Clássicos até o Fim: Alundra (29)

Lake Shrine Interior

A maior, mais complicada e cheia de inimigos dungeon do jogo inteiro. Espere encontrar aqui um misto de tudo que foi visto e vencido no jogo até agora, portanto, um lugar fácil de se perder e de se frustrar. A primeira vez que encarei esse lugar faz muitos anos, enrosquei aqui por quase uma semana, até achar a maldita saída. Guarde Herbs e Tonics para momentos críticos, pois alguns inimigos exclusivos desse lugar lhe darão um certo trabalho. Vamos lá!

Entre no Lake Shrine e siga para o norte até encontrar Melzas! Melzas começa a debochar de Lars, dizendo que ele está velho demais por ter confiado as Crests à um moleque como Alundra. Depois de tanta falação de praxe, Melzas chuta Alundra pra fora e é hora de encarar sua mansão! Estamos no HALL CENTRAL, um local com 6 tochas gigantes, que servirá como referência para guiar-nos nessa imensa dungeon. A primeira coisa a ser feita é subir pelas escadas da esquerda e entrar na porta lá em cima.

Ali existem algumas armaduras que devem ser destruídas. A última delas, à esquerda, revelará um botão, pise nele e observe a portinhola de madeira abaixo se mover. Volte e siga para direita, passando pelas estátuas até chegar em outra portinhola de madeira. Passe por ela e entre na primeira porta no alto. Nessa sala, note o botão e os barris parados no alto, siga pelas estantes acima e pegue uma chave no baú. Volte até o hall central, onde estão as 6 tochas gigantes. Desça as escadas e siga para a saída à direita.

Ao chegar na livraria, note um baú acima e um barril um pouco mais à direita. Se quiser pegar o baú, use o barril (há uma Herb ali). Depois disso, pegue o barril denovo e desça. Use-o na outra cadeira lá embaixo para alcançar o topo da estante à direita. Siga à direita e acione a alavanca ali no centro para fazer descer uma estante, liberando caminho. Siga pela saída à direita.

No próximo corredor, alguns inimigos estarão congelados, como se tivessem parado no tempo. Passe por eles e siga à direita. Na sala cheia de armaduras, destrua todas, menos a armadura mais à direita, no alto. Com a ajuda do baú (que contém mais uma Herb), salte pra ela e dela pra parte alta ao norte, destrancando a porta em seguida. Siga pelo corredor e suba as escadas.

Nessa próxima sala, siga até os três pilares e faça o seguinte: empurre o pilar da esquerda para cima até não poder mais e, depois, empurre o pilar do meio para direita, liberando a passagem para escada atrás dos pilares. Suba as escadas e siga para esquerda, os inimigos ali também estarão congelados. Suba as escadas com cuidado para não tocar nas bolas de espinhos até o final. Lá em cima, perto de um maquinário enorme, pegue a chave denovo no baú e acione a alavanca. É hora de retornar até o hall central.

No hall central, siga para saída à esquerda dessa vez. Passe pela sala de jantar e siga para esquerda, abaixo. Atravesse o corredor com mais inimigos congelados e chegaremos em outra sala cheia de armaduras. Das três armaduras, destrua a que fica mais à esquerda e pegue o barril. Se quiser pegar o Strenght Tonic no baú, jogue o barril entre as estátuas e use-as para alcança-lo. Independente de pegar ou não o item, use o barril para alcançar a porta à esquerda, no alto. Passe pela porta e por mais uma escadaria.

Nessa próxima sala, pegue o barril e jogue sobre o botão. Destrua as caixas para revelar outro barril, use-o para escalar a parede à esquerda e suba, pisando no outro botão acima. Volte até o primeiro botão e pegue o barril. Suba com ele pelas escadas e jogue-o próximo da última barreira, lá no alto. Desça e pegue os outros dois barris que você viu enquanto subia e faça uma escada com os três barris para alcançar o topo com a escada. Antes de subir, há uma Herb no baú logo abaixo, se precisar.

antes que perguntem, SIM, dá um trabalho danado alinhar esses barris dessa forma…

Subindo as escadas, chegamos do outro lado onde há outro maquinário. Pegue mais uma chave ali e acione a alavanca: o negócio entra em funcionamento e os monstros locais retornam à vida! Use o baú abaixo para alcançar o botão (agora em movimento) e pise nele para abrir a porta abaixo. Siga por ela. Na parte externa, note que, logo abaixo da porta, há uma passagem que permite que Alundra caia por ali. Pule ali e pise no botão abaixo: uma das 6 tochas gigantes será apagada no hall central (1/6). Entre na porta ali e siga pelo único caminho disponível. Ao chegar na próxima sala, desça e acione a alavanca para abrir uma porta. Por aqui dá pra cortar caminho, mas por enquanto é inútil, portanto, suba e continue à direita.

Na parte externa, suba as escadas e entre na porta acima. No corredor, entre na porta acima denovo. Aqui, empurre o pilar pra cima do botão (salte atrás dele e empurre-o pra baixo antes) e 4 balões vão descer na parte alta da tela. Suba onde o pilar estava e acerte um flecha ali, restando apenas um deles vermelho. Use o dispositivo que solta fogo para soltar a última flecha nele, fazendo com que todos fiquem verdes e colete um Magic Elixyr no baú.

Após pegar o item, volte e siga para direita até achar uma porta, destranque-a e entre. Mate todos os inimigos antes de iniciar qualquer coisa aqui. Depois, acione a alavanca acima uma vez para mover as plataformas. Agora, suba na plataforma, solte uma bomba ACIMA da alavanca e já solte outra ABAIXO dela, de forma que a explosão da primeira não atinja a segunda. Fique sobre a plataforma móvel e, ao ser levado do outro lado, pule imediatamente na outra. Pise no botão e mais uma tocha gigante será apagada (2/6). Saia da sala e continue seguindo para direita.

Na primeira sala desse corredor, suba e empurre o pilar para um dos botões no chão rapidamente. Após fazer isso, apenas coloque os barris sobre os outros e pule no último. Simples assim, tão simples que a recompensa por isso é uma mera Herb… Saia da sala e siga para direita. Use um Spring Bean no pote ali para poder saltar o buraco e siga para o norte. Se cair, cairá na sala de jantar, siga para esquerda, suba na próxima sala usando o barril e, na próxima (onde tínhamos que fazer a escadinha de barris), entre na porta no meio do caminho para encontrar o atalho. Ao saltar sobre o buraco, suba e entre na porta ao lado da portinhola de madeira.

Aqui suas habilidades no pulo serão testadas. Mate os inimigos e note os bicos de gás soprando labaredas de fogo pro alto. São 9 deles, três em cima, três no meio e três embaixo. A ordem das labaredas está de baixo pra cima. Suba na madeira do lado esquerdo e salte no primeiro deles. Vá saltando até o alto e ande na plataforma de madeira à esquerda. Use a flecha e acerte o balão no alto. Ele inverterá a ordem, ou seja: as labaredas começarão de cima e virão até os bicos mais embaixo. Isso lhe ajudará agora, onde terá que saltar na fileira do meio até lá embaixo e pular na outra plataforma de madeira, na última coluna vertical de bicos. Suba e, assim que pisar no botão, a porta da lateral esquerda será aberta.

Nessa outra sala, pise no botão do alto (que fica sob uma bola de espinho que sobe e desce) com cuidado e desça pra porta que se abriu. Estamos novamente no corredor, mas acima daquele. Siga para esquerda até a última e única porta aberta. Nessa sala, o objetivo é pular nas plataformas móveis e alcançar o botão no canto superior esquerdo. Cuidado com a bola de espinho no meio do caminho. Para subir em uma delas, basta usar o vaso e a plataforma de madeira do lado direito. É um salto bem difícil até onde está o botão, mas é a única forma de sair daqui. Após pisar nele, siga para saída à direita.

Mais uma sala cheia de armaduras, destrua todas para revelar 6 piras. Acenda todas, deixando a última como a pira superior direita. Ali vai cair um baú, suba nas prateleiras do alto e salte na pira para pegar mais uma chave. Não se preocupe, pois as Charm Boots impedirão Alundra de levar dano no fogo. Com a chave em mãos, siga para saída ao sul da sala. Ao sair, volte pra tela anterior e entre na primeira porta dali. Suba as escadas.

A tela agora mostra 12 botões, os quais precisam ser pressionados em uma determinada ordem e em uma certa velocidade, tudo pra abrir a porta da direita. Eis a ordem correta:

Assim que terminar, desça. No corredor abaixo, siga para esquerda e abra a porta ao norte. Nessa sala, o objetivo é arrastar o pilar da direita, passar pelas plataformas móveis e usá-lo para acionar o botão à esquerda. Claro, se cair no processo, terá que repetir tudo denovo. Após conseguir, pise no botão que vai surgir ao norte da tela, apagando a terceira tocha gigante no hall central (3/6). Após isso, desça até o corredor e saia pela passagem abaixo.

Abaixo, o lugar parece cercado por plataformas, paredes e toda a sorte de obstáculos. Siga para direita e, se não tiver uma Wonder Essence, não pise no botão e desça. Saia por uma das saídas e desça, indo pela direita em seguida. Caia da plataforma e pegue uma Wonder Essence no baú. Volte tudo até onde estávamos e, dessa vez, pise no botão: a portinhola abaixo vai se mover. Volte até o corredor anterior e siga para sala dos botões. Desça as escadas ali, passe pelas duas armaduras e desça. No corredor onde usamos o Spring Bean, caia naquele buraco, indo parar na sala de jantar.

Siga para o canto inferior direito e acione a alavanca, fazendo cair 8 piras, quatro em cada uma das mesas. Equipe a Fire Wand e acenda as piras da mesa de cima, da direita para esquerda e repita o mesmo procedimento com a mesa de baixo. Assim que ouvir o som característico, siga pela porta que se abriu à esquerda, no alto. Lá dentro, mate todos os inimigos e pegue mais um Life Vessel (44). Volte até o hall central (duas telas à direita).

Do hall central, suba as escadas e, no corredor, siga para direita. Passe pela portinhola e entre na porta ali do alto. Pise no botão e continue à direita. Aqui, quebre um lado do bloco de pedra com a Steel Flail, destrua a estátua e pule atrás do pilar. Por trás dele, limpe o caminho e empurre-o sobre o botão. Pise no outro e siga pela porta aberta. Do outro lado, siga para direita. No próximo corredor, entre na primeira porta que vier.

Ali dentro, mate todos os inimigos e pegue uma chave no baú que cair. Com a chave em mãos, volte ao corredor anterior e suba as escadas da sala acima (a mesma sala do pilar atrás do bloco de pedra).

Temos agora mais uma sala repleta de botões para serem acionados na ordem! Só que agora, a coisa é um pouco mais complicada… Vocês estão vendo dois Alundras ali, pois a tela era grande demais pra caber em um único screenshot, então, tive que fazer desta forma. Bom, o importante mesmo é representar a tela toda e a ordem usada nos botões, então, lá vai:

O pilar no centro deve ser empurrado no ponto verde (ou próximo dali) antes de se começar a saltar nos botões. A principal dificuldade aqui é que os saltos precisam ser CERTEIROS e, muitas vezes, os botões estão à distâncias longas, onde pular bem do LIMITE é obrigatório se quiser alcançar o outro. Se cair, terá que descer as escadas e refazer tudo denovo. Assim que conseguir resolver o puzzle, desça, atravesse o corredor com as bolas espinhosas com cuidado e abra a porta no final, acima. Antes de entrar, contudo, equipe a Steel Flail.

Ao entrar, saia destruindo todos os blocos de pedra, começando da esquerda e vindo pra direita, pro bloco quadrado poder passar até o outro lado. Assim que terminar, um vaso vai cair do alto, use-o como plataforma para alcançar o bloco e siga até o pilar. Empurre-o para o bloco e dele, pro chão, colocando-o sobre o botão no centro da tela. Pise no botão liberado no alto para apagar mais uma tocha gigante no hall central (4/6). Saia da sala.

Chegando ao corredor, apenas desça. Novamente, estamos em uma daquelas telas em que mal se enxerga Alundra. Siga para esquerda e pise no botão para portinhola de madeira se mover, volte até o corredor acima, passe pelas bolas de espinhos e suba. Passe pela sala maldita dos botões e desça as escadas. Entre na passagem da esquerda e volte tudo até o corredor inicial. Suba até a armadura ali do lado direito e destrua-a: pise no botão e desça. Pule sobre o buraco e saia pela saída mais abaixo.

No baú do lado direito, há um Magic Elixyr, caso precise. Volte ao corredor acima e siga para direita, entrando na porta perto da portinhola de madeira. Ali, mude todos os balões para verde com as flechas, fique do lado direito, encostado onde eles circulam jogando flechas pra baixo, assim fica mais fácil acertar um por um. No baú, há uma Wonder Essence. Volte ao corredor e siga para o hall central (caia no buraco acima e siga pra esquerda).

Faltam duas tochas apenas, parece que estamos nessa dungeon fazem umas dez horas…

Rapidamente: saia pela esquerda do hall central, pela saída abaixo à esquerda da sala de jantar, passe pelo corredor com os monstros, destrua a estátua mais à esquerda e use o baú para subir. Na sala onde fizemos a escadinha de barris, suba, mate todos os inimigos e, no botão acima, fique pulando para que as bolas de espinhos subam (não entre na porta ali). Suba correndo e repita a operação no outro botão, só que, dessa vez, quando chegar no final do corredor, salte pra plataforma flutuante.

No topo da torre, saia pela porta abaixo e suba as escadas até o topo, saltando do lado direito. Caindo sobre o telhado, entre em uma das portinhas e siga para direita. Saindo no outro telhado, desça e entre na porta da direita. Estamos denovo no hall central, mas em um lugar mais alto. Dê a volta na ponte e entre na única saída ali. Use um Spring Bean no pote e suba no telhado novamente. Caia pelo lado direito e entre pela janela. Siga pra direita até a saída do lado direito. No telhado novamente, desça e entre pela porta mais abaixo dessa já visível.

Suba e, no corredor, siga até o fim pela direita e entre na porta ao norte. Suba as escadas até a saída, pise no botão e a PENÚLTIMA tocha será apagada no hall central (5/6). Volte e desça as escadas, seguindo pro corredor abaixo.

Continue descendo e acione a alavanca para abrir a porta abaixo. Chegamos em uma sala parecida com aquela das bolas de espinhos, as quais era preciso ficar pulando nos botões para que elas subissem. Suba pelas escadas (cuidado com os espinhos, os botões aqui desaceleram eles) até alcançar o topo. Dentro da sala com outro maquinário, use o baú para apertar o botão, abrindo a porta abaixo. Suba as escadas à esquerda e pegue uma chave no baú meio escondido. Volte até a sala das bolas de espinhos e entre pela porta por onde chegamos ali.

Suba e dobre à esquerda. No pequeno corredor, desça e saia novamente do castelo. Ao sair, suba e entre na porta que deixamos pra trás outrora. Siga para esquerda, passe pela porta e pise no botão dali. Volte, destranque a porta e entre por ela. Siga para saída da direita, mais embaixo. Pise nos botões da esquerda pra direita rapidamente, até que as grades do alto da tela permaneçam abertas. Volte à sala anterior e siga pela saída de cima. Pise no botão no final para apagar a ÚLTIMA TOCHA GIGANTE DESSA DROGA DE LUGAR! UFA! Para voltar rapidamente ao hall central, volte à sala anterior e caia no buraco, destrua as estátuas abaixo e mate os inimigos, seguindo pela porta que se abrir abaixo. Passe pelos monstros e siga para esquerda, atravesse a biblioteca e aqui estamos!!!!

Antes de seguir adiante, volte à Inoa e salve seu progresso na casa de Jess. Afinal, o que se segue agora não é apenas UMA batalha, mas TRÊS SEGUIDAS! Salvou o game? Dê uma passada na sala do lado de fora da Lake Shrine, do lado esquerdo e recupere as energias também, só então siga em frente no hall central. Não percam, semana que vem, as últimas batalhas de Alundra, na última parte do Clássicos até o Fim: Alundra!

2 comentários

  1. É quase no fim, valeu pela ajuda! Só que nunca mais pretendo jogar de novo, só estou terminando porque já comecei e a história obriga ir até o fim, mas é complicado demais esse game muita dor de cabeça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s