Detonado de Bolso – Super Mario RPG – Parte 1: A Princesa Está em Outro Castelo

ATENÇÃO GALERA! O Detonado de Bolso Final Fantasy VII não foi abandonado! É um projeto paralelo feito por Max Carnage e em breve será concluído.

Bem-vindos amigos ao mais novo episódio do nosso querido Detonado de Bolso. Após resumir até o fim os clássicos Legend of Zelda: A Link to the Past e Earthbound, chegou a hora de um belo RPG que encanta muita gente. Nascido em 1996 (era 32 bits already), fruto da parceria da saborosa Square com a Nintendo, colocando o encanador bigodudo em uma aventura que ele jamais sonharia viver.

Para início de conversa, se você nunca experimentou Mario RPG, saiba que esse não é um Mario tradicional. Pra começar, não se trata de um plataform side-scroller, a visão aqui é isométrica e nao se mata inimigos saltando sobre suas cabeças. ao encostar neles inicia-se uma cena de batalha oude você escolhe comandos de ataque, mágica, itens e tudo para deixar o seu dia mais feliz.

Para entender um pouco mais, recomendo uma rápida leitura nesse post feito pelo Rod, no blog Gamesfoda.

Então, hora de começar a aventura!

001. Castelo
Itens: Nenhum

Após assistir o rapto da Princesa Peach pelo Bowser, Mario – nsso herói – parte direto para o castelo do lagartão para acertar as contas e resgatar mais uma vez a princesa.

Essa primeira parte é basicamente um tutorial, você vai encontrar algumas tartarugas que, ao encostar ou saltar sobre elas, iniciará uma cena de batalha, tudo que você precisa saber aqui é que o botão A serve para atacar.

Perceba também que Mario pode mover-se em 8 direções, então para andar “para frente” no castelo, é preciso colocar para a diagonal superior direita, esses comandos são bem intuitivos e você vai acostumar durante o jogo, se é que ainda não está familiarizado com esse tipo de controle.

Siga em frente até chegar à sala do trono, onde a primeira batalha pra valer vai começar.

Chefe: Bowser

Nem sequer ataque o  Bowser. Ao invés disso, ataque a corrente atrás dele.

O lustre onde o Bowser está cai, e durante a mais longa queda de lustre da história dos videogames, Bowser consegue atirar um martelo na corrente do lustre onde Mario está e os dois caem juntos. Depois de uma rápida esquiva, Mario está de volta nas alturas e salva definitivamente a Princesa.

________________________________________________________________

002. Casa Mario (Mario’s Pad)
Itens: Cogumelo (x4)

Após a luta contra Bowser, uma cut-scene começa. Uma espada gigante cai do céu, rodeada por 7 estrelas. A espada cai direto no castelo do Bowser, arremessando Mario, Bowser e a Princesa para longe.

Após esses eventos iniciais, já dá pra sacar que o inimigo agora é outro, que não o incansável Bowser.

Mario aterriza direto em uma cabana com um cano em cima, chamada de Pipe House, esse é o primeiro Save-point do game. Aperte pulo (B) para saltar do cabide, se você examinar (botão A) o cogumelo em cima do móvel à direita, vai apagar a luz e descansar durante uma noite para recuperar energia, mas você realmente não precisa disso agora.

Converse com o chato do Toad, salve o seu jogo na caixa S flutuante e siga para a direita, entrando na visão do mapa e escolhendo o Castelo de Bowser novamente.

Após ser insultado pela espada gigante e ver a única ponte de acesso ao Castelo desaparecer, volte para a casa e converse com o Toad novamente. Ao tentar sair dessa área, Toad vai aparecer novamente e iniciar um tutorial sobre “timed hits”, ou como essa rom traduzida diz, “golpes cronometrados”. Ele vai te dar um Cogumelo no início de depois mais 3, esse item recupera 20 pontos de HP.

Os “timed hits” ou “golpes cronometrados” são uma forma interessante que a Square encontrou de tornar as batalhas mais interativas e um tanto diferente dos RPGs tradicionais. O segredo é apertar o botão de ataque no momento certo, para provocar um segundo golpe, arrancando mais HP do inimigo. Com a prática, esses golpes serão realizados com a maior facilidade e segurança.

________________________________________________________________

003. Estrada do Cogumelo (Mushroom Way)
Itens: Honey Syrup, Flor, Flor Tab, Martelão

Agora é que o jogo começa de verdade. Lembre-se que encostar nos Goombas leva a uma batalha, mas as batalhas são importantes porque te dão experiência, e experiência faz você subir de nível e ficar mais forte. Então lute bastante, não evite nenhum inimigo nessa área inicial.

As caixas com [?] guardam moedas ou itens, essas primeiras contém 5 moedas cada.

No começo você vai encontrar o Toad encurralado por um Goomba, lute contra o Goomba para libertar Toad, como agradecimento el te dará um Honey Syrup, item que recupera 10 pontos de flor, que aqui são como mana, ou magia mesmo.

Nesse ponto, se você lutou contra todos os inimigos que apareceram até aqui, você vai ganhar o seu primeiro Level Up. A cada nível ganho, você vai receber um acréscimo nas habilidades básicas do personagem, mas além disso, ainda tem a chance de escolher um “bônus”, que pode ser um pouco mais de ataque e defesa, energia ou magia.

Dica Quente: Eu recomendo escolher sempre Power para personagens que não usam muito a magia, como o Mario, para personagens cujo forte é a magia, sempre escolher a estrelinha como Level Up Bonus, nunca escolho HP, é um acréscimo desnecessário, acredite. Mas isso fica a critério de cada jogador.

Dica Quente: Durante as batalhas, é possível também defender um ataque normal do inimigo com um “timed hit”. Basta pressionar o botão A na hora em que você é atingido para defender e sofrer menos dano, as vezes o dano é zero.

Na tela seguinte, você vai encontrar algumas flores girando, salte delas na hora certa para passar dessa parte, e continue lutando contra todos que aparecerem. Saltando da flor para o baú, uma Flor o espera. Esse item aumenta automaticamente mais um ponto no seu nível de MP, ou Flower Points se preferir, a magia do jogo.

Salte para salvar Toad do Koopa voador, dessa vez Toad vai te presentear uma Flor Tab, que também aumenta mais 1 ponto do seu nível de magica, mas esse você precisa usar do seu inventário. Antes de seguir adiante, pule no último baú para recuperar tudo (HP e FP) com o cogumelo.

Na área seguinte, um chefe te aguarda. Recomendo chegar nele pelo menos com Level 3, se tiver paciência para subir até o Level 4 será melhor ainda. Fique lutando contra os inimigos antes de seguir em frente, se quiser mais, basta voltar a tela que eles reaparecerão.

Boss: Irmãos Martelo (Hammer Brothers)

Os Irmãos Martelo são perigosos, o seu ataque simples é facilmente defendido, apertando o botão A na hora certa, o ataque mágico deles, “Hammer Time” é mais perigoso, mas também não preocupa muito. Preste atenção no seu nível de HP, se baixar de 15 é bom usar um cogumelo para recuperar. Use a magia “Jump” para agilizar seu trabalho, esse ataque exige precisão apertando A na hora que Mario acerta o inimigo para múltiplos acertos e mais HP drenado.

Ao derrotar os Irmãos, Mario recebe sua primeira arma, o Martelão, que deve ser logo equipado abrindo o menu, agora você não vai mais precisar usar seus punhos para lutar.

________________________________________________________________

004. Reino Cogumelo (Mushroom Kingdom)
Itens: Flor (x3), Mapa, 10 Moedas

No Reino Cogumelo existe muita coisa pra fazer. Você pode entrar na casa do povo, conversar com eles, fazer compras e até dormir um pouco.

Primeiro, vamos começar a desvendar alguns segredos desse game, os baús escondidos.

Baú Escondido (1/39)
Item: Flor

Entre no Shop (a casa com um cogumelo giratório) e desça as escadas. Converse com a senhora cogumelo e ela vai te indicar um ponto para saltar, ali você vai encontrar o primeiro baú escondido, são 39 no total e todos serão revelados nesse detonado.

Baú Escondido (2/39)
Item: Flor

Suba na cabeça da senhora cogumelo e ela vai caminhar pela sala, quando ela chegar na parte mais à direita, à frente da escada, pule.

Hora de ir para o castelo. Siga o Toad dentro do castelo e prepare-se para mais um…

Baú Escondido (3/39)
Item: Moeda Sapo

Quando o Toad der uma paradinha para abrir a porta, pule rapidamente na cabeça dele e depois para a plataforma invisível acima da porta. Pule mais uma vez para revelar o baú.

Entre na sala e explique tudo que aconteceu até agora para o Chanceler, ele te enrega um Mapa e te permite acessar o cofre do castelo, é a porta logo à direita depois da entrada, guardada por um Toad. Lá dentro tem 3 baús, um contém 10 moedas, o do meio uma Flor e o último um cogumelo que restaura HP e FP instantanamente.

Saia do castelo e um novo personagem aparece.

Mallow, aparentemente uma criatura fofinha sem forma definida, parece um marshmallow (daí o nome?) ou uma nuvem, ele se diz ser um sapo mas não parece nem um pouco com um, e quando chora provoca chuva. Queria um desses aqui onde moro.

Mallow está desesperado porque aparentemente um crocodilo roubou uma moeda que ele precisava para comprar uma torta que o avô sapo dele pediu. Mario promete ajudar Mallow recuperar a moeda e ele entra para a turma, o sapo/nuvem tem uma magia poderosa de raios que atinge todos os inimigos, uma boa adição ao time.

Converse com o pequeno cogumelo na saída da cidade e depois siga para a próxima área.

________________________________________________________________

Por hoje é só. Na segunda parte, o bicho vai pegar, a chapa vai esquentar. Vamos catar a primeira estrela e ficar por dentro da bagunça que está acontecendo nesse mundo.

Até a próxima!

16 comentários

  1. Bacana demais esse lance de baús escondidos, instiga o jogador a revirar as áreas.

    Acompanhando aqui Matte, quem sabe eu não inicio uma jogadinha desse jogo.

    1. Pois é, e tem um monte de coisas escondidas bizarras, tipo dá pra encontrar a Samus dormindo em uma das casas, doidices da Nintendo

    1. Cara, esse jogo nao roda direito no SnesStation, sugiro q faça o q o Matt falou de usar um emulador de PC. Um bom emulador é o Zsnes. Sobre o detonado, este eu faço questão de acompanhar até o fim. Me deu até vontade de jogar esse jogo agora huahuahuahuahuahuahuahua

  2. cara, eu estou jogando com um emulador no wp8… tinha visto esse primeiro baú quando pulava na senhora, mas esse outro do canto não tinha pegado… e esse do castelo… não consigo subir em cima do Toad:/
    mas vou continuar tentando, ele é muito rápido u.u

  3. no level up eu percebi que se vc olhar os tres bônus, quase sempre aparece um bonus que vale mais a pena que os outros, exemplo: ataque: 12-13 e defesa: 2-3 dai tem a vida: 25-28 e dano magico:12-15 defesa mágica:11-12, aqui por exemplo vale mais upar a magia, pois tem mais pontos bonus que as outras opções.