala onde pegamos a chave, siga para saída abaixo. Ali sairemos no outro pé da estátua; desça, passe pelo portal megalith (se quiser, salve ali) e continue à esquerda, até a outra entrada, no outro pé; faça o caminho normal até a sala do portão e entre por ele.

Estamos na parte externa denovo, suba mas, ao invés de entrar na porta, siga para esquerda e pegue mais dois baús com 30 Gilders cada. Agora sim, retorne (cuidado pra não cair e ter que fazer todo o caminho denovo) e entre pela portinha. Mais um inimigo vai ativar uma armadilha, dessa vez com uma estátua que solta uma bola de fogo, percorrendo todo o trajeto.

Primeiramente, recupere sua energia e salve seu progresso. Agora, empurre a estátua da direita para esquerda e suba na escada, tomando cuidado com as bolas de fogo que circulam o local. Siga até a segunda escada, mas não suba; caia e, do pilar encostado na parede, salte pra estátua da esquerda e suba. Acione a alavanca e volte. Siga dessa vez subindo pela segunda escada, dê a volta na cabeça que solta os foguinhos e suba.

essa escalada requer uma paciência enorme

Na sala acima, observe os pilares em torno do buraco: um deles, mais precisamente no meio, pode ser empurrado pra baixo. Empurre-o e caia no buraco. Ao cair, empurre a estátua para revelar uma passagem. Entre ali e empurre as duas estátuas para um dos lados, ou esquerda ou direita. Leia a placa no centro (guarde a sequência) pise no botão restante e saia por um dos lados (tanto faz o lado). Na próxima sala, é hora de empregar o que foi lido na placa. Caso não tenha anotado, aí vai: esquerda, direita, esquerda, esquerda, direita e direita. Assim que terminar, a máquina será acionada. Agora retorne até a sala dos pilares em volta do buraco e siga pela saída à esquerda.

Na sala cheia de espinhos, pule na plataforma flutuante e siga para direita. Para pegar o baú, seja rápido, ative a alavanca, pule na plataforma e dela pro chão logo acima. Acione novamente, pule na plataforma, pegue o item e volte na plataforma antes que ela volta. Entre na segunda porta dessa sala (à direita), passe pela cabeça de pedra e desça. Alguns inimigos vão atacar, mate todos, pegue a chave no baú e suba. Na sala acima, a cabeça de pedra será ativada e começará a atacar cuspindo bolas de espinho e de fogo. Será preciso destruí-la pra poder prosseguir, portanto, reserve algumas Herbs caso perca muito HP. A Fire Wand aqui é bastante útil, pois ao cair na estátua, o fogo da Fire Wand continua a acertá-la por mais duas ou três vezes. Destruída, siga até a sala com os espinhos e plataformas flutuantes.

seja rápido pra pegar o baú ali

Chegando ali, siga para a outra porta, do lado esquerdo. Desça tomando cuidado com as bolas de espinhos e empurre a estátua para liberar a saída. Lá embaixo, um Nirude Follower vai tentar te fechar ali, mas como tens a chave, siga para baixo normalmente. Quando chegar na parte de baixo da tela, o mesmo safado vai te fechar denovo! Mais abaixo, existem quatro trilhos com dispositivos sobre eles. Da direita pra esquerda, empurre todos para baixo e um estrondo vai ocorrer, fazendo desabar bolas enormes de pedra sobre o portão. Saia dali e siga diretamente para o save point.

Da sala do save point, siga para o sul e saia do local. Assim que sair, as bolas de pedra que estavam à esquerda vão desabar, Alundra automaticamente vai se esconder logo atrás de uma pilastra. Depois do desabamento, siga para esquerda, salte sobre a mão da estátua gigante e pegue o Book of Earth no baú mais à esquerda. Volte, suba mais um pouco e entre na porta que surgir. Assim que entrar, mais um inimigo vai ativar a armadilha e várias cabeças de pedra vão cair. Você não precisa destruí-las, apenas desvie do fogo e siga para direita.

No labirinto, empurre a estátua abaixo, a outra acima e tire a próxima do seu caminho, caindo no buraco em seguida. Lá embaixo, mais uma armadilha: 7 cabeças de pedra vão cair e te atacar, com destaque pra cabeça central que vai atacar com um raio quase mortal (na verdade, ele tira cerca de 10 pontos de energia!). As cabeças pecisam ser destruídas em uma certa ordem, a qual não é difícil de descobrir. Se uma não está recebendo dano, rapidamente siga pra outra e assim sucessivamente. Use Herbs e corte a grama local para procurar por HP. Após destruir todas (a última é a do centro), um baú vai cair contendo uma chave. Pegue-a e suba na plataforma que vai surgir.

a luta contra as cabeças não é fácil

Na sala acima, siga para esquerda, evite as estátuas e desça. Acima, existe uma porta trancada no “ombro” da estátua, siga por ela e use a chave para entrar. Lá dentro, outra armadilha: seja rápido, siga ao norte, dê a volta pela esquerda, salte na plataforma que está descendo e pule na parte alta, seguindo diretamente para o botão que libera a grade. Na sala seguinte, empurre as estátuas conforme a imagem para liberar um botão. Pise nele e suba as escadas. Lá em cima, atravesse a ponte e mate os inimigos. No alto, cheque a estátua e dois baús vão cair: um com o Life Vessel (35) e outro, mais abaixo, com uma Herb. Pegue-os e siga para o sul, nas escadas.

olha o botãozinho escondido ali

Chegamos até o final da dungeon, onde encontramos Nirude, que não gostou nem um pouco de ser invadido em sua fortaleza. Ele diz que acredita que Alundra não é seu inimigo, mas, mesmo assim, propõe um desafio para provarmos à ele a que viemos! O desafio consistem em correr em direção ao sul em uma espécie de ponte rolante, enquanto Nirude está do outro lado, sugando tudo que vier. Desvie das pedras para que elas acertem Nirude, em pouco tempo o desafio terminará.

Nirude reconhece Alundra como Releaser, e revela que ele também é um dos sete guardiões. Ele entende os propósitos de Alundra e, enquanto falava, é interrompido por um demônio chamado Zorgia. Segundo Nirude comenta, Zorgia é um traidor que partiu pro lado de Melzas. Após uma breve conversa e troca de acusações entre os dois, Zorgia ataca Nirude com seu poder, quase destruindo-o. Zorgia ainda ameaça destruir Alundra, mas é impedido pelo povo Miming que chega até a cena. Ele parte prometendo que vai retornar para acabar com Alundra.

Os Nirude Followers tentam atacar Alundra, mas Nirude diz que não foi ele o culpado pelo seu ferimento e sim, o único capaz de salvar o mundo. Nirude se vai, mas antes deixa dois itens para Alundra: a Topaz Crest e a Aqua Cape. O povo de Nirude pede desculpas por atacar Alundra e oferece 50 Gilder como perdão. E assim termina a dungeon de Nirude, a próxima parada: Inoa Village.

Até semana que vem!

Anúncios

2 comentários

  1. Sim max, mas é preciso configurar o emulador (o plugin de vídeo) de forma que as screenshots saiam corretas. O plugin errado (leia-se: sua máquina não suporta) faz com que as imagens fiquem pretas.

    Fora isso, é simples. F8 tira screenshots no ePSXE.