PS2 GAME OF THE WEEK – OKAMI

Uma verdadeira obra de arte do console, parida pelo defunto Clover Studios. Este jogo pouco ganhou o devido reconhecimento que mereceu, apesar de ser tão lúdico, artisticamente avançado e divertido. OKAMI HD tá no forno para trazê-lo ao PS3 em alta definição, e este merece mesmo.

Amaterasu RULES

É um dos jogos obrigatórios pra quem tem um PS2, sendo referência quando se fala em games como frutos artísticos de mentes à frente do seu tempo. A maneira como tudo foi desenhado e programado nos mínimos detalhes, a trilha sonora extremamente agradável, a fluidez das movimentações em cel-shading, o uso do pincel na tela… é tudo tão bem sacado que você só pensa em “como ninguém pensou nisso antes?”. A história da deusa-sol Amaterasu (aqui representada como um lobo com poderes mágicos) é contada de maneira bastante particular, já que por ser um personagem importante da mitologia japonesa, assim como Orochi (seu arquinimigo), há bastante liberdade na descrição da história que permeia o roteiro do jogo, tornando-o mais intrigante e interessante de se acompanhar.

Duas figuras importantes do Xintoísmo: Orochi vs Amaterasu

Você joga com o Lobo-deus, movimentando-o com o analog stick, e atacando os inimigos diretamente com golpes ou usando as armas a seu favor (os discos, espadas, rosários e demais acessórios que você adquire durante o jogo). Você pode explorar livremente a terra de Nippon, e aviso que é necessária uma boa quantidade de back-tracking pra pegar certos itens quando se pega novas habilidades para chegar a locais antes inacessíveis. Em particular, as técnicas de pincel (com o qual você interage com diversos elementos da tela e ataca até os inimigos, são essenciais para se terminar o jogo, além do fato das demais figuras associadas a Ammy (apelido dado ao deus pelo companheiro de aventuras Issun) serem hilários em suas apresentações.

Usando o pincel você altera o cenário ao seu redor. Use as diferentes técnicas aprendidas para revelar vários segredos!

Usando os golpes junto com as técnicas do pincel celestial, você pode obter pontos e itens como chifres de demônios para comprar acessórios maneiros pra sua viagem.

Tela de opções, com os equipamentos você tem à sua disposição: armas, itens, mapas, Beads encontradas, tutoriais sobre as técnicas celestiais, etc. Bem conveniente!

À medida que você vai conhecendo inimigos novos (cada um tem sua apresentação especial em papel nanquim), você deve usar diferentes combinações em cada um deles para descobrir como matá-los mais rapidamente. Você também aprende esquivas e seus golpes especiais com as armas celestiais podem ser upgradeados nos dojos disponíveis. Técnicas extras podem ser aprendidas com personagens escondidos em locais secretos de Nippon (Japão); cabe a você descobrir onde eles se escondem.

Lutando com os inimigos usando golpes e pincel dá mais pontos!

Usando o pincel, você deve restaurar a natureza destruída por Orochi, liberando novos ambientes, e grupos de animais, que deve alimentar com itens comprados nas lojinhas. Liberando karma, você compra novos pontos de energia, mais tinta pra usar durante suas explorações e diversos itens pra recuperar hp e tinta. É bonito demais ver um local amaldiçoado ser “limpo” pelo pincel de Amaterasu. e partir daí, você pode explorar o local pra valer… As técnicas do pincel lhe permitem atacar os inimigos, restaurar plantas, partes destruídas do cenário, criar folhas de vitória-régia sobre a água, usar água para apagar fogo, usar e manipular fogo, transformar dia e noite e vice-versa, enfim: é muita coisa pra se fazer!

Usando o pincel pra restaurar a flora local!

No final das contas, Okami é uma pérola do PS2. Deve ser jogada e destrinchada até o último dos segredos, pois pegando todas as 100 Beads espalhadas no jogo, você libera itens maneiros pra um segundo playthrough. Os diálogos de Issun são divertidíssimos, assim como as reações caninas de Amaterasu (lobos são da família dos cães, afinal). A trilha sonora do game é um caso à parte, composta por Kow Otani, com diversos arranjos orquestrados, com música japonsa tradicional, com muito taiko e instrumentações adequadas às fases. Obrigatório!

Nota: 10/10

2 comentários

  1. bem que eu estava pensando nesse game nessa semana. mas eu imaginava que era para o Wii, de acordo com um a revista que li. e nem imaginava que o lobo/cachorro era a Deusa do sol disfarçada(0_0). queria ter mais algo para falar, mas só ouvir dizer que esse game é um dos melhores já feitos e concordo com o texto. só eu jogando para eu ter uma boa noção desse game.

  2. Muito bom mesmo esse jogo. Quando comprei meu PS2 de cara um amigo recomendou pegar esse o shadow of the colossus principalmente. Batera, recomendo pegar o do DS também (Okamiden). Parabens cara, a série tá linda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s