Detonado de Bolso – Final Fantasy VII (PSX/PC) – Parte 16: O Fim da Shinra

É isso aí guerreiros. Estamos na reta final do jogo e muitos mistérios já foram desvendados e vários personagens já se despediram (Aeris, Ruffus, alguns Weapons…). Na parte anterior tiramos umas férias do enredo e partimos para um caça tesouro animal que nos rendeu prêmios fabulosos. Caso não se lembre, Reeve traiu a Shinra revelando por acidente que era ele quem estava por trás do robô e nosso companheiro Cait Sith. Ele está preso em Midgar a espera do nosso resgate (OPS, atrasou só um pouco ^^) e a barreira da cratera onde está alojado Sephiroth se desfez, ou seja… a batalha final está quase lá!

Bom, deixamos algumas outras coisas extras para trás na parte 15. Vamos fazer só uma delas por hora.

Lembra o estrago que o Ultimate Weapon fez próximo a Cosmo Canyon? Vamos até lá.

Tá vendo lá atrás, na direção da fuça do Chocobo?

Entre naquele local. Estamos na Ancient Forest, um lugar que para atravessar é preciso raciocínio, além das constantes batalhas que tem no local e chegam a encher bastante o saco (bom seria se você tiver uma Materia Enemy Away), mas vale bastante pelos prêmios.

Dentro da floresta, caso esteja perdido ou acha que fez merda em algum quebra-cabeça, você pode apertar quadrado para recomeçar tudo novamente.

Vamos então a primeira tela:

  • Passe ignorando os bichos por enquanto. Suba a elevação e na descida verá um item na boca de uma planta carnívora. Pegue o item (Supershot ST, arma de Vincent) o mais afastado da boca possível.

  • Acima da planta carnívora você pode perceber três trecos pendurados. É preciso pegar os três bichinhos pequenos e soltar perto de cada um desses negócios pendurados para ele fechar e Cloud conseguir ficar em cima até atravessar para o outro lado.
  • O problema é que o negócio pendurado não fica com o bicho dentro por muito tempo. Após alguns segundos ele vai digerir o bicho. Minha dica é colocar os três bichos próximos a essas coisas e depois entrar em ação.
  • No final da tela tem o item Spring Gun Clip, arma do Red XIII.
  • Na segunda tela, pegue o bichinho e leve até a planta pendurada na parte de cima (para chegar lá é preciso se pendurar na planta elástica). Atravesse e pegue o bicho grande (sapo) e coloque-o na planta pendurada acima dele.

  • Assim que puser o sapo dentro, fique em cima até a planta cuspir o sapo (ela só digere os insetos pequenos). Na força que ela fará para cuspir o sapo, Cloud será jogado naquela espécie de cogumelo da esquerda. Estando lá, peque a colméia e dê para a planta carnívora. Enquanto a planta digere a colméia, pegue tranquilamente a Materia Slash-All.
  • Pegue o sapo novamente e coloque na outra planta pendurada (a da direita) e fique em cima dela até ser jogado para o lado mais a direita.
  • Agora vá para a terceira tela direto. Pegue o inseto mais longe e coloque na primeira planta pendurada. Pegue o segundo mais perto da entrada e coloque na segunda. Atravesse elas e se pendura na planta elástica para ir para a parte superior da área. Atravesse essa área superior para pegar um item da tela anterior, o bracelete Minerva Brand.
  • Volte para a terceira tela e repita o mesmo procedimento para chegar a área alta. Lá em cima, vá pela direita extrema até pegar o saco de itens com a Materia Typoon.

  • Agora volte para a terceira tela, descendo antes da série de plantas elásticas. Lá, pegue o inseto e use na planta pendurada mais da direita. Depois pegue a colméia e coloque para a planta carnívora devorar. Aí pegue outro inseto e dê para o saco pendurado acima da planta carnívora pra voltar a esquerda. Rapidamente pegue um inseto e coloque na base da árvore, para que venha um sapo. Pegue esse sapo.

  • Volte antes que a planta pendurada termine de digerir o inseto. Use o sapo lá na última planta pendurada para ficar em cima dela e ser atirado para o fim da floresta.
  • Entre na caverna. Lá dentro tem um Apocalypse (arma de Cloud) e um Elixir na parte de cima.

Saia da caverna e você estará fora da floresta.

Bem, agora vamos finalmente prosseguir com o game! Monte seu grupo e SOBREVOE MIDGAR.

Na Highwind os guerreiros conversam, bolando uma estratégia para entrar com tudo na cidade. Se por terra não rola, o jeito é entrar pelo ar, ideia do brilhante capitão Cid.

Porque alguém tem que pensar

E todos se atiram da nave com seus paraquedas, prontos para um dos maiores acerto de contas do game.

Ao aterrissar, Cait sugere ir pelo subterrâneo. Siga-o.

Ao descer você sentirá um dejavu do início do game, onde invadíamos e destruíamos os reatores.

  • Após descer as escadas, siga a pista mais ao norte e passe por trás para pegar um Elixir.

  • No lado oposto, tem um Megalixir.
  • Desça as escadas (perto de onde chegou) e pegue o outro caminho para descer para a próxima tela. Lá embaixo, suba pelas escadas da esquerda para chegar na parte mais superior da tela e pegue um Aegis Armlet.
  • Volte para a parte baixa. Tente atravessar a ponte. Ela se abrirá e você irá cair. Volte e suba as escadas para voltar novamente a primeira tela. Entre no tubo e caia.
  • Na próxima tela cate o Elixir e o Starlight Phone.

Suba as escadas e você parará em um tunel.

  • Siga SEMPRE para o sul.
  • Na parte 3 tem um Power Source.
  • Na parte 2 tem um Guard Source.
  • Na parte 1 tem um Mind Source e um Magic Source.
  • Na última tela ao sul tem um Save Point e uma Materia W-Item.

Agora volte tudo e vá até a bifurcação de onde você chegou nessa área. Antes equipe-se com suas melhores Materias, inclusive a Steal. Indo um pouco ao norte você será barrado pelos… Turks. Heim, Turks?! M-mas eu não falei que na parte passada foi o último encontro com essas pragas?!

Pois é… juro que me esqueci dessa parte😡

Não se preocupe, tenho certeza de que este é o encontro final com eles. Aliás, desta vez você poderá lutar contra os três que estão na imagem (é, isso inclui Elena). Eu disse poderá. Pelo incrível que pareça você pode evitar a batalha escolhendo a segunda opção (“No, let’s not go”) ao receber o desafio de Elena. Caso escolha esta opção, eles que não sou trouxas nem nada já sabem o quanto o time de Cloud está foderoso e sairão de mansinho. Caso escolha encarar, pois bem.

  • Roube um Minerva Band de Elena.
  • Roube um Touch Ring de Reno (o que tem cabelo).

E claro, acabe com eles até eles se despedirem desse jeito

Não sei como está seu nível jogador, mas graças as idas e vindas da parte anterior do detonado acabei derrotando eles só com ataques normais (e um Regen pra garantir).

Continue seguindo para onde estava indo. Na parte 8 dos trilhos o caminho se divide em dois; por enquanto pegue o da direita. Na próxima divisão (onde vai ter o Cid na tela) pegue o da esquerda.

Suba por esse negócio

Você irá parar num velho e conhecido local, a Shinra Bldg.. Cait sai de lá de dentro dizendo que não é o caminho para a Sister Ray. A torre é apenas um local opcional mas com bons itens que vale a volta:

  • No primeiro andar acima onde é a loja de veículos tinham uns baús que não davam para se abrir na primeira vinda ao local. Pegue então o Pile Banger (arma do Barret) e o Master Fist (arma de Tifa).
  • Vá ao andar 63 e pegue o Glow Lance (escrito Grow Lance no menu), arma de Cid.
  • Suba um andar e reviste aqueles armários da parte superior da tela. Num dos armários da última fileira você vai encontrar o HP Shout, arma definitiva de Cait Sith.

  • Logo na sala de baixo tem uma máquina tipo de refrigerante. Se você inseriu dinheiro nela quando veio aqui lá na parte 3 do detonado e a moça não deixou você ficar surrando a máquina, esta é sua chance; dando umas porradas nela você ganha um Speed Source e um Mind Source.

Pronto, pode se despedir definitivamente dessa maldita torre. Saia dela e volte para onde estávamos.

  • Naqueles trilhos, volte até a área 8 e entre pela esquerda.
  • Equipe-se bem.

Suba e ande um pouco. A tela vai começar a tremer. Um mecha vai aparecer e dele sairá Heidegger e Scarlet querendo acertar umas continhas…

Hora de se despedir de mais chatos do game

Nessa luta recomendo usar Regen e Wall (ou Big Guard) já de cara, pois há chances dele usar Reflect no grupo.

Esse Proud Clod não é moleza não, mas se você brincou o suficiente na Battle Square na parte anterior, deve ter enfrentado ele só com o Cloud.

Vencendo ele você ganha a arma Ragnarok de Cloud e se fosse Xbox360 aposto que você ganharia uma conquista.

O robozão vai explodir levando junto duas preciosas cabeças. Mas falta uma, e esse acerto de contas vai valer mais a pena. Uma chuva começa a cair sobre Midgar.

Subindo vai ter dois baús no início da tela, um contendo um Elixir e um Mystile (ótimo bracelete). Mais adiante tem um Save Point, USE-O! Aproveite e coloque Barret no seu grupo.

Nas escadas você verá Cait indicando que é pra lá o caminho. Siga-o e no meio do caminho (se tiver Barret no grupo) você verá uma caixa com o item Missing Score, arma definitiva dele.

Para a grande alegria de Barret

Se prepare pois lá em cima a coisa vai engrossar. Equipe bem seus personagens, é bom inclusive ter alguma proteção contra Confuse.

No último andar da construção, estará ele. Hojo, manipulando uma máquina que fornece energia a Sephiroth. Por que? Como Darth Vader, Hojo revela que Seph é seu filho.

Ele também revela que injetou células Jenova nele próprio. E começa a batalha.

Sua primeira forma é tranquila, não exagere muito com o MP

Sério, com um ataque 2x-Cut de Cloud eu acabei com a primeira forma dele. A segunda aparenta ser ameaçadora…

…mas não é. Apenas garanta de atacar todas as partes dele simultaneamente

A terceira e última forma dele pode dar trabalho se você não tiver uma boa proteção contra status negativos em geral (como o acessório Ribbon).

Junte seus esforços agora e dá-lhe porrada

Após atacar com tudo e vencer a batalha, você recebe um Power Source.

E esse foi o último da corporação.

Parece um sonho para nossos heróis

Porém, nem tudo são flores. Pelas espectativas de Bugen, em sete dias o Meteoro atacará arrasando tudo. Cloud pergunta se Red quer voltar a ver todos em Cosmo Canyon. Se Barret quer ver Marlene, sua filha. Para que isso aconteça, é preciso derrotar Sephiroth e manter o Planeta vivo.

Cloud diz para cada um sair da nave e procurar sua razão para a luta. E todos vão…

Resta apenas Cloud e Tifa. Ambos não tem mais quem proteger, quer visitar nessas horas para ganhar motivação e saber que tem alguém para proteger.

Ambos ficam ali, conversando sobre o futuro e o destino e passam a noite juntos. Aproveitando como se fosse o último momento, pois a hora deles pode chegar.

No dia seguinte eles entram na Highwind, achando que iam partir sozinhos, pois não acreditariam que seus colegas iriam voltar para lutar.

Chegando na cabine, cada um surge mostrando que Cloud não estará sozinho nessa fita.

E é com a ajuda destes oito guerreiros que o destino do Planeta será decidido.

Então não perca a próxima e enfim última parte do detonado!