Os Jogos que Nunca Cruzaram o Oceano – Edição 16 Bits – Parte 2

Continuando nossa lista, eis a parte 2 do especial, com mais alguns jogos exclusivos do Japão que, se não fossem por alguns tradutores, jamais poderíamos experimentar…


#6 – Chaos Seed
Chaos Seed
Status: Only Japan
Sistema: Super NES

Talvez um dos jogos mais cobiçados do Super NES desse lado do mundo, Chaos Seed nunca recebeu sequer um patch de tradução, não pelo menos até agora. O game é um dungeon crawler com um visual muito bonito, uma animação fluente dos personagens e muitos puzzles para resolver.

Pelo que descobri do jogo, é possível você recrutar inimigos para que lutem ao seu lado, numa espécie de criação de monstros aliados. Uma pena ainda ser praticamente impossível aproveitá-lo totalmente.

#7 – Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken
Magical Hat Adventure
Status: Only Japan
Sistema: Mega Drive

Magical Hat é um sólido jogo de plataforma onde controlamos um garotinho perdido em diversas ilhas, onde o objetivo, além de se manter vivo, é destruir os inimigos, seja no pisão ou usando uma espécie de ovo. Na verdade, Magical Hat recebeu uma versão americana, mas com outro nome, outro personagem, outros inimigos e outro tema gráfico, ou seja: É PRATICAMENTE UM NOVO JOGO!

O game em questão é o conhecido Decap Attack, lançado para Mega Drive em 1991. Além dele, outros jogos foram inspirados na mesma mecânica, como Psycho Fox para Master System e Kid Kool, para Nintendinho.

#8 – Torneco no Daibouken – Fushigi no Dungeon
Taloon’s Great Adventure
Status: Patch Disponível
Sistema: Super NES

Eis um game curioso com uma história mais curiosa ainda. Torneco é um side-story de Dragon Quest IV, que saiu exclusivamente no Japão e nunca foi lançado oficialmente nos EUA. Acontece que, sua segunda versão, Torneco no Daibouken 2, saiu nos EUA com um certo atraso, para Playstation. Então, a cena de tradução resolveu localizar o primeiro game também e lançou um patch.

O jogo é praticamente um dungeon explorer cheio de corredores, inimigos e itens para pegar. Seu personagem equipa os mais diversos armamentos e escudos, além de evoluir e contar com um mapa que vai se abrindo conforme o avanço.

#9 – Panorama Cotton
Panorama Cotton
Status: Only Japan
Sistema: Mega Drive

Tido como uma das maiores raridades do Mega Drive (lendas dizem que apenas 5 mil cópias foram fabricadas), Panorama Cotton é mais um game restrito ao idioma japonês. Apesar do idioma não contar muito em jogos como esse, pra quem deseja entender alguma coisa vai certamente ficar boiando quanto ao enredo. A mecânica é a mesma de Space Harrier, After Burner e tantos outros do estilo: atire em tudo que vier em sua direção.

O jogo representa fielmente a série shooter horizontal num plano 3D, com inimigos bizarros, bruxinhas voadoras e outras coisas da série Cotton, além de ter gráficos realmente bem bonitos no Mega.

#10 – Aretha II
Aretha II
Status: Only Japan 
Sistema: Super NES

Em vias de fato do patch de tradução, tanto o primeiro quanto esse segundo são RPGs clássicos voltados para os combates em turno. O jogo lembra bastante Dragon Quest em quase tudo, desde os vilarejos até a tela de batalha, com inimigos grandes na tela e personagens diminutos.

O visual é bacana e ambos os jogos parecem ter uma ótima qualidade , uma pena ainda não existir o patch.

Na próxima semana que volto apresentando mais 5 jogos obscuros desse lado do mundo! Até lá!

3 comentários

  1. Legal, me interessei muito pelo Chaos Seed, é o tipo de jogo que eu jogaria até o fim, e essa história de recrutar inimigos só pode dar certo.

  2. Tem muitos jogos japoneses que estão na lista dos meus favoritos, embora só consegui jogá-los com tradução.

    Só de Snes eu consigo lembrar do Rudra No Hihou (Treasure of the Rudras) que pra mim é um dos melhores RPGs do console, e o Bahamut Lagoon que tem gráficos e trilha sonora de causar inveja.

    Clock Tower, o primeiro, não tenho certeza se a versão PSX foi lançada na America. Tem também o Whirlo, mas esse teve versão européia, então…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s