Detonado de Bolso – Final Fantasy VII (PSX/PC) – Parte 13: Guerra Submersa

No capítulo anterior encontramos Cloud que estava hospitalizado na cidade de Mideel devido a seu choque com uma imensa carga de Lifestream na cratera. Cid assumiu a liderança e formou um grupo para começar a caça as Huge Materias, elementos de alto poder que a Shinra deseja usar para colocar em um foguete e destruir o Meteoro. Conseguimos duas delas, uma em um trem em Corel e outra com os cidadãos de Fort Condor, além de termos salvado as respectivas cidades. Cloud finalmente voltou a si e com a ajuda de Tifa encontrou respostas sobre quem ele realmente é e descobrimos que o soldado que protagonizou a história há 5 anos atrás em Nibelheim era Zack, mas Cloud estava ali junto e derrotou Sephiroth.

Primeiro antes de mais tudo vamos voltar a Mideel. O lugar está todo detonado, como era de se esperar, mas temos um bom presente para conseguir. Certifique-se que você tenha pelo menos um Mimett Greens, aquele alimento de Chocobo. Se não tiver passe na Chocobo Farm antes e compre.

  • Caso passe na Chocobo Farm, tem uma Materia Chocobo Lure logo na entrada, encostada a cerca do lado de fora.
  • Em Mideel com a Mimett Greens, suba na parte a esquerda e fale com o Chocobo. Dê os Greens para ele e após isso você poderá interagir com o bicho. Escolha a opção “Tickle behind its ear” e após isso você ganhará a rara Materia Contain, a única que tem no game.

Chocobo tem orelhas? o_0

Agora que tal um passeio turístico para o início do jogo? Cê deve estar pensando “não, o cara tá de brincadeira né, por acaso acha que vou voltar lá pra Midgar, praqueles lugarejos do começo do game?” – Sim, é o que nós vamos fazer.

“M-m-mas tem alguma coisa realmente útil a se fazer lá?” – Tem…

“Mas a porta de Midgar está fechada” – CALMA, JÁ EXPLICO! >_<

Vamos para a Bone Village, lembra? Onde contratamos escavadores para buscar a Lunar Harp na parte 9 do detonado? Então…

  • Fale com o carinha e escolha “Normal Treasure”.

Sem precisar pagar 1 só centavo, é bem ali onde o carinha tá cavando

Abra a caixa de tesouros e você receberá a Key to Sector 5.

Agora vamos para Midgar. Eu sei que você vai chorar de emoção com o deja vu do ambiente mas não viemos aqui só pra recordar o local onde tudo começou.

  • Primeiramente vamos a Igreja. Lá você verá alguém bastante conhecido.

A-A-A-AERIS?!?

Infelizmente a imagem de Aeris ali colhendo flores é apenas uma ilusão, da cabeça de Cloud talvez. Se aproximando a imagem desaparecerá, mas valeu a curiosidade.

  • Passando o Save Point, ponha Tifa e Cid no seu grupo.
  • Agora vamos ao Wall Market, lembra? Aquele lugar onde Cloud precisou se vestir de mulher.
  • Entre naquela cabana com uma placa escrita “ITEM” em cima. Entre e analise a máquina.

É o capitão Cid salvando mais uma vez nossas vidas

Após Cid consertar você ganha a Premium Heart, a arma definitiva de Tifa. Apenas se lembre que estas armas definitivas (as tais Ultimate Weapon) costumam dar 99 pontos de ataque e tem o máximo de slots para inserir Materias combinadas, mas estas Materias não evoluem com AP.

  • Caso queira, na loja de armas do Wall Market o cara que te vendeu as baterias da outra vez está vendendo um acessório pelo olho da cara (129.000 Gil). Este acessório facilita muito na hora de roubar um adversário (Steal). Mas porra, é caro viu.

Era isso que tínhamos para se fazer aqui em Midgar. Pelo menos por enquanto.

Agora vamos para Nibelheim com Tifa para terminarmos a história de 5 anos atrás.

  • Vá para a casa de Tifa e toque o piano, no andar de cima.
  • Toque a seguinte canção: X, quadrado, triângulo, L1+triângulo, L1+quadrado – pequena pausa – X, quadrado, triângulo, L1+X, bola, X, quadrado, X.
  • Executando a canção com sucesso, aperte Start.

Uma carta sairá do piano.

Ela conta que após tentar salvar Tifa naquele episódio, soldados da Shinra chegaram sob ordens do cientista Hojo para caçar cada pessoa que sobreviveu ao incêndio da cidade para virarem experimentos. A pessoa que escreveu a carta ainda conta que carregou Tifa nas costas para fugir, tentou usar vários Cure e trilhou em direção a Midgar atrás de um médico. Voltando a cidade de Nibelheim viu a cidade inteira mas com as pessoas trajando capas pretas.

A carta foi assinada por Zangan, o mestre de Tifa, e junto com ela está o item Final Heaven, o maravilhoso Limit 4 dela.

Agora leia outra carta que está sobre a escrivaninha, ali do quarto. A carta é um relatório da Shinra para o professor Hojo que revela que aquelas pessoas trajando capas pretas eram clones daqueles cidadãos que morreram no incêndio, mas que acabaram entrando em poder de Sephiroth para a tal Reunion e que nenhuma delas sabia que a cidade havia sido restaurada exatamente como era.

Agora vamos para a Mansão. Desça lá as escadas até chegar na biblioteca. Lá, Cloud começará a ter lembranças. Uma cena ali na biblioteca começa a surgir dele e Zack, cada um preso em uma câmara. Zack consegue escapar, ataca o funcionário da Shinra que iria alimentá-los e retira Cloud.

Zack recupera sua espada e ajuda Cloud que estava na outra câmara

Zack carrega Cloud para fora de Nibelheim, dá uma de suas roupas para ele e os dois conseguem uma carona na carroceria de uma camionete. O veículo parece ir para Midgar, onde Zack faz seus planos do que fazer da vida chegando lá.

 Zack chega a conclusão que quer ser mercenário, lutar por dinheiro. Vai ver foi daí que Cloud acabou se tornando. Tudo vai muito bem, até que a viagem acaba e Zack desce, ainda carregando Cloud, e segue por estrada de terra. Os dois são abordados por soldados da Shinra onde Zack é cruelmente metralhado até a morte.

Zack morreu na praia

Os soldados avistam Cloud e questionam o que fazer com ele. Como Cloud está em um estado que nem consegue se levantar, eles decidem deixá-lo para trás. Assim que vão embora Cloud junta suas forças para se arrastar até onde está o cadaver de Zack, empunha sua espada e se entristece em baixo de uma suave chuva que cai, com vista para a enorme cidade de Midgar.

Esta história você pode acompanhar melhor na animação Last Order que vêm como bônus no DVD do famoso filme Advent Children, vale muito a pena pela ótima produção.

Vamos enrolar mais um pouquinho. Agora que temos acesso ao World Map (mapa mundi) do jogo vamos aproveitar e pegar algumas Enemy Skills.

Primeiro vamos para a ilha mais ao nordeste que o mapa mostra. Abra o menu e leia no canto o local, se for a “Goblin Island” fechou. Vá para a ilha de baixo (que pertence ao mesmo arquipélago) e circule pela região florestada até aparecer uma luta com os tais Goblins.

Duas amostras dos enfeites de jardim

Eles usam volta e meia a técnica Goblin Punch para adaptar a sua E.S.. Assim, provavelmente você NUNCA precisará usar esse golpe no jogo inteiro pois é bem fraco. Sua vantagem é que é a única E.S. que não gasta MP.

Agora vamos conseguir uma E.S. de um jeito um tanto inusitado. Você vai precisar de alguns Greens para Chocobo (os Mimetts são melhores), da E.S. L4 Suicide, conseguido na quarta parte do detonado e de uma Materia Chocobo Lure.

Com tudo isso em mãos/equipado vamos para o continente de Mideel. Circule pelas áreas com patas de Chocobo para entrar em uma batalha com a ave junto. Deixe na luta só um inimigo e o Chocobo, depois use o L4 Suicide (distraia bastante o bicho com os Greens). Se deu tudo certo o Chocobo se enfurecerá e atacará seu grupo com a técnica Chocobuckle, assimilando a Enemy Skill.

Madeeeiraa!

Obs.: Segundo alguns guias, essa técnica ganha força cada vez que você foge de uma batalha.

Enfim, acabou a folga, vamos continuar o jogo. Vá para Junon.

Siga pelo elevador para ir até a parte urbana da cidade (aquela onde teve o desfile). Andando um pouco Cloud sentirá falta de algo.

Você quis dizer "Cadê aquele puta canhão que tava aqui?"

Chegando na próxima tela (onde tem um soldado apitando e outros treinando), desça. Os soldados ficarão com medo de você e fugirão. Entre na porta. No elevador, dois soldadinhos de merda encararão a briga. Sei lá, tanta coisa pra fazer enquanto segura o botão bola nessa luta… olhe pro céu, admire as estrelas, lembre daquela gostosa que você viu no restaurante outro dia, enfim.

Chegando no andar de baixo, mais “luta”. Desça para e entre na porta, agora destrancada. Na próxima tela tem um Save Point. Descendo o elevador na próxima tela, na parte mais baixa vamos parar numa tela bonita, que chega a lembrar o game Ecco the Dolphin.

Aqui tem algo imprescindível a se fazer caso queira enfrentar o temido Emerald Weapon (ou queira ter todas as Materias do jogo) mais tarde. Equipe sua Materia Morph e procure por um inimigo que é uma caveira num barco. Ataque-o algumas vezes e quando ele estiver perto de morrer (use Sense para saber), use Morph até conseguir transformá-lo no item Guide Book. Mais tarde saberemos para que serve tal item.

Siga em frente, entre na espécie de castelo e use o elevador. No próximo andar, siga pelo corredor e na próxima tela salve o jogo (vem chefe ae!). Atravessando esse corredor, chegaremos a um local que vai despertar um dejavu dos antigos reatores lá de Midgar. Mate os guardinhas sem algum problema e na próxima tela veremos a Huge Materia sendo retirada para ir para um submarino da Shinra.

Viu, ficamos de gracinha pegando Enemy Skill e etc e acabamos nos atrasando😐

Obs: a legenda da imagem acima é brincadeira, ok? Mesmo se tivéssemos vindo para cá direto isso iria acontecer.

Antes de partir vamos nos equipar. O de sempre; Restore, Barrier, Enemy Skill com White Wind e Big Guard, Revive, etc. Dê preferência para Bolt e demais Materias com efeito de Lightning, vão ser muito úteis. Se tiver uma All sobrando, combine com Bolt (sim, é mais de um) e não esquema o bom e velho Ramuh. Siga em frente e veremos Reno, dos Turks, em frente a operação Huge Materia no submarino.

Realmente, Reno não vai lutar. Em seu lugar lutará uma bugiganga bizarra. Contra ele utilize muitas magias que causam efeito por trovão, mas antes garanta sua Barrier (se tiver MBarrier ou Wall, melhor) e se possível use Regen. Daí parta para a ignorância; Bolt3, Ramuh, Neo Bahamut…

Dê preferência para as malditas garras laterais. Se ele ficar com uma, usará ela para segurar alguém e ficar atacando só ele

Ao final você vai ganhar um God’s Hand, arma para Tifa.

Agora a correria não vai adiantar nada. Vá para a esquerda e pegue um Battle Trumpet no baú. Na próxima tela (perto do submarino da Shinra) tem um Scimitar e mais adiante um Leviathan Scales. Entre no submarino enfrentando geral para roubarmos.

Os caras se cagam com a presença de Cloud

Salve o game. Na cabine teremos a inusitada presença dos caras que estavam com Cloud para a marchinha de recepção do Rufus em Junon, lembra? Parte 5 do detonado. Você pode derrotá-los ou mantê-los de refém. Agora a galera toda está mais perdida que cego em tiroteio; ninguém (nem mesmo os reféns da Shinra) sabem como pilotar o submarino. Cloud terá de se virar mas você vai ajudar ele com a nossa ajuda (uma mão lava a outra…).

Os controles do submarino são semelhantes a da Highwind; cima e baixo controla ele verticalmente, frente e trás rotacionam mas os botões de comando é que mudam: Triângulo acelera, X desacelera e quadrado manda torpedo. Comece então a caça ao submarino com a Huge Materia!

As instruções são bem claras:

  • Há minas pelo fundo do mar
  • Deixe o inimigo sempre a sua frente
  • Foque no submarino vermelho

E você tem 10 minutos para conseguir a Materia.

Vá atrás do submarino vermelho e manda bala!

Não ligue muito para os submarinos amarelos, apenas desvie de seus torpedos. Avistando o vermelho, mantenha ele em mira vermelha e dá-lhe quadrado.

Após o sucesso da missão você ganhará mais um veículo para o jogo: o submarino!

Pelo rádio, você ouvirá que a Shinra está transportando a próxima Huge Materia para o aeroporto de Junon. Automaticamente Cloud controla o veículo até o porto da cidade. Após chegar em terra, salve o jogo e…

Continuamos na próxima parte, em busca da última Huge Materia!

6 comentários

  1. (Depois de descer o elevador em direção a parte do submarino)
    como tirar o cachorro ou entrar na porta que tem o cachorro na 3ºida a junon logo antes de pegar o submarino.