Detonado de Bolso – Final Fantasy VII (PSX/PC) – Parte FINAL: A Decisão na Cratera

A Shinra deixa de existir com seus membros mortos/acabados. Só resta uma coisa a se fazer; simplesmente salvar o Planeta.

Bem-vindos a última parte deste Detonado de Bolso!

Estamos enfim no terceiro dos 3 discos do jogo. Aí você pergunta “porra, fizeram um terceiro disco só pra última quest?!”. Pior que é mais ou menos isso, hehe… mas como todo bom Final Fantasy, a última quest é grande e o final do game é meio que imenso e cheio de CGs poderosas para o PSX, o que justifica.

Mas pra variar temos umas coisinhas a se fazer antes de entrar na cratera.

A gente começa o terceiro disco já com a Highwind pousada sobre a cratera com as escadas pra fora. Não desça, pilote a nave.

  • Coloque Red XIII no grupo e vá para Cosmo Canyon.

Ao chegar lá, o carinha da portaria vai dizer que Bugen não está bem e diz para “Nanaki” ir vê-lo depressa.

Faça isso. Vá até o topo da cidade. Chegando na sala de Bugen, Red vai vê-lo. Cloud e o outro membro deixam eles a sós.

Bugen está mal. Mas ele fala a seu neto a importância de ir junto a Cloud salvar o Planeta.

Lições de um velho guerreiro

Ao final Red se junto ao grupo em volta da fogueira da cidade. Red acredita que seu avô vai apenas fazer uma viagem, e mostra o presente que deixou: a Limited Moon, arma definitiva de Red XIII. Red só achou estranho seu avô ter dado um presente antes da viagem, e não na volta. Mas enfim…

Vamos agora com Vincent no grupo para trás daquela cachoeira em que fomos há duas partes atrás, onde ele encontrou Lucrecia. É logo ali do lado de Cosmo Canyon, se estiver com o Chocobo Dourado, é só chegar.

Chegue próximo a parte mais superior da tela. Vincent encontrará dois itens; a Death Penalty e Chaos, respectivamente sua arma definitiva e seu Limit 4-1.

Presentes deixados por Lucrecia

Nosso próximo destino é mais complexo, mais pelo altíssimo grau de dificuldade. Vamos para a cidade de Kalm, a segunda que visitamos no jogo onde Cloud contou a história dele e tudo mais (próximo a Midgar).

Entre na casa mais a leste da cidade, a que mostra na imagem abaixo.

Suba ao segundo andar e fale com o velho. Ele vai dizer que está prestes a fazer uma viagem mas que precisa de três itens.

Dois dos três itens requerem sua cabeça em troca

O Guidebook nós já temos. Lembra que quando fomos atrás da Huge Materia do fundo do mar conseguimos este item usando Morph no navio da caveira?

Este você trocará pela Underwater Materia. Agora, a Desert Rose se consegue apenas derrotando o temido Ruby Weapon no deserto da Gold Saucer e a Earth Harp se consegue apenas derrotando Emerald Weapon, aquela coisa verde que fica circulando no fundo do mar. Difícil, né?

Bom, vou dar dicas para derrotar os dois monstrengos. A começar com Ruby Weapon.

Só o tamanho dele já assusta

Pré-requisitos essenciais: Seus personagens no maior level possível, 9999 de HP em todos, Summon Hades com 5 estrelas, Phoenix (5 estrelas) combinada a Final Attack, Knight of the Round, Limit Omnislash de Cloud, CURES e BARRIERS de sobra (recomenda-se Regen, Full-Cure e Wall) e se puder, outra Final Attack combinada a uma Materia Life com pelo menos Life2. Considere incluir uma 2x-Cut evoluída para 4x-Cut no seu personagem mais forte que tira 9999 nos ataques normais. Counter Attacks também são deveras úteis.

Hades pode causar paralisia no bicho, o que é pra lá de vantajoso.

Outra dica essencial é entrar com dois personagens mortos na batalha e revivê-los. Por que? Ruby é chato e tem mania de tirar até dois personagens seus da batalha, deixando apenas um lutando. Se entrar com dois mortos, ele não retira nenhum. O resto é rezar mesmo, dizem que ele tem de meio a um milhão de HP.

Acabando com ele você ganha a Desert Rose, que pode ser trocada com o velho por outro Chocobo Dourado (vai dizer, vale muito mais a pena conseguir esse Chocobo cruzando que nem fizemos né?).

Nosso próximo alvo é Emerald Weapon. O gigantão do fundo do mar recebe danos mais facilmente, porém é mais osso duro nos ataques. Ele não possui vulnerabilidade com status negativos como Ruby que pode paralisar com o Hades e ataca com muito mais frequência.

O primeiro passo para enfrentá-lo é equipar a Materia Underwater, recebida do velhinho de Kalm. Sem ela correrá aquele tempo para a batalha.

Ele vai te fazer sofrer mais que o Ruby, mas sua resistência física é bem menor

Para esta batalha recomendo também 9999 de HP para os três carinhas, ataques físicos tirando 9999 de dano, a Summon Knights of the Round em nível master, o Limit Omnislash de Cloud, Counter Attack em nível master, Double-Cut com 4x-Cut no personagem mais forte, Phoenix em nível master combinada a Final Attack, Materia Mime para repetir os combos mais fortes e essenciais Materias de Cura e Barreiras.

É foda mesmo, mas bolando uma boa estratégia, estando em plena forma, é possível sim derrotar estes Weapons e conseguir os presentes com o tio de Kalm;

  • Se você derrotar Ruby Weapon e conseguir a Desert Rose ganha um Chocobo Dourado.
  • Se você derrotar Emerald Weapon e conseguir a Earth Harp ganha uma de cada Master Materia (que nem aquelas que foram originadas das Huge Materias e estão em Cosmo Canyon a sua espera).

Ai moleque, vamos agora ao que interessa! É hora de entrar no vespeiro.

  • Pegue a Highwind e entre na cratera do norte.

Desça as escadas e avance.

Pode ir. Tem volta

Como eu disse na imagem, tem volta mas até um determinado ponto. Não se preocupe que eu aviso quando chegar a última tela no qual a volta para o mapa é possível.

Vamos aos itens da primeira tela:

  • No primeiro baú a vista tem um Save Crystal. Este item é um tipo especial de Save Point onde você pode alocar dentro da cratera (lá em baixo não tem nenhum).

  • No baú de baixo tem um Guard Source.

Nesta primeira tela também temos duas Enemy Skills:

Manipule esse simpático dragãozinho e use seu golpe Dragon Force em quem estiver com a Enemy Skill

E outra:

Manipule esse parasita também; ele tem duas Enemy Skills, a inédita L5 Death e a Magic Breath que já possuímos em outros carnavais

Desça para a próxima tela. Ela é composta de descidas e baús. Vamos ao jogo:

  • Desça primeiro todas as plataformas a direita até chegar no baú com um Guard Source.
  • Desça mais para pegar um Mind Source. Volte ao topo.
  • Desça pela esquerda depois suba a plataforma mais a esquerda para pegar o Power Source no baú. Ande pela direita na mesma plataforma e pegue a Materia HP Absorb que está escondida.
  • Desça duas plataformas para pegar o Elixir.

  • Desça mais para pegar o Magic Source.

Desça para a terceira tela.

Nela, entre na caverna a esquerda. Passe pela gruta da direita dentro dela dando a volta para sair no canto superior direito e pegar um Power Source.

Desça na mesma caverna para pegar um Guard Source que temos acessível.

  • Saindo da caverna e pegando a direita tem um Hero Drink.

Sugiro agora voltar para a caverna e sair dela lá do topo para descer pela parte de fora.

  • Descendo o primeiro degrau você pega um Mind Source.
  • Suba para o degrau acima, dê a volta e caia pela esquerda para entrar na caverna. Lá tem um baú com um Megalixir.

Pegando tudo nesta tela, desça e saia.

Na próxima temos um encontro com a galera toda. A partir daqui estamos meio que no meio do caminho. Também temos agora uma divisão de passagem…

Choose your destiny

Vamos ver o que tem pela esquerda primeiro (dá pra voltar…).

Mais uma vez o caminho se divide

Primeiro vamos por cima…

Paramos numa região alagada que tem um Magic Source no baú do meio e um Remedy no de cima.

Na próxima tela, temos brindes melhores:

  • Na parte de cima temos nossa última Magic Materia, a Shield.

Descendo pela esquerda onde estava a Materia, chegamos onde está o baú mais próximo da entrada que possui um Imperial Guard.

  • No baú acima, ao lado esquerdo de onde estava a Materia, tem um Vaccine.
  • No baú no final da tela tem um Hero Drink.

Avance para a próxima tela.

  • Procure pelas bordas um pontinho rosa. É a Materia W-Magic.
  • Na fonte luminosa tem uma Materia Counter.

Saia pela esquerda. Pegue o Lucky Plus no baú e entre na passagem acima. Pegue a Speed Source e o Turbo Ether nesta tela. Seja ninja e pegue a Materia MegaAll na divisória das plataformas (aquele ponto rosa flutuando).

Aperta o bola na manha

Pegue o X-Potion e  saia por cima.

Na próxima é outra tela de subida com itens como Vaccine Turbo Ether.

Suba novamente, pegue mais itens (X-Potion, Remedy, Elixir).

Por fim, saindo desta tela temos uma divisão de três portas. Tipo a porta dos desesperados do saudoso Serginho Mallandro;

  • A de baixo foi de onde saímos;
  • A do meio dá para o caminho “molhado” novamente, que foi o início do trajeto.
  • A de cima dá para aquela área onde encontramos todo mundo para ver quem ia para tal lado.

Ou seja, quando pegamos o caminho da esquerda no início, fomos pelo de cima e saímos por onde seria o “de baixo”. Interessante, não?

Agora que tal pegarmos o caminho da direita?

Desça a grande plataforma. Chegando na parte de baixo tem uma Mystile e um Elixir.

Nessa região procure por uma batalha contra uma mulher de roupa amarela, aparentemente sedutora. Manipule-a e use em quem estiver com a Materia Enemy Skill, o ataque Angel Whisper.

Nesta mesma região ainda, encontre pelo famoso Marlboro (aquela planta carnívora filha da puta que costuma causar vários status negativos, marco da série Final Fantasy). Seu mais famoso ataque, Bad Breath, também é Enemy Skill. (Obs.: Se não me engano tem Marlboro bem antes, no início do segundo disco naqueles rolos da região de neve, mas acabei não encontrando nessa jornada…).

Ainda, na mesma área temos uma terceira Enemy Skill. Encontre uma espécie de bobo da corte. Manipule-o e use em você o ataque Roulette. Se o surtudo em quem cair for quem tiver a Enemy Skill, o ataque será assimilado.

Desça, pegue o Speed Source no baú e a Tetra Elemental no outro abaixo. Mais acima tem outro com um Megalixir e a direita outro Megalixir.

Saia desta tela. Preparados para o desafio final?

Dê a volta nesta tela e você encontrará Barret e em seguida todos os outros. Fale com todos para ganhar itens (varia conforme o grupo que você montou) e bora nessa.

Só um aviso importante: Esta é sua última chance de sair da cratera e voltar para o mapa. Caso esteja preparado para encerrar o game, desça e escolha a opção “Let’s get going”.

Sua escolha para o caminho que levará a batalha final

Monte seu grupo e esteja equipado com tudo que você tiver de foderoso no seu arsenal de Materias e equipamentos.

A descida é breve, porém perigosa com fortes batalhas

Preparados para conseguir a última Enemy Skill? Na descida você encontrará um inimigo gigante que parece um monstro. Antes de morrer ele usará o golpe Pandora’s Box que completará sua coleção.

Desça tudo até chegar na plataforma maior. Cloud e o grupo param e sentem algo se aproximando. Seu primeiro acerto de contas será contra a mãe do capeta.

A mãe aparece para proteger o ninho

A batalha não é das mais difíceis, você já encarou desafios mais duros. Mas não dê bobeira, eu por exemplo não consegui matá-la com um Omnislash de Cloud (mas consegui derrotar seus dois tentáculos, o que ajudou pra caramba).

Faça o possível para matá-la antes que ela termine a contagem (que iniciará em um momento), ou você irá sofrer com uma magia Ultima.

Matando ela chegou a hora de tirar a cinta. As partes de cratera irão levitar e todos os guerreiros cairão. Cloud vê uma luz que acredita ser a luz da Holy.

Todos acordam em frente a uma espécie de casulo e de dentro sairá o homem de cabelos prateados.

Sephiroth mostra seu verdadeiro poder não deixando ninguém se aproximar dele

Hora de montar seu grupo principal para decidir o destino do planeta. Além dele você poderá montar mais outros 2 grupos com o restante dos guerreiros, mas aconselho a colocar os melhores equipamentos no grupo de Cloud.

A batalha se inicia contra uma falsa forma de Sephiroth, que foi batizada de Bizarro Sephiroth.

Nesta primeira fase da batalha, Sephiroth é subdividido em 5 partes corporais.

Recomendo usar golpes que acertem todas, como Knights of the Round e seus Limits. Cuide de sua defesa como sempre usando Wall e Regen.

Fazendo tudo certo, Bizarro não será um problema. Assim que ele morrer, prepare-se para a verdadeira batalha final contra Sephiroth! “One Winged Angel” começa a tocar e aquele anjo da morte aparece, mais perigoso do que nunca.

Aqui é preciso muito mais cuidado. Shadow Flare é um golpe que nos deu trabalho com outros chefes e ele usa brincando. Prepare o Wall para evitar sua morte.

Em qualquer instante da batalha ele pode subir e ficar inalcançável a seus ataques normais, o que não é tão problema pois você certamente abusará de Summons e Magics.

Seu pior ataque é o Super Nova, que afeta todo o sistema solar e reflete o golpe sobre todos do grupo.

Super Nova é um golpe desesperador no qual alguns planetas são destruídos e o sol aumenta de proporção, causando danos no grupo

Fique ligado, este golpe quase fuzilou meu grupo com Wall e tudo!

No fim das contas, Sephiroth será finalmente derrotado, se desintegrando aos poucos.

Todo o esforço…

…recompensado

Acabou? Todos se convencem que aquele seria o fim e se preparam para sair daquela cratera e continuar suas vidas.

Eis que Cloud começa a passar mal…? Na verdade seu espírito começa a deixar seu corpo e vai de encontro ao de Sephiroth, para evitar que ele vá parar na Lifestream como forma natural do ciclo da vida segundo Bugenhagen.

O espírito começa a sair de Cloud…

…e parte para se encontrar com o de Sephiroth e impedir a catástrofe…

…de que este se funda a Lifestream

O bem e o mal ficam de frente um para o outro e só resta a você apertar BOLA duas vezes e com vontade…

…para por…

…um ponto final…

…na história…

…e se consagrar…

…o VITORIOSO!

É o fim. Mas por questões de spoiler, não vou contar o final, lero-lerooo😀

Espero que vocês tenham gostado de mais este detonado de bolso. Nos vemos na próxima, e continuem acompanhando o sensacional Detonado de Bolso: Super Mario RPG, tudo isso só aqui, no Old Games FTW!

17 comentários

  1. clap clap clap;;;
    Grande detonado, Carnage… Um épico dos 32 bits que valeu cada post, sei que você se divertiu fazendo isso, parabéns!
    E que venha o próximo!

  2. Um jogo realmente fantastico e ao mesmo tempo dificil de finalizar com 100% de aproveitamento. Mas com esse detonado fica muito mais facil. PARABENS!!!

  3. vlw pelo detonado muitoooooooooooo. algumas coisas não consegui fazer tipo rubi e emerad,, mais tenho um save e vo tentar depois vlws msm.

  4. Gostaria de saber o que fazer para sair da cratera. Quando estou voltando naquela parte que ele sobe pela ponta, não está subindo. Isso já aconteceu com alguém, alguém tem alguma sugestão?

    Vlw…

    1. Olá Douglas,
      para sair da cratera, aperte select e veja pelas setas as possibilidades de caminho que o cenário fornece. Seta verde é onde o cloud pode se pendurar e se vermelha é uma entrada/saída para outro lugar. Na cretera existe um ponto onde a volta é impossível, mas antes dele é só fazer o caminho inverso que a Highwind vai estar lá em cima, na parte de fora. Boa sorte

      1. Olá Carnage,

        Muito obrigado pela atenção em responder. Tentei novamente sair da cratera, sem êxito. O personagem não sobe, clico várias vezes no botão e não vai. Comprei o game pela Steam, não sei se é algum tipo de erro do jogo mas realmente não consigo sair. E dessa forma não conseguirei sair para enfrentar ruby e emerald weapon. Fico um pouco frustrado com isso. Mas não deixa de ser um excelente jogo. Mais uma vez obrigado pela atenção.

  5. Amigos boa noite, estonteando problemas com ruby weapon, lv 71, equipado com matérias da instrução, mas todos ataques com cloud fracos, 9999 hp e meu ataque com ultima weapon tira máximo 1000, ataques com mágica tipo última tira 300, se eu ataco as 2 garras dele atrás os ataques são normais 9999, só a ruby que meus ataques enfraquecem, já removi todas matérias, mudei espada, removi acessório, fui até emerald weapon e ataque 9999, mas na ruby não passa de 1000, tow 3 cd. Obg

    1. Berg, o Ruby Weapon tem a vantagem de ter alta resistência a ataques físicos. Uma dica que eu dou é usar a Summon Hades para deixá-lo paralisado por um tempo e daí descer o cacete nele, repetindo a estratégia até ele morrer. Boa sorte

  6. Cara espero que me responda, vamos lá já de começo vou dizer que fiz merda na parte depois da luta contra o diamond wepom. Fiquei sem net em casa e não consegui ler a parte que está bem escrachado “NÃO VOE PARA MIDGAR”. pois bem sem o detonado, que acompanhei desde o início e jogando no meu celular através de emulador, chuta o que que o animal aqui fez? hum hum…. voe para MIDGAR e não fiz os paranaê todo da parte 15 em diante. Ainda estou em Midgar mais depois que vi os trolhões de coisa para fazer Ominslash para pegar, escorre até uma lagrima na alma, no coração e nos zóio. Cara dê uma palavra amiga pra mim pois deu até desanimo de continuar jogando me fala que vou conseguir fazer as paradas todas da parte 15?

  7. Cara espero que me responda, vamos lá já de começo vou dizer que fiz merda na parte depois da luta contra o diamond wepom. Fiquei sem net em casa e não consegui ler a parte que está bem escrachado “NÃO VOE PARA MIDGAR”. pois bem sem o detonado, que acompanhei desde o início e jogando no meu celular através de emulador, chuta o que que o animal aqui fez? hum hum…. voei para MIDGAR e não fiz os paranaê todo da parte 15 em diante. Ainda estou em Midgar mais depois que vi os trolhões de coisa para fazer Ominslash para pegar, escorre até uma lagrima na alma, no coração e nos zóio. Cara dê uma palavra amiga pra mim pois deu até desanimo de continuar jogando me fala que vou conseguir fazer as paradas todas da parte 15?

  8. TOP, o jogo é sensacional, já havia zerado o FF10, que por sinal é um grande jogo também, mas o FF7 superou as minhas expectativas e até mais que o FF10, e o considero uns dos melhores RPG, senão o melhor até hoje. Espero que no PS4 FF7remake seja melhor ainda. Parabéns com este detonado, que abstraiu o máximo de aproveitamento deste jogo.🙂