Detonado de Bolso – Final Fantasy VII (PSX/PC) – Parte 15: Coisas Extras

Na parte anterior conseguimos recuperar as últimas Huge Materia que faltaram. Tiramos elas da Shinra e agora elas estão seguras no salão especial de Bugenhagen. Uma virou a Materia Bahamut ZERO e as outras são Master Materias que são conseguidas com grande esforço. Na volta levamos Bugen na Highwind até a Forgotten Capital onde vimos mais uma vez a imagem de Aeris. Um Weapon desperta do mar e vai em direção a Midgar onde foi plantado o canhão da Shinra (agora batizado “The Sister Ray”. O canhão consegue matar o Weapon e destruir a barreira da cratera onde permanece Sephiroth. Em meio a confusões o grupo descobre que a identidade por trás de Cait Sith é Reeve da Shinra, que por sinal foi preso.

Nosso próximo destino seria Midgar mas vamos fazer uma série de Side Quests que faltaram e pegar a arma definitiva e último Limit de alguns personagens que faltaram, além disso vamos ensiná-lo e caçar espécies raras de Chocobos por ótimos motivos.

Atenção: NÃO SOBREVOE MIDGAR ou a história do game será prosseguida. Não é essa nossa intenção nesta parte. Nesta parte vamos separar o que vamos fazer por tópicos.

APAGANDO O FOGO DE WUTAI

Vamos para Wutai. Agora que temos o key item Leviathan Scales podemos apagar o fogo da caverna. Lembra onde fica a caverna? É no norte da cidade, aquela parte das estátuas onde enfrentamos um chefe. Chegamos a entrar na caverna junto com Rude dos Turks. Chegando lá se aproxime do fogo.

Apagando as chamas do começo, no lado direito de Cloud ali na imagem, temos acesso ao item Oritsuru, ótima arma para Yuffie (mas não é a definitiva ainda).

  • Dando a volta por cima e chegando ao extremo sul da tela, apagando o fogo conseguimos a Materia Steel as well.

ULTIMATE WEAPON

Lembra do primeiro Weapon com que a gente lutou lá em Mideel? Então, ele está pelo mapa, ou voando ou parado em algum ponto (como o Emerald Weapon no fundo do mar). Caso não se lembre ele não é fraco não, então se acha que tem condições, comece enfrentando ele agora.

Você não conseguirá derrotá-lo no primeiro encontro. Nem no segundo. Ele vive fugindo e você tem que ir atrás. Você não consegue lutar contra ele enquanto estiver voando (o que as vezes é um saco, pois ele tem mania de ficar voando de um lado para o outro) mas é bom segui-lo para saber onde ele vai parar. Daquele ponto ele não sai mais. Outra coisa, quando estiver seguindo ele CUIDADO para não sobrevoar Midgar🙂

O último ponto do bicho enfim é próximo a Cosmo Canyon, em cima de um lugar bizarro no qual não fomos ainda. Nessa última batalha tenha muito cuidado. Seu golpe final vai ser o poderosíssimo Shadow Flare que irá acertar a todos com muita violência e vai ser assimilado a Enemy Skill. Um dos presentinhos por derrotá-lo é a arma suprema de Cloud, a Ultima Weapon. Além disso a explosão do Weapon abrirá um caminho para chegar no tal local bizarro, mas não vamos lá agora não.

Estrago causado pelo Ultimate Weapon

BRINCANDO NO PARQUE

Agora com a Ultima Weapon de Cloud, vamos a Gold Saucer.

  • Vá até o andar de cima da Wonder Square.

Fale com a mulher na frente da máquina Arm Wrestling e peça para trocar seus GPs por prêmios. Você verá na lista de presentes que tem alguns itens secretos, um custa 500 conto, outro 1000 e outro custa 2000 pratas.

Desvendando o mistério:

  • Item de 500: Carob Nut 
  • Item de 1000: a Materia Gil Plus
  • Item de 2000: a Materia EXP Plus

Como dá para ver temos duas ótimas Materias, mas não extremamente necessários dependendo do seu estado no game. Provavelmente nessa altura do jogo você esteja treinando bastante e com isso tenha bastante grana. O EXP Plus chega a ser mais interessante no fim.

Você tem várias formas de ganhar GP no parque; a mais fácil na minha opinião é a máquina do basquete que fica próximo a mulher que fornece os itens. Tem também outras diversas máquinas que retomam partes do game como o episódio da moto, do snowboarding e do submarino. Você também pode comprar GPs com um cidadão que volta e meia aparece do lado de fora do parque, próximo ao bondinho, mas os GPs custam uma facada.

Enfim, temos coisas mais interessantes ainda a se fazer na Gold Saucer. Que tal pegar o fenomenal Limit 4-1 de Cloud, o Omnislash? Vamos então a Battle Square (levando alguns GPs).


Chegando lá equipe-se muito bem com um de seus personagens e fale com a moça do balcão para se registrar para as lutas. Cada torneio custa 10 GP. Os torneios são formados por 8 batalhas contra inimigos comuns do game (aumentando, a cada batalha, o nível de dificuldade). O problema é que ao término de cada luta é girada uma roleta que refletirá em algo contra ou, em casos raros, a favor de você. Por exemplo, a roleta pode decidir que você será envenenado para a próxima batalha ou que seu level caia em 5 unidades.

Inscrevendo-se para o torneio

Agora o motivo para estar lutando nessa parada; ao lado direito da entrada para a sala de cadastros tem uma maquininha (que nem a da Wonder Square vista acima). Saca os prêmios:

Primeira página

Segunda página

Explicando os itens:

  • Remedy: Item que cura os status negativos
  • Enemy Lure: Materia que faz aumentar o número de batalhas nos lugares
  • Right Arm: Item que causa uma explosão acertando todos os adversários
  • Pre-Emptive: Materia que aumenta as chances de vir uma batalha cujo os adversários iniciam de costas
  • Regan Greens (aparecendo na listagem de itens como Reagan Greens): Comida para alimentar e distrair Chocobos em batalhas
  • Speed Plus: Materia que faz aumentar a velocidade do seu turno
  • Stardust: Item que equivale pela técnica Comet2
  • Championship Belt: Acessório que aumenta Power e Vitality em 30 pontos
  • Omnislash: O tão desejado Limit 4-1 de Cloud
  • W-Summon: Lança dois Summons numa porrada só numa batalha

Agora é com você. Escolha seu melhor personagem e faça a festa com esse show de prêmios.

Uma penúltima observação sobre as batalhas: Não se preocupe com o que acontece com seu personagem na arena. Acabando a competição e voltando ao jogo, você vai estar igual (tirando o número de itens, caso usou algum) quando entrou.

A última observação: Vencendo VÁRIOS torneios você tem direito a uma competição especial só com inimigos mais casca grossa. Vencendo todos você ganha a Materia Final Attack.

GELNIKA

Nosso próximo destino é um avião estraçalhado no fundo do mar. Procure por isto com o submarino:

Ao descer as escadas, Cloud nota que aquele era um antigo avião da Shinra.

Sim, apesar de não parecer esse evento é optativo. Vamos em frente e você verá um Save Point.

  • Próximo a ele tem um Heaven’s Cloud, arma para Cloud.

Na sala acima Cloud nota outra coisa. Parece que ali possui um gerador de Mako. Enfim, grandes merda.

Vamos aos itens daqui:

  • Na direita próximo a escada tem um Escort Guard, ótimo bracelete.
  • No canto superior esquerdo tem um baú com uma Conformer, arma definitiva de Yuffie.
  • No outro canto superior tem uma Materia Double Cut (erroneamente pintada de rosa já que é uma Command Materia).
  • Na parte de cima tem um Megalixir.

Saia da sala e entre naquela a esquerda do Save. Antes, equipe-se bem. Lá você verá os eternos chatos dos Turks. Eternos? Nada, é a última vez que você verá eles no game, segundo os mesmos.

Ah, tá brincando??

Eles estão ali para procurar a arma que pode acabar com Sephiroth mas lógico que vão querer lutar.

Odin contra os nossos amigos

Após eles se despedirem, você ganha um Elixir. Bom, eu estive aqui pensando… foram tantas as vezes que falei mal dos Turks. Mas no fundo… até que eles eram legais.

NÃO!!

Ok, continuando. A notícia sobre a arma pareceu música para os ouvidos de Cloud. Hora de avançar para a sala ao norte, última tela da Gelnika.

Segue os itens:

  • Já na direção da venta tem um Megalixir.
  • No final do corredor ainda na parte de cima tem uma Spirit Lance, arma do Cid.
  • Na parte de baixo tem uma Outsider (arma do Vincent) e o Limit 4-1 de Cid (Highwind).
  • Na frente do helicóptero tem a Materia Hades.

Apesar de tanto brinde legal, a decepção ficou por conta do Cloud; o material para acabar com Sephiroth tá todo fudido.

E com isso terminamos nossa jornada na Gelnika.

Super dica: Os inimigos dessa região são convertidos ao usar Morph em itens maravilhosos como Speed Source, Power Source, etc. Fica aí a dica se quiser (e tiver paciência) para fazer de seus personagens super guerreiros com atributos no máximo.

O AMOR DE LUCRECIA

Ainda com o submarino, procure por uma caverna que fica ao norte do continente do meio. Segue uma imagem;

Vá até o final dela e flutue o submarino. Saia dele pela borda e ponha Vincent no grupo, caso ele esteja fora. Observe que há uma cachoeira.

Entre nela. Lá, uma voz chamará Vincent. Ao olhar ele não acredita.

M-m-mas ela não....

Ao tentar se aproximar, Vincent é impedido por ela. Nisso rolam vários flashbacks; Vincent, quando ainda era membro dos Turks, em Nibelheim. Tendo um romance com ela. Vendo ela se apaixonar logo após pelo Professor Gast. Tendo um filho, chamado Sephiroth. E depois sendo atacado pelo Professor e servindo de experimento.

Professor Gast leva Vincent para a cama

Vincent não está acreditando que ela esteja ali, naquela caverna. Ela explica que queria desaparecer do Planeta, mas suas células de Jenova impediram. Ela lamenta nunca poder ter conseguido abraçar seu filho. Questiona Vincent se ele ainda está vivo, pois ela ouviu falar que ele havia morrido há 5 anos.

Cloud se aproxima para explicar, mas Vincent impede. Ele diz a ela que Sephiroth está mesmo morto.

(Obs.: Por enquanto isso é tudo que podemos fazer por aqui. Mais tarde no game voltaremos)

CHOCOBOS ALTERNATIVOS

Aiii! Encosta o c* na parede que essa parte é DEMORADA e até chatinha. No entanto é aqui que conseguiremos a Summon Materia suprema do jogo, além de outras Materias boas.

Primeiro passo: conseguir um Chocobo bão. Mas eu disse BÃO, com bê. O resto da palavra… não importa muito. Mas é isso.

Vamos começar: Precisamos de um item supremo para alimentar os Chocobos. Equipe a Steal e vá até o continente de Icecle, na região onde tem grama em volta da Bone Village. Ronde por lá até encontrar um inimigo que parece um dinossauro:

Ele tem muito HP mas não é forte

Roube uns 5 Carob Nut desses caras.

Feito isso, vamos a velha Chocobo Farm. Fale com o carinha na casa que dá para dormir e fale com o cara para alugar três baias para Chocobo (é 10 conto cada uma, portanto já vai preparando uma senhora grana).

Agora que temos lugar para armazenar Chocobos, vamos á caça. Equipe sua Materia Chocobo Lure e vá para a região de Mideel, munido de Mimett Greens.

Procure no local pelas patas de Chocobo e entre em uma batalha com um. Alimente-o e mate os outros inimigos. Após conseguir o bichano, desmonte dele e escolha a primeira opção para mandar o Chocobo lá pra baia (e olha que ele vai mesmo).

Vai Chocobo, vai pra casa...

Vá até a Chocobo Farm e verifique se esse Chocobo é bom. Para isso, fale com o carinha dentro do rancho (o que vende Greens) e escolha a opção Moving Chocobo. Selecione o que você capturou e ele vai avaliar se o animal presta ou não.

Ê galo véio!

Se o seu Chocobo for como esse da imagem acima (simulando uma corrida) fique com ele, caso contrário libere-o a natureza e capture outro.

Outra coisa; anote o sexo dele.

Feito, voltemos a Mideel para capturar outro. Faça o mesmo procedimento e volte na Chocobo Farm. agora dois quesitos a se considerar: Seu segundo Chocobo tem que ser BÃO e do SEXO OPOSTO ao do primeiro capturado.

Se o seu segundo Chocobo for igual ao da imagem anterior está bom. Mas um deles você terá de elevar a classe. Por exemplo, este tipo de Chocobo que corre normal é classe C. Pelo menos um deles precisa ser de classe B. Para elevar a classe de seu Chocobo, vá até a Gold Saucer.

Lá, vá até a Chocobo Square e inscreva o seu Chocobo para correr com a Ester (a moça de rosa lá atrás). Caso não se recorde como correr com Chocobos recomendo uma releitura da Parte 6 do detonado, lá pra metade.

Cadastre um de seus Chocobos para correr. Corra até ele subir de nível

Obs.: Se seu Chocobo costumar não te obedecer ou ser muito lento, você pode tentar resolver isso alimentando seu Chocobo lá na Chocobo Farm. Para comprar bons alimentos, procure no continente de Icecle por um velho com sérios problemas de amnésia chamado Chocobo Sage. Ele vende dois Greens muito bons. E caso você precise, “fale” com o Chocobo dele para conseguir uma Materia Enemy Skill, apesar de ser bastante inútil uma Enemy Skill zerada por agora.

Velho desmiolado

Outra dica, alguns prêmios da corrida de Chocobo são acessórios bons e Materias exclusivas como Enemy Away e Sneak Attack.

Com seu Chocobo em Level Up, vamos gerar a primeira espécie rara de Chocobo, que pode ser AZUL ou VERDE. Tanto faz, vamos precisar dos dois. Fale com o carinha que gerencia seus Chocobos (o mesmo que vende Greens) e escolha a opção “Mating Chocobos”. Selecione os dois Chocobos capturados.

Isso aí, bota pra fudê

Como Nut, escolha um dos Carob Nut roubados do dinossauro. Agora cruza os dedos e espera o resultado:

Ó o verdinho ae!

Agora vamos a utilidade suprema do Chocobo Verde. Fale com o Choco Billy novamente e escolha a penúltima opção “Riding Chocobo”. Escolha o verde e entre na Highwind montado nele e tudo. Dirija-se para o continente de Wutai. Repare que no lado leste do continente tem uma caverna num lugar inacessível, onde não dá para pousar e tem uma montanha na frente.

Salte na área verde ao lado. Agora a surpresa; com o Chocobo Verde você pode andar pelas montanhas! Atravessa elas até chegar na tal caverna.

Chegando lá você tem a primeira Materia secreta, a Mime.

Agora vamos para o próximo Chocobo. Primeiramente, alugue mais duas baias na Chocobo Farm.

Agora capture um Chocobo bom (na área de Mideel de preferência) e coloque-o na Classe B. Salve o jogo.

Agora cruze com um dos pais do verde, também na Classe B. O novo Chocobo deverá ser AZUL e do sexo oposto ao do verde. Se um dos quesitos falhar, resete e tente novamente.

Utilidade do Chocobo azul: Andar em águas rasas. Então vamos pegar a próxima Materia secreta, que fica no continente de Mideel. Repare que lá há também uma caverna de difícil acesso.

No extremo norte do continente. Porém para chegar até aí, precisa estacionar a Highwind bem no sul para poder ir caminhando pela água rasa

Entre na caverna para pegar a Materia Quadra Magic.

Agora, eleve seus Chocobos Azul e Verde no nível mais alto possível (nível S de preferência, mas dá para tentar o nível A). Cruze-os usando mais um Carob Nut e torça para receber um Chocobo Preto, o segundo mais raro do game.

A próxima Materia secreta fica na área desértica da região de North Corel.

Atravesse o rio com o Black Chocobo

Entre na caverna para pegar a Materia HP <-> MP.

Agora o momento mais esperado. Vamos ter a espécie mais rara de Chocobo e a Materia mais OGRA do game.

Eleve seu Chocobo negro até a Classe S. Não é difícil pois os Chocobos negros são os mais velozes. Caso tenha dificuldade, alimente-o bastante. Depois, capture um Chocobo qualquer de sexo oposto e eleve ele até a Classe S também. Uma dica é capturar a melhor espécie de Chocobo do mapa, que fica no continente de Icecle, se quiser vá até lá nas pegadas e tentar a sorte pois os Chocobos de lá são geralmente ou os mais lerdos ou os mais rápidos. Além disso deve ser do sexo oposto ao do preto.

Agora antes de cruzá-los, lembra que numa parte atrás do Detonado fomos até uma ilha ao norte do mapa para conseguir a Enemy Skill Goblin’s Punch? Então, volte até lá e derrote alguns até conseguir o item Zeio Nut (ou tente roubar, mas é muito difícil).

Feito isso, cruze o Chocobo Negro com o normal novo e use o Zeio Nut. E o resultado é… é…

Oooeee, mah é só alegria

Ok, conseguimos! Temos agora a espécie definitiva de Chocobo que anda por praticamente todo o mapa como se fosse um Mecha.

Agora vamos ao presente supremo. Tem uma ilha bem ao nordeste do mapa, além da Goblin Island, que não aparece no desenho do mapa. Caminhe até lá com nosso Gold Chocobo e entre na caverna (é a imagem de introdução desta parte).

Pegue-a com muito gosto

A Knight of the Round é uma super Summon Materia que invoca vários guerreiros, cada um atacando com fortes danos o oponente. É só fazer a festa daqui pra frente.

E na parte que vem daremos sequência ao enredo do game, além de mostrar outros pontos extras que preferimos deixar mais pra frente. Até!

20 comentários

  1. Belo detonado em Max, completíssimo!

    Eu lembro na época o trampo que deu pegar essa Summon Materia, mesmo seguindo os passos da Gamers Book.

    Que jogo em, QUE JOGO! A Square NUNCA MAIS vai fazer algo desse naipe, FF7 é único!

    1. normal acontecer dessas, o esquema de cruzamento dos chocobos é todo dependente da probabilidade. Por isso é sempre bom salvar antes dos passarinhos fazerem o bebê…

  2. aeee…
    muito bacana o detonado, porem conseguir os chocobos azul e verde fica muito difícil com essa explicação…
    consegui eles utilizando esse FAQ:
    http://shadow.thebrink.us/chocobobreeding.html

    ele fala sobre o numero de corridas ganhas q cada chocobo deve ter para gerar o chocobo especifico, assim como os dois tipos de chocobos q devem ser usado, o great e o good…!!!

    no momento e stou com o azul e o verde, na expectativa do preto…
    dale…

    1. aeee coleção de chocobos completíssima…!!!
      na fazendo tenho em classe S o AZUL, VERDE, PRETO E DOURADO…!!!
      muito irado, levei em torno de 4,5 horas, entre acertos e erros…!!!
      mas vale apena, quando virei o jogo em 1999 não consegui tal feito…

      dalee…

  3. Muito bom o detonado, estou chegando na criaçao dos chocobos, foi bem onde empaquei na época! No momento estou seguindono Uktima Weapon, mas oq faço com ele parado em cima de Midgar? Chego perto e eles pulam em midgar.

    1. cara se eu nao me engano ele vai ficar andando MUITO tempo pelo mundo e a única coisa que você tem que fazer é ficar seguindo ele ele vai ficar parando pega luta com ele , derrota ele , e assim vai…

    2. A última weapon no meu tambem parou em cima de Midgar… Se eu vou com a highwind pra cima dele, dá continuidade na história e não consigo lutar… Você conseguiu como?

      1. Então Thiago, até onde eu sei é impossível lutar contra ela nesse momento. Teria que passar os eventos de Midgar para daí no terceiro disco enfrentar o gigante.

  4. Valeu pela ajuda! Com o anuncio do Remake do FFVII voltei a jogar ele no meu PS1!😀 A dica de usar o Morph para converter os monstros daquela região a itens que aumenta atributos como speed source e power source, etc. Vai me ajudar pra caramba! valeu ai!

  5. Pelo menos em gelnika(sera uma referência a Guernica de Picasso?) é um bom lugar pra ficar upando…Quanto a ultimate weapon ,dou 3,4 batidas nele com a nave pra ele ir direto pra um dos lugares q ele para, mas na quarta vez ele para em midgar mas se eu entrar em midgar continua a historia
    FUUUUUUUUUUUU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s