Duplatonado – Darkwing Duck (NES) – Parte 1

“Eu sou o terror que voa na noite! Eu sou o flagelo alado que bica seus pesadelos! Eu sou…

Darkwing Duck? Pato da Asa Escura? Parece uma mistura de Batman com marreco, usando sobretudo e chapéu de pescador. E é isso mesmo, um pato justiceiro que se chama Drake Mallard, e quando o dever chama, se transforma em Darkwing Duck para combater o crime nas ruas.

A série de desenhos foi criada nos anos 90 pela Disney (no tempo bom) e rendeu 91 episódios, passou no Brasil de 1991 a 1994, no Xou da Xuxa, TV Colosso e outros programas que ocupavam esse horário da manhã. O desenho satirizave totalmene o Batman com inimigos batizados no Brasil de Patoringa, Tuskemini (o Pinguim?) e o famoso galinha de ferro, conhecido por aqui como Bico de Aço.

Com o sucesso da série, a Disney contratou a já parceira Capcom para desenvolver um game, que por conveniência ou pura preguiça, fez usando a plataforma do Megaman 5, e quem joga Darkwing Duck tem a sensação que está jogando na verdade um clone de Megaman.

Só para constar, o dublador do Darkwing Duck no Brasil foi o Nelson Machado, conhecido por fazer a voz do Kiko de Chaves.

Começa agora então, o…

Antes da ação começar, vamos mostrar quem são os protagonistas e vilões dessa história, também conhecer as habilidades e itens do nosso herói. Continua apõs o break.

1) Personagens

Drake Mallard / Darkwing Duck

O personagem principal e o nosso herói. Drake é uma pato normal durante o dia, mas à noite, veste sua capa, máscar e chapéu e sai às ruas para combater o crime.

Gosalyn Mallard

A filha adotiva de Drake, ela aparece em algumas fases de bonus, ajudando Darkwing

Launchpad McQuack (Capitão Boeing)

O clássico braço direito dos heróis patos da disney, acompanha Tio Patinhas em Ducktales e agora serve de piloto para Darkwing.

J. Gander Hooter

O líder da organização secreta chamada S.H.U.S.H. A organização é tão secreta que até o significado da sigla é desconhecido. Hooter é quem dá as missões para o pato justiceiro.

__

2) Inimigos

Quacker Jack (Patoringa)

Patoringa é um ex-fabricane de brinquedos que ficou maluco e anda com uma marionete “Banana Brain” criando brinquedos para aterrorizar a população.

Wolfduck

Wolfduck não existe no desenho, foi criado para o game, não me pergunte porque.

Liquidator

Bud Flood era um vendedor de água aparentemente normal, ele começou a contaminar a água dos seus concorrentes para ser o único fornecedor de água pura da cidade, um dia foi confrontado por Darkwing Duck e caiu em sua água contaminada, transformando-se no Liquidator… história conhecida?

Bushroot (Pato Planta)

Dr. Reginald Bushroot era um cientista comum até ser contaminado por um de seus experimentos, virou um pato-planta, foi rejeitado pela sociedade e sua família e resolveu dominar o mundo.

Megavolt

O principal rival de Darkwing Duck, sempre aprontando para dominar a cidade usano seus poderes elétricos.

Moliarty

Professor Moliarty lidera uma organização subterrânea de toupeiras e está sempre tramando para tomar a superfície.

Steelbeak (Bico de Aço)

O líder da organização criminosa rival, está sempre bolando “planos infalíveis” e liberando vilões para cuidar do trabalho sujo pra ele.

__

3) Controles e Itens

Como todo esquema Megaman, Darkwing atira (3 PEWS de cada vez), salta e pode atirar saltando… mas o pato tem mais truques do que o Blue Bomber. Darkwing pode defender-se (direcional para cima) e pode saltar defendendo, pode se pendurar em plataformas e também saltar para baixo delas (baixo + salto). Darkwing  tem 4 hit points, ou seja, 4 golpes custam uma vida.

Darkwing ainda pode trocar de armas. Ao catar um item como o da foto acima, com um raio, você pode equipar a Thunder Gun (aparecem as letras TG abaixo do coração medidor de vida), arma que atira dois raios em diagonal. Apertando SELECT você equipa a arma e vê um número sendo diminuído a cada tiro. Esses são os Gas Points, que podem ser recarregados catando garrafinhas com a letra G pela fase, as garrafas grandes de Gas valem +10 GP. Garrafinhas com coração valem mais 1 ponto de life, e a malinha com o coração recupera toda sua energia perdida.

A segunda arma que aparece, a HG (Heavy Gas) atira uma bolsa de ar que, ao tocar no chão, divide-se horizontalmente em 2 tiros. Infelizmente, Darkwing não carrega as duas armas ao mesmo tempo, então, se não quiser perder uma, melhor ignorar o item da outra pela fase.

E agora? Podemos começar?

__

Stage 1: The Bridge – Eliminando Quacker Jack

Começando o jogo, você vai se acostumando com a movimentação do pato e suas habilidades, logo tem uma plataforma para você aprender como se pendurar nelas e saltar para cima, o primeiro inimigo é um Eggman, que vem para cima de você ao se alertar da sua presença, dois tiros bastam. Vamos em frente.

Impossível de perder o primeiro item Thunder Gun acima do primeiro obstáculo, Pendure-se nas alavancas para derrubar vigas e salte nelas para alcançar as plataformas distantes. Ao avistar os ganchos, não deixe de ir saltando por eles para catar uma vidinha extra e uma pequena surpresa do game, a primeira BONUS ROOM. Isso mesmo! Esse jogo tem salas de bonus escondidas, a maioria das fases tem 2 dessas, e vamos mostrar onde ahcar todas aqui.

Ao chegar na plataforma com a vidinha, salte e atire para a direita, um portal brilhante com a palavra GO vai aparecer, cai dentro mano! As fases de bonus servem para acumular pontos e itens, nessa primeira, vão cair cápsulas do céu e você deve atirar no máximo que conseguir em 30 segundos, catando os itens que caem delas. Quando acabar o tempo, ou você cair para  morte, volta para o jogo do ultimo check point, nesse caso vai ser no começo da fase mesmo.

Chegando nas plataformas, siga subindo e matando os morcegos numa boa, atpe chegar um momento onde o chão vai acabar e você deve seguir saltando de gancho em gancho… pode ser um desafio para quem ainda não acostumou com o controle do pato, é muito fácil cair aqui, mire bem o salto para que Darkwing aterrise no próximo gancho com a cabeça alinhada ao cabo de sustentação, a dica é essa.

Cuidado com os morcegos e, chegando no final desse pula-pula-de-gancho-em-gancho, um prédio com uma abertura… não seja noob e caia para entrar na abertura de baixo, mate a tartaruga turbinada e no ponto mostrado na foto, salte a atire para a esquerda, eis a segunda BONUS ROOM dessa fase.

Nesse mini game, salte em direção às capsulas flutuantes colocando o direcional para cima, seja ninja e, controlando também o Capitão Boeing embaixo, colete os itens preciosos que caem.

Siga pelas roldanas, saltando na hora certa. Mais à frente, um novo inimigo, o pato verde que atira e defende, igual àquele chato do Megaman… você sabe o que fazer, atire quando ele abrir a guarda e rapidamente defenda (direcional para cima) ou salte o tiro do inimigo. Ali tem mais uma arma, o Heavy Gas, mas eu NÃO ACONSELHO pegar essa, lembre-se que Darkwing não carrega 2 armas especiais, se você pegar esse HG, vai sustituir a TG que você já tem, e a TG é muito eficiente contra o chefão dessa fase. Portanto, ignore essa arma.

Siga a fase, matando os inimigos e catando os itens, com cuidado para nao perder energia. Caso queira ganhar muitos pontos, basta voltar um pouco que os inimigos vão aparecer novamente, faça a festa para acumular pontos, recuperar energia ou gas com os itens que eles deixam.

Boss: Quacker Jack e Banana Brain (ou, o “Patoringa”)

Começa a batalha e você logo vê um teto de espinhos e três plataformas. Quacker Jack vai apenas caminhar de uma lado para o outro, e quando você salta para a plataforma que ele está, ele logo vai saltar para outra, enquanto Banana Brain fica atirando cascas de banana lá de cima na sua direção.

Elimine o Patoringa facilmente com a TG, veja como saem os tiros e atire na hora cereta para atingir o inimigo durante sua rotina, fuja das cascas de banana e pronto. Caso não tenha gas para usar a arma especial, salte para a plataforma do Quacker Jack já atirando, ele demora um segundinho para mudar de plano, e nesse intervalo vai receber o tiro. Pronto!

Agora passo a bola para Max Carnage, é com você, meu brother!

 

5 comentários

    1. Legal Marcel, não conhecia essa versão do Game Boy… Uma coisa engraçada que aconteceu comigo foi que comprei um cartucho “Megaman 5” para o Nintendo, e na hora de jogar, descobri que era um Darkwing Duck pirata, com um Megaman amarelo no lugar do pato, muito engraçado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s