FTW Challenge – Mega Man

Challenge Status: WIN

Eis eu aqui novamente, compartilhando minha experiência com este clássico de dificuldade extrema e caixa de extremo mau gosto. Ow puta que pariu, o desenhista dessa capa deve estar desempregado até hoje!

Apesar de termos no próprio blog um Duplatonado do game feito pelo Matt e Cosmão, eu não estou usufruindo dele para o desafio ficar mais interessante. É sério, não sabia ou lembrava qual arma se usa para acabar com tal chefe então matei quase todos com a arminha normal.

Como os Mega Man iniciais temos a temida tela de stages já de cara:

BWAHAHAHAHA!

Como já disse, não sei a ordem dos chefes para se aproveitar dos pontos fracos então a partir do Cutman decidi seguir os stages no sentido horário. Loucura? Não, os chefes do primeiro Mega Man não exigem grandes estratégias. Praticamente agilidade.

Então estamos no stage do Cutman.

O início da fase é até tranquilo. Os canhões espalhados que atiram de cima para baixo podem encher um pouco o saco, mas nada que um pouco de lógico para se desviar das balas não resolva.

É pipoco pra todo lado mas tá tranquilo…

Aí mais lá pra cima a dificuldade continua de boa na lagoa. Tem uma hora que aparecem uns TROÇOS que se movimentam em um sentido de uma parede para outra e que exigem paciência, principalmente porque só dá para tirar dano deles enquanto estão em movimento. Filha da putice básica da série.

Tá, a chatice aumentou quase nada. Vamo que vamo…

Depois chega-se ao topo e desce do outro lado. No nível abaixo, antes da sala do chefe, tem aquele robô filho da puta que tem 1 milhão de HP

Eu sempre esbarro e perco energia nesse viado

Enfim chegamos ao chefe. Cutman como os outros requer agilidade. É desvio das tesouras dele e chumbo.

Morri uma vez por descuido mas na segunda já era pra ele

Beleza, um a menos. Agora é a vez do bombadinho do GUTSMAN.

De cara temos uma grande filha da putice; as plataformas que se articulam.

Morri aqui😐

Propositalmente provoquei um “game over” no início da fase pois morri duas vezes nas plataformas. Voltei com o número de vidas inicial.

Um pouco depois das plataformas tem os “picaretaman” que deram algum trabalho, mas nada a se preocupar tanto.

Inimigos chatos com bastante vida…

Ao chegar na parte que cai algumas telas, armadilha; uma das plataformas dá para espetos mortais.

Quase heim! Ainda ganhei uma vida extra na plataforma abaixo

Ao chegar lá embaixo teve outro robô daqueles putos de 1 milhão de HP. Chato pra cacete.

E num piscar de olhos estamos no chefe.

O bombado é bem fácil. Causa mais terremoto do que ataca.

Foi de primeira

A próxima fase é a unica que eu lembro perfeitamente de experiências anteriores. Até a música dela. Acabo de me preparar para um dos momentos mais chatos da série. Enfim, fase do Iceman.

O atrito com as plataformas de gelo é sinônimo de perigo na série Mega Man. Um deslize extra e corro o risco de cair em espetos e ir pro saco.

O bagulho já começa a ficar chatinho quando entra na água. Os inimigos bomba e o maldito treco que se movimenta rápido em nossa direção são um pouco pé-no-saco, mas o pior está por vir.

Todos contra Mega Man

Saímos da água e caindo do outro lado, chegamos enfim ao teste de paciência supremo dos games; as malditas partes das plataformas quadradas alternadas. É, nos anos 80 os caras não tinham muita piedade da gente mesmo.

Então, hora de desistir do challenge?

A primeira tela foi após umas 4 tentativas. A próxima é ainda mais chata por ter mais plataformas.

A vantagem aqui é que tem uma plataforma segura para esperar

O pior é que depois desta parte tem uma difícil e também bastante chata. Plataformas voadoras que atiram.

Um tiro = uma queda = uma morte

Ganhei outro game over nessa parte depois de tudo isso. PORRA FASE FILHA DUMA PUTA!!

Um meio século depois (porém sem mais game overs) passo dessa parte das plataformas voadoras. O game tenta chantagear a gente com vários presentinhos como uma vida extra e várias energias pequenas. Tudo isso claro, se conseguir pegar.

E no fim da fase tem outro robô de 1 milhão de HP só pra torrar mais nosso saco e enfim o chefe.

Apelão filho da puta

Ele te mata só com 3 acertos. Quem mandou eu encarar todos os chefes com a arma normal? Após n*x game overs passei do stage.

Agora vamos encarar Bombman. Não, não o Bomberman.

O começo da fase foi bem tranquilo. Já na primeira subida levei alguns tiros que me fizeram perder um pouco da paciência, mas a energia que tem na tela recuperou tudim. O saco foi ficar caindo na tela anterior o tempo todo.

Mais um momento no qual a impaciência reina

Depois disso uma parte que pode-se dizer que foi chatinha foi a dos “bullet bill” que explodem.

A imagem parece inofensiva mas essas bombas são chatas e voam em zigue-zague

Pouco depois chegamos no chefe bombado.

Tranquilo, só precisou agilidade. Tipo o Cutman

Fase tranquila, sem game over.

Beleza? Vamos para o stage do Fireman.

Já de cara duas coisas me incomodaram; o cenário tem cores QUENTES (tá, confesso, isso foi frescura) e as boas-vindas pareceram bem calorosas.

Mas nenhuma dessas tranqueiras me acertou 1 tirinho

Depois teve muito fogo pra pouca dificuldade. A fase se mantém controlada até uma boa parte.

Depois umas torrentes difíceis de se desviar pode-se dizer que deu algum trabalho.

É, mais ou menos, tá ligado?

O problema é que os desenvolvedores acharam que essa fase seria desafiadora demais e encheram ela de energia para catar. Em dois tempos estamos no chefe…

Porra screenshot de bosta

Bom, pela histórica lógica da série, usei a arma do Iceman para derrotar ele mas como não fui com a vida cheia, quase morri. Não morri em momento algum nesta fase, o que me diz que é uma boa candidata a ser a primeira a se enfrentar quando for jogar o game novamente.

Agora só nos restou a fase do Elecman.

Mas ah, de novo temos trabalho já na primeira tela…

Esse bagulho que fica rápido é um dos inimigos mais chatos do jogo

Depois numa subida temos mais armadilhas chatas.

Tá e na bundinha não vai nada

Como eu apanhei bastante aí e tava com 00 vidas, me suicidei para rejogar o stage.

Depois passando por tudo de novo, me deparei com outra surpresa. Lembra as plataformas que somem que tem na fase do Iceman? ¬¬

Tudo bem, aqui é mais fácil. Mas se cair vai ter que subir esta merda tooooda novamente!

Deu um game over e comecei tudo novamente, mas preparado. Fui até um bom pedaço quando avistei um item que não me era estranho:

Lembrei de jogatinas anteriores que precisava disso

Usei a roupa vermelha, tirei os blocos e peguei. É o treco que faz o Mega Man criar plataformas, é preciso usar isto nas etapas finais do game. Então aproveitando a viagem…

O porra! No final da fase aquele robô chato me matou😐

Mas depois fui para o chefe.

Eu to piscando na tela

Porra por um descuido o filho da puta me matou e tiver que começar a fase toda novamente.

Testando todas as armas descobri que a do Cutman acabava com ele fácil e foi.

Agora começa a pesada etapa final do game, rumo ao dr. Willy. E aí, será que vai rolar o tão desejado WIN?

Dr. WINly

Já de cara a fase me vem com robôs pula-pula de 1 milhão de HP que aparecem antes dos chefes. Obrigado filho da puta.

Brigadúuu!

Segue a fase, bastante cruel por sinal.

Partezinha filha da puta também

Depois disso temos que usar a arma de criar plataformas para subir lá no alto, onde está o malditíssimo primeiro chefe da etapa final.

Já chega querendo fuder

Lembro que uma vez um colega me deu a dica de que a arma para acabar com ele é a elétrica. Mas não foi fácil.

Depois de apanhar bastante, finalmente consegui!

Toma seu merda

A segunda fase começa tensa (pra variar…) pois os bichos vem querendo te derrubar do alto da plataforma.

Putz

Passando dessa área continuou a putaria. Olha quem voltou…

Tu de novo?!

Depois mais pra frente voltou o Elecman. E passando mais um bom trabalho, me vem uma surpresa.

Que?! Um CRONE?!

Após algumas partidas descobri que o ponto fraco dele é a arma do fogo. Menos uma fase da etapa final.

Bora pra terceira (a partir daqui é tudo inédito pra mim).

A fase tava mais ou menos de dificuldade. Uma hora uma torrente de água carregou o Mega Man até uma sala onde tinha um chefe bizarro que demorei para sacar como se tirava dano.

Porra aparece logo Wily

Sei lá, foi só derrotar eles normal que de uma maneira bizarra iam aparecendo outros e outros. Só que os ultimos vieram mais RÁPIDOS, aí dificultou. Usei a roupa elétrica e quebrei os tijolos em volta, deixando só o do meio pra servir de plataforma caso precise.

Mas mesmo assim como foi a primeira vez que enfrentei essas máquinas apanhei pra caramba. Descobri um jeito melhor, de ficar no canto esquerdo e esperar para atirar neles de frente.

Nisso vou parar na que eu acredito ser a última fase do game!

Ela começa querendo assustar, com os carinhas verdes que aparecem atirando raio.

Foi difícil quando surgiu plataformas articuladas. Morri por puro descuido…

Ui!

Bom, morri várias vezes mas aí vai minhas artimanhas para passar dela depois de várias tentativas:

  • Usei a arma do Gutsman para retirar um dos tres blocos gigantes que estavam bloqueando o caminho.
  • Usei a arma do Cutman para destruir os disparadores.
  • Usei o criador de plataformas para passar com mais facilidade da parte da imagem, que veio em seguida.

Depois vieram 4 chefes do game:

  • Contra o Bombman, usei a arma de Fireman.
  • Contra o Fireman, usei a arma do Iceman.
  • Contra o Iceman, usei a arma do Elecman.
  • Contra o Elecman usei a arma do Bombman.

Tudo isso por tentativa/erro pois acredite ou não, não utilizei nenhum detonado, nem o do próprio blog.

E então, uma porta…

A porta

E o que tinha alem dela? Sim, o poderoso chefão! Dr Wily finalmente dá as caras…

Viado enrolado afeminado

A primeira parte da batalha é fácil. Após destruir a proteção, Wily se revela. Aí complica um pouco porque a porra do tiro dele vai em zigue-zague.

DEPOIS DE ALGUM MOMENTO DESCOBRI O TRUQUE; A máquina “capada” é altamente vulnerável ao tiro de fogo e com o dr Wily, a manha era ficar o mais próximo da máquina possível e usar a arma do Cutman.

Chupa que a soca tá bem madurinha

Resumindo o desafio; Joguei na dificuldade normal (acho que não tem outra), achei o jogo bastante difícil, não usei detonado nem consultei nada, algumas coisas já sabia de outras viagens, joguei em emulador (RockNESX), usei save states apenas na tela de seleção de fases e na tela de “game over” (válido se considerar que poderia deixar o computador ligado com o emulador parado que daria no mesmo) e foi. Missão cumprida!

Ó aí ó, o Mega Man sem capacete…

6 comentários

  1. Max, gostei do seu detonado. acho que vou usa-lo nesse sábado que estou de folga. e não se acanhe porque usou save sates, nós não temos mais temos para passar duma fase várias vezes. eu mesmo o usei as vezes. e parabéns por ter conseguido.

    é a ferro e fogo…Mega Man!

    essa música é tão brega….mas é legal

  2. O Mega Man sem capacete é mesmo o Astro Boy.. putz! Altos challenges, parabéns por detonar na raça! Mesmo salvando antes das fases, como tem continue infinito dá no mesmo. Uma dica que dou é congelar os robozões cheios de HP (eu chamo de robô ferro de passar) na hora que ele pula alto, aí é só seguir seu caminho por baixo dele
    Já ansioso pelo próximo challenge! hehehe

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