FTW Challenge: Mega Man 4


Challenge Status: WIN
Tempo de jogo: 1h 13min
Save state: Nenhum
Continue: Necas
Password: Nops
Óbitos: 8
E-Tanks: 3
Controle: Teclado do PC (setinhas + Z e X)
Turbo: Sim

Emulador: FCUEx 2.1.1
Rom: Mega Man 4 (U)
Movie: Mega Man 4 (U).fm2 <- Baixe a gravação do meu jogo e assista no emulador, precisa ter o mesmo emulador e ROM para rodar (6mb).

A primeira diferença brutal que a gente vê nesse Megaman 4 é que agora Meguinha pode carregar o tiro normal, mandando a famosa CUSPARADA VERDE geral. O slide – ou escorregadinha – permanece, o cachorro rush também, e pode se transformar em Jet e Marine, como no Megaman 3. Existem 2 utilitários secretos, o Baloon e o Wire, o primeiro é um balão (dã) que flutua e serve de plataforma, o outro é um gancho que dispara para o teto trazendo Meguinha junto.

Vamos ao jogo!

STAGE 1 >> Homem Anel
Óbitos: zero

Sempre jogo Megaman pela ordem das armas, ou seja, vou matando os inimigos na sequencia das armas que são ponto fraco de cada um. Mas como tem que começar por algum dos 8, vou sempre no Ring ou no Toad, dessa vez vamos de Ring Man, o Homem Anel (ui).

Essa fase é uma espécie de base espacial e é cheia de plataformas que desaparecem gradativamente assim que Meguinha pisa nelas, nada de mais. Logo na primeira parte horizontal encontrei o primeiro Hipopótamo, esse bicho é chato mas enchi ele de PEWs. Tem um par de olhos coberto de anéis que vai aparece no caminho, esse recebe bala no meio dos zóio mas é preciso atirar na hora certa. três cusparadas verdes matam e ele abre passagem.

Depois do segundo Hipo, aparece uma escada bem alta, chamei o cachorro escravo para saltar e subi lá, encontrei pela primeira vez o tal Eddie, a lata de lixo robô que traz itens randômicos pra você em algumas fases. Dei sorte que veio logo um E-Tank… coisa rara!

Depois de uma parte espinhenta, alguns saturninhos e um outro zoiudo, hora de enfrentar o boss.

Boss: Ring Man
Fraqueza: Pharaoh Shot
Get: Ring Boomerang

Basta decorar o padrão do Anelzudo, ele vai atirar um anel (lembre que é um bumerangue, vai e volta pra ele) e salta para atirar outro no alto, aí o primeiro vai voltar e ao mesmo tempo o Aneludo corre pra cima de você, saltar por cima dele, esquivar dos anéis, tudo isso atirando no safado. DEAD!

_____

STAGE 2 >> Homem Sujeira
Óbitos: zero

A fase é um lixão, onde mais viveria o Homem Sujeira? Aqui encontrei alguns velhos amigos, o bicho do escudo voador, que fica pra lá e pre cá, o clássico Hard Hat, ou Metool, o mais simpático dos inimigos, e também aqueles bichos flutuantes que tem uma hélice na cabeça, daí eles perdem a hélice e vem desgovernado pra cima, difíceis de acertar e muito chatos.

A parte do compactador de lixo é bem chatinha, precisa detonar o máximo de lixo possível para abrir passagem e escorregar na hora certa, ainda tem uns Metools atrapalhando.

Boss: Dust Man
Fraqueza: Ring Boomerang
Get: Dust Crusher

Esse é moleza, ele ataca cuspindo um bolo de sujeira compactada da cabeça, basta saltar parado para escapar. Nos intervalos atire o anel nele. Quando ele resolver sugar, basta fugir. DEAD!

______

STAGE 3 >> Homem Crânio
Óbitos: 1 (salto lesado)

Esse estágio parece uma montanha ou um cemitério vertical, sei lá. Alguns inimigos temáticos vão aparcer, e também o famoso esqueleto de capacete, que só é morto com o tiro carregado no verde. Tem uma rota alternativa que leva a um E-Tank, depois é só seguir o caminho normal.

Já no final da fase, eu simplesmente errei um salto da forma mais bizarra possível, o dedo escorregou no botão e o pulo saiu pequenininho, jogando o Meguinha para um abismo sem fundo. Tive que voltar um bom pedaço da fase.

Boss: Skull Man
Fraqueza: Dust Crusher
Get: Skull Barrier

Eu acho Skull man um chefe original, no design, mas o ataque dele é aquele que sempre algum robô usa em todo Megaman, uma barreirinha que fica momentaneamente protegendo de tiros. Use o seu lança-lixo quando ele estiver desprotegido e pronto. DEAD!

_____

STAGE 4 >> Homem Mergulho
Óbitos: 1 (escorregão submarino mal sucedido)

Pense numa coisa que eu detesto, fases sub-aquáticas… Mas como todo Megaman que se preze tem uma, vamos nessa. Aqui eu encontrei os famigerados (porém simpáticos) Metools mergulhadores, piranhas saltadoras, Águas-vivas de metal e a chatíssima Orca fogueteira. Nessa fase encontrei o primeiro acessório escondido, ou arma secreta se preferir, o Wire, que está no fundo do buraco logo depois da segunda Orca.

Boss: Dive Man
Fraqueza: Skull Barrier
Get: Dive Missle

Mergulhão pode ser difícil se quiser, mas usei a arma do esqueleto cabeçudo do jeito certo, saltando alto e tocando as caveirinhas no momento de estática do Dive, essa manobra é perigosa porque o grandão se movimenta rápido imitando um torpedo. DEAD!

_____

STAGE 5 >> Homem Furadeira
Óbitos: 2 (Salto para a morte por falta de luz, Salto curto direto para a fossa)

A fase é em uma mina subterrânea, ou algo do tipo. Logo de cara, aparecem aqueles bichos que odeio, os helicopteros desgovernados from hell, e junto com eles alguns Metools. Alguns espetos aparecem e é preciso saltar com cuidado em algumas partes. Mais à frente encontro um E-Tank numa plataforma bem alta, uma ótima oportunidade de inaugurar meu Wire.

Na última etapa da fase, um corredor com dispensadores de rochas, inimigos voadores e interruptores de luz. Aqui é ótimo usar a Skull Barrier para se defender das rochas e inimigos, mas é essencial saltar no lugar certo para atingir o interruptor e acender a luz, senão é morte.

Boss: Drill Man
Fraqueza: Dive Missle
Get: Drill Bomb & Rush Jet Adaptor

O furão começa se enterrando e fazendo uma aparição surpresa em algum lugar da tela, precisa ficar se movimentando pra lá e pra cá para não ser furado por baixo. O míssel do mergulhão é meio chato de usar, porque ele é teleguiado e o Drill se movimenta muito, o melhor é saltar e atirar. DEAD!

_____

STAGE 6 >> Homem Sapo
Òbitos: 3 (Esqueceu de pular, Empalado por espetos após salto equivocado devido a presença de piranhas assassinas saltadoras, Empalado novemente no mesmo lugar – noob)

Estamos entrando no esgoto, afinal é onde os sapos vivem, certo? A fase começa numa chuva danada, isso me fez perder o passo no começo e cair em um poço sem fundo de cara, depois que entrei no esgoto e matei alguns ratos mecânicos, a coisa melhorou. Logo apareceu um caramujo gigante que atira bombas e ataca com os próprios olhos, PEW neles!

Depois de mais um desses caramujos, uma parte com água rasa, piranhas saltadoras e muitos espetos, em um salto errado bati a cabeça numa plataforma e caí em cheio nos espetos. Morte certa e dolorida.

Boss: Toad Man
Fraqueza: Drill Bomb
Get: Rain Flush & Rush Marine Adaptor

Esse sapulha é o mais inútil dos bosses, as vezes começo o jogo por ele porque o bicho é muito inútil mesmo, não faz nada se você não deixar. Atiro nele sem parar para que ele não ataque, daí a única coisa que ele faz é saltar. Drill Bomb acaba rapidinho com ele. DEAD!

_____

STAGE 7 >> Homem Lâmpada
Óbitos: zero

Agora estou em uma estação de energia, com tótens hostis e gafanhotos mecânicos… vai entender o que se passa na cabeça dos criadores desse troço. Logo no início tem uns inimigos voadores com cara de palhaço que se forem mortos vão apagar a luz, o inimigo que vem em seguida solta bombinhas e alumia tudo de novo, prefiro evitar matar o primeiro. Tem uma escadinha ali que leva a uma vida e um E-Tank, depois voei de volta com o Rush Jet, não quis arriscar morrer de novo nos saltos precisos ali.

Mais uma parte com essas plataformas móveis em forma de U e agora os inimigos apagadores de luz aparecem. Eles são chatos mas prefiro eles vivos, apesar que as plataformas móveis continuam visíveis no escuro. Hora do chefão.

Boss: Bright Man
Fraqueza: Rain Flush
Get: Flash Stopper

Esse carinha é tranquilo usando a chuva ácida do sapo. Basta atirar e fugir dos ataques dele. DEAD!

_____

STAGE 8 >> Homem Faraó
Óbitos: zero

A fase é no deserto com areia movediça constante e uma espécie de base subterrânea – ou seria a entrada de uma pirâmide? Logo no final da primeira parte, uso o Rush Coil para saltar o buraco e seguir para a direita, assim encontro o Baloon, o segundo acessório secreto do game. O estágio é fácil, basta seguir matando tudo e saltando na hora certa na parte dos carrinhos, muitos morcegões aqui mas isso é bom porque pode render vidas extras.

Boss: Pharaoh Man
Fraqueza: Bright Stopper
Get: Pharaoh Shot

Essa luta usando a arma do Homem Lámpada e um controle turbo é uma verdadeira covardia. A arma tem o poder de congelar o chefe e basta você agora ficar parado atirando diretamente no bicho e dá até pra beber um Tang Laranja enaquanto assiste o life dele descer até o zero. DEAD!

_____

Dr. Cossack >> Stage 1
Óbitos: zero

Como sempre começamos do lado de fora do castelo, aqui tem muita neve e molas-malucas. Mais à frente é hora de inaugurar o balão para subir as escadas.

Boss: Mothraya
Fraqueza: Ring Boomerang

Chefe mais que fracote. Atirei algumas vezes no umbigo dele com o anel e pronto. DEAD!

_____

Dr. Cossack >> Stage 2
Óbitos: 1 (Empalado após salto mais que equivocado e aterrisagem pior ainda)

A coisa começa a ficar séria. Tem uma parte onde é obrigatório usar o Rush Jet, dá para saltar dele para pegar as cápsulas de energia que estão pelo caminho.

Boss: Máquina Quadrada
Fraqueza: Dust Crusher

Mais um chefe clássico que se monta na tela, quando as peças vierem devagar é hora de pular dentro e usar as plataformas móveis para alcançar o olho vermelho e mandar bala. DEAD!

_____

Dr. Cossack >> Stage 3
Óbitos: zero

Fase muito fácil e rápida. Aqui a tela vai andando sozinha e vou saltando de plataforma em plataforma, são pouquíssimos inimigos e basta prestar atenção nos saltos para não cair. Na tela com os bichos espinhentos eu usei o balão para passar por cima, e para pegar o E-Tank também usei o balão seguido de escorregadinha.

Boss: Baratas Gêmeas
Fraqueza: Drill Bomb

Aqui é só ter cuidado para não cair das plataformas, atirei certeiro nas baratas e pronto, DEAD!

_____

Dr. Cossack >> Stage 4
Óbitos: zero

Mais uma fase tranquila, até parece brincadeira. Essa tem um caminho alternativo, quebrando a barreira com a Drill Bomb, leva a mais um E-Tank, eu já tenho 9, não tem como acumular mais que isso, também nem precisa. È sempre bom manter as armas carregadas, então sempre que aparecer uma cápusula de arma, veja se não tem alguma precisando e encha.

Boss: Dr. Coça-saco
Fraqueza: Dust Crusher

Resolvi lutar com a armar normal mesmo, o Cossaco é bem fácil, basta fugir das garras da nave dele e mandar bala. DEAD!

Aí aparece o Protoman com a filha do Cossack, Kalinka, que fala que o pai não é mau, só está obedecendo ordens do Wily e blá blá… Wily aparece, chama Protoman de traidor e promete “quebrar” Megaman, Anderson Silva style.

Vamos ao clássico castelo Caveirão, que não poderia ficar de fora.

_____

Wily >> Stage 1
Óbitos: zero

A fase começa no banheiro do castelo, os azulejos entregam. Eu logo percebi que esse é o lar dos Metools, só tem esse inimigo na fase, de todos os tipos. Só pra não dizer que o Rush Marine não serve pra nada, usei ele um pouquinho na parte submarina da fase, até que é útil. Depois tem uma parte com aqueles blocos TZOIN que aparecem em sequencia, outro item que não pode faltar em um Megaman.

Boss: Papai Metool
Fraqueza: Ring Boomerang

Uma fase só de Metools, nada mais óbvio que o chefe seja um Metool gigante, não é. Esse é chatinho e pode complicar, mas basta atacar quando

ele abre – lógico – e mandar a velha escorregadinha por baixo quando ele salta, se conseguir saltar antes dele cair no chão é bom também, evita de ficar imóvel por algum momento enquanto os filhotes caem.

_____

Wily >> Stage 2
Óbitos: zero

Outro trecho de fase bem facinho e linear, só precisei ter cuidado com alguns espetos e saltos precisos, o resto é moleza. Tem uma parte com uma escada distante acima de um abismo, eu usei os balões que é mais seguro que o cachorro jet.

Boss: Octopus Furnace
Fraqueza: Ring Boomerang

O anelzinho mais uma vez é bom, mas resolvi ir na raça de Mega Buster mesmo. Resultado, apanhei muito e precisei usar um E-Tank para não morrer. O mais difícil desse boss é acertar nele, principalmente com a arma normal, o anel ainda passa por dentro e pode acertar na ida ou na volta, já a arma normal precisa ser bem mirada para atingir o meio da testa do bichão. DEAD!

_____

Wily >> Stage 3
Óbitos: zero

Fase final? Aqui eu encontrei os 8 robôs de novo, um momento clássico de todo Megaman. Agora que tenho todas as armas, a ordem para matar não importa.

Boss: Dr. Wily Machine 4
Fraqueza: Ring Boomerang (fase 1), Drill Bomb (fase 2)

Bicho chato esse, precisei de mais dois E-Tanks. A primeira fase é a “mascara” da nave dele, ele atira bolotas e fica flutuando de tras para frente, precisa saltar e atirar à vontade. Na segunda fase ele tem um ponto fraco lá no meio da testa, agora os tiros devem ser bem precisos, é soltar o verdão no ponto mais alto do salto, ou usar Drill Bombs e explodir ela (apertando B de novo) quando estiver perto do ponto verde. DEAD!

_____

Wily >> Stage 4
Óbitos: zero

Agora é só encarar o último chefe pra valer.

Boss: Wily na Cápsula
Fraqueza: Pharaoh Shot

A arma do faraó é a única que carrega, além da arma normal, e o legal é que quando carregada, Meguinha rosa fica com uma bolota na cabeça, que basta tocar essa bola no inimigo para dar o dano. A batalha contra o último Wily é simples, ele vai aparecer em algum ponto da tela aleatoriamente, basta observar onde ele aparece quando a tela pisca e mandar ver o tiro. DEAD!

Pronto, fim de jogo. Megaman 4 detonado em 1h e 13, se eu não morresse tanto seria menos de 1 hora. Valeu o desafio e espero os próximos.

3 comentários

  1. Adoro Megaman 4. Jogo ele no Megaman Anniversary Collection do PS2, que tem os 8 primeiros jogos da série.

    Não entendo porque tanta gente o considera como o jogo que levou a série a perder a qualidade. Particularmente é um dos meus favoritos. Cusparada verde FTW.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s