Detonado de Bolso – Super Mario RPG (SNES) – Parte Final: A Revolta das Máquinas

Enfim chegamos ao fim dessa incrível e maluca aventura, agora é hora de encarar a fábrica dos brinquedos do mal e acabar de vez com o inimigo mais bizarro de todos os jogos do Mario.

Muita coisa esquisita e ambientes sombrios após o break.

029. Fábrica (Factory)

Quem iria imaginar que o estágio final fosse uma fábrica? Essa é a fábrica do Smithy, o chefe bizarro que a gente vai encontrar em breve. Esse vovô maluco constrói armas e inimigos para dominar (ou seria acabar) o mundo.

A galera é engolida pelo espadão e aterriza em um ambiente enevoado, sombrio e fedorento (pelo menos imagino que lá fede pra caramba). Geno logo saca que se trata de uma passagem entre os dois mundos, e se essa passagem não for fechada, os monstros não vão parar de invadir o pacífico Reino dos Cogumelos e redondezas.

É o último estágio! Você pode voltar quando quiser usando o trampolim, mas vamos em frente. Salte e vá girando as porcas para atravessar as pontes parafusadas e siga seu caminho. Aqui é um ótimo lugar para subir o Level dos personagens, mas lembre-se que o máximo é 30, então não precisa ficar tentando subir para 31.

Baú Escondido (39/39)
Item: Cogumelo

O último baú secreto está bem ao lado do primeiro save point, basta saltar no ponto certo e pronto, você catou todos os baús escondidos do game.

Mais adiante você encontra uma arma, o “Ultra Hammer”, mas nada é mais poderoso do que a Lazy Shell, que você já está equipado. Então pode ignorar esse martelo ultrapassado.

Chefe: Count Down

Para um sub-chefe, esse despertador pode ser um problemão. A estratégia é usar mágicas que atingem todos os inimigos, para acabar logo com os sinos na cabeça dele, cada horário que ele marca acontece um ataque diferente, e às 6 horas ele recarrega HP, as magias dele são muito fortes e ocasionalmente um dos seus amigos vai morrer, é importante manter a Princesa viva para curar e ressuscitar.  Depois de detonar os sinos, Lazy Shell na cara dele e pronto.

A próxima área é cheia de esteiras rolantes e muitos inimigos antigos vão aparecer novamente, em uma versão “mal acabada” e mais fraquinha, mais um ótimo ponto para se encher de EXP, se precisar.

Você vai re-encontrar clones dos Axem Rangers,  Mack e seus capangas, Boomer e Yaridovich, Eles podem ser um pé no saco se você não está afim de lutar, então é bom ser rápido na hora de escalar as esteiras.

Chefe: Earth Link

Mais um par de palhaços para você dar conta. Domino usa praticamente apenas a Endobolha, que enfraquece um personagem mas não causa dano. O outro carinha usa ataques físicos, podem ser defendidos. Ataque primeiro Domino, o mágico (roxo),  ele tem menos HP. Depois de derrotado, o ouro vai entrar em uma espécie de máquina serpente e usa ataques mais poderosos, acabe com ele com mágica, o Super Flame de Mario é super eficiente.

Agora chegou a hora de entrar de fato na Fábrica.

Antes de chegar ao Smithy, você vai enfrentar alguns mini-chefes, são os gerentes e supervisores da fábrica, com seus martelos treinados. Nada difícil de passar, um treinamento para o verdadeiro Boss daqui a pouco.

Toad aparece de surpresa para vender alguns itens de última hora, se precisar, adquira cogumelões e ressuscitadores.

Chefe: Gunyolk

Essa máquina esquisita é o último sub-chefe antes do grandão final. Aqui o mais importante é ficar vivo, os ataques da máquina são arrasadores. Então capriche na cura com a Princesa, fique vivo e ataque com suas melhores armas.

Quando estiver pronto para zerar a parada, pise no botão verde.

Chefe: Smithy

Papai Noel, monstro polvo dos Piratas do Caribe, ninguém sabe onde foi inspirada essa criatura, mas esse velho mal humorado é o responsável por gerar os monstros e armas que estão aterrorizando geral.

Uma boa estratégia é colocar na princesa a armadura Lazy Shell, porque é MUITO resistente a todo tipo de ataque, e você vai querer a Princesa viva o tempo todo, acredite. Smithy vai ficar criando monstros com o material que sai da máquina dourada, então trate de atacar pesado essa boca de esgoto.

Depois basta fuzilar Smithy com ataques normais e manter-se vivo, importante isso né? Nem precisa falar.

Chefe: Smithy (forma verdadeira)

Termina a história com o velho e ele se irrita de verdade, destrói a fábrica e mostra sua verdadeira face… seria melhor ficar vestido de noel mesmo.

Essa criatura pra lá de bizarra tem humildes 8000 de HP e várias “cabeças” que rendem ataques diferentes. A cabeça mais vulnerável é a cabeça do bruxo, mas em compensação é a que tem as magias mais poderosas. Use TODOS os itens que você tiver, pode abusar das Kerokero Colas, Essências Vermelhas, Pedras Doces e tudo mais, afinal você vai acabar o game e não precisará mais de nada.

Ataque primeiro o corpo dele para que ele fique paralisado, assim você evita sofrer alguns ataques físicos bem fortes. Abuse do ataque do Mario com a Lazy Shell e mantenha a Princesa viva curando sempre, também ela pode turbinar a galera com os itens se todos estiverem com HP cheio.

Depois de alguns minutos de luta, é o fim.

As 7 estrelinhas estão reunidas e Geno volta ao céu para consertar a bagunça, deixando o boneco de pano para trás.

E todos viveram felizes para sempre… ou até Bowser raptar a princesa outra vez.

Obrigado a todos que acompanharam esse Detonado de Bolso e espero em breve começar mais uma aventura.

Até a próxima!

Anúncios

21 comentários

  1. MATT# por favor , landa agora o detonado do chrono tiger do snes , cara ta complicado termina ele sem detonado !!!!

  2. Adoro esse site, sera que posso ser da equipe?
    Estou fazendo um Super Mario RPG em português com mais recursos, cada integrante da equipe começa com uma arma, ainda irei ver.

  3. Tipo de jogo que quando acaba te bate aquele sentimento de: poxa vida, acabou =/ , posso até jogar outros jogos tão bons quanto esse, mas nunca melhor.

    Jogo magnífico, é muito nostálgico voltar a jogar, mas a sensação da primeira vez que jogamos nunca mais será re-experimentada.

  4. Cara parabéns!
    Nessa última fase eu parei de jogar!
    Eu não queria zerar!!
    Pow mais amanhã término!
    Muito obg por ajudar nas dificuldades do jogo!
    Add ai Facebook cara!
    Phelipe Allandson.

    Obg msm cara!

  5. Já curti esse jogo quando foi laçado, e serei ele. Confesso que com um pouco de dificuldades.
    Mas agora depois de dezessete (17) anos comprei um cartucho (paguei o olho da cara) e com a ajuda desse poster fica muito fácil !! Mas Super Mario rpg ainda continua sendo um dos jogo mais legais que já joguei eté hoje!!! Valeu…

  6. Excelente tutorial!

    Já havia “zerado” esse game várias vezes e eu sempre acabo esquecendo alguma coisa. Recorri ao seu tutorial para ver a última música, já que não estava com saco de fazer na tentativa e erro, mas eu percebi que no tutorial você numera os baús escondidos.. não sabia que haviam 39 e é essa a minha dúvida; eu acompanhei a partir da parte 10 e percebi (ou não achei) que você não mostra onde está o último baú escondido. Se puder ajudar com mais essa dúvida eu agradeço.

    Na vila monstro, na casa do prefeito, subindo as escadas, o baú fala quantos baús escondidos ainda restam serem pegos.

    Uma curiosidade minha é saber se você conseguiu matar o Culex… eu nunca retorno posteriormente para tentar. Se já matou, qual item ele fornece?

    Parabéns pelo tutorial. Pena que a nova geração não quer saber dos jogos mais antigos. Não sabem o que estão perdendo.

    Abraço!!

    1. Obrigado, Moacir. Se vencer o Culex, você recebe o Quartz Charm, um acessório que simplesmente aumenta 50% do ataque e da defesa de quem o usar, agora o cara é osso duro!

      1. Agradeço a resposta Matt… porém você não respondeu sobre os baús =) são 39 no total?? E se for, onde esta o 39º?

        Abraço!!

  7. ei cara e aquele monstro que vc disse que iriamos dexar pra depois, ele é ate opcional e fica la na vila dos monstros.

  8. Se alguém for matar Culex, não gaste suas pedras doces aí (na verdade nem gasto um item com Smithy, ele não é tão difícil, level 20 no mínimo está bom). Quando ele invocar os cristais (cortesia de FFIV) USE TODAS AS PEDRAS DOCES QUE TIVER, já ajuda muito, e provavelmente matará o cristal do vento, depois mate na ordem FOGO (tem a magia mais forte do jogo, Corona), VENTO(se tiver vivo(transforma vc em cogumelo),ÁGUA (segundo q morre mais rápido) e depois TERRA(mais fraco, porém mais resistente), depois disso Culex ta ferrado, praticamente.

  9. E se quiserem pegar pedras doces, vão na fábrica, na tela que cai infinitamente Yaridovichs, mate eles, na segunda ou terceira vez eles dropam a pedra.

  10. Eu ja zerei esse jogo três veses uma quando eu n sabia meio que joga e apelava pra caramba no save state a segunda eu zerei sem o detonado e sem usar save state mas ai eu percebi q eu tinha q terminar o jogo por completo ai eu fui olhar o detonado e comecei a jogar denovo e peguei todos os 39 baus secretos, peguei as armas secretas e derrotei o Culex q ate q eu vi o esse detonado eu n sabia q existia pra derrotar ele vc equipa o casco gordo na princesa e bota ela e o Geno na equipe e também equipa o casco gordo a arma no Mario ai vc equipa neles seus melhores acessorios a princesa vai ser quase q invencivel dai vc pode deixar o Mario e o Geno morrerem e espera o fp dos cristais e do Culex acabarem menos o vermelho q eu acho q é infinito ai vc ressucita os dois e mata geral com o golpe psy bomba da princesa e a luz mortal do Geno o Mario de ataques normais com o casco gordo com o kaio ken do Geno ai vc vai vencer eu botei o nome dos golpes em portugues pq eu tava usando uma rom traduzida

      1. É um recurso q tem no emulador que vc salva a qualquer momento sem precisar pular naquela estrela pra salvar normalmente, salva até no meio da batalha