Os Jogos que Nunca Cruzaram o Oceano – Edição 16 Bits – Parte FINAL

A última parte do especial inclui alguns jogos curiosos, principalmente no Super NES, além um beat’em up de Mega que merecia uma versão ocidental. Com vocês, a terceira parte dos Jogos que Nunca Cruzaram o Oceano – Versão 16 Bits!


#11 – Ys V – Ushinawareta Suna no Miyako
Y’s V – Kefin, Lost City of Sand
Status: Only Japan
Sistema: Super NES

Y’s é uma série que, na época dos 16 bits, era praticamente exclusiva ao território japonês. A única excessão, talvez, fosse Y’s III, que saiu até pro Mega Drive. Y’s V é o jogo da série que mais se assemelha a Zelda, tanto na mecânica quanto no visual. Adol dessa vez, além de atacar com sua espada, pode saltar, o que aumenta muito a gama de movimentos durante o jogo.

Infelizmente, ainda não dá pra aproveitar muita coisa, pois está tudo em japonês e jogos como esse fica difícil progredir sem entender nada.

#12 – Yang Jia Jiang – Yang Warrior Family
Yang Warrior Family
Status: Only China
Sistema: Mega Drive

Um beat’em up bacana e exclusivo da China…. Tá certo, jamais poderia ser colocado lado a lado com um Streets of Rage, por exemplo, mas os caras foram ousados pra caralho quando conceberam o game. Escolhendo entre 4 guerreiros (um deles é uma mulher), o game te coloca em vilarejos, cavernas, cidades e todo tipo de locação para bater e espancar os meliantes samurais, ninjas, etc.

O game tem uma movimentação duríssima, é estranho combear, mas, misteriosamente, o jogo é legal. Lembra vagamente um Golden Axe chinês, na melhor das hipóteses.

#13 – Super Famicom Wars
Super Famicom Wars
Status: Only Japan
Sistema: Super NES

Sequência do saudoso Famicom Wars (que, um dia, iria gerar os ótimos Advance Wars do Game Boy Advanced), essa versão do SNES nunca foi lançada fora do continente japonês.

O jogo contém, além de 15 novos estágios, todas as batalhas do original do NES refeitas com novos gráficos, o que torna um pecado não existir nenhum patch de tradução pra ele ainda…

#14 – Shui Hu – Feng Yun Zhuan
Beneath the Clouds
Status: Only China
Sistema: Mega Drive

Mais um beat’em up bacanudo pro Mega, dessa vez muito melhor que o já citado Yang Warrior Family. Isso porque esse game permite combos melhores, tem um visual mais definido e inimigos mais variados, além de magias que devastam a tela toda. Lembra demais Golden Axe, tanto no estilo da pancadaria, mais lento e cadenciado, como no uso de magias.

Ambientado na China (óbviamente), o game tem fases variadas desde planícies até navios piratas e cidades.

#15 – Verytex
Verytex
Status: Only Japan
Sistema: Mega Drive

Um shooter de responsa que, até agora, ninguém entendeu porque nunca veio pra esse lado do mundo. O idioma pouco importa, mas o lance mesmo fica por conta do cartucho, quem coleciona teria que apelar para importação, no caso.

E o game é bastante competente, principalmente nas músicas, belíssimas composições. No âmbito geral, Verytex lembra bastante Truxton com uns toques de Astro Warrior.

4 comentários

  1. Conheci Famicom Wars depois do GBAdvance, muito legal a versão do portátil, mas esse do NES é terrível de jogar…
    Curti muito a série, Cosmo, espero novos especiais em breve😀

  2. acabei de terminar o Ying Yang Family, é bem difícil. tive que ir com o cara grandão para terminar o game, o ruim que esse game nem tem final…ter até tem, mas não vale a dificuldade. e esse Verytex é bacana. tem um desafio de perder os cabelos. ainda vou termina-lo, mas gostei bastante do que joguei.

  3. Eu não sabia do “pai” do Advance Wars. Nem sou fã de estratégia, mas esse eu até gostei na época que joguei pra postar no fotolog. Grandes pérolas escondidas.. qualquer hora cato um por um!

  4. As fotos desse Shui Hu me lembraram um pouco o excelente King of Dragons… em alguns posts antigos lá no Museum dos Games eu fiz uma série parecida com esta, “Os Jogos que o Tempo quase Esqueceu”, onde falava de vários games que nunca tiveram uma versão traduzida nem pro Inglês(e outros que foram esquecidos por outro motivo qualquer).

    Boa série, mas acho que ela ficou curta demais, vc poderia ter falado de mais games, Cosmão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s