Detonado de Bolso – Chrono Trigger (SNES) – Parte 1 – Tudo Começa com uma Brincadeira Inocente

Apresentando o primeiro DETONADO DE BOLSO em dupla, no estilo PASSOSAVE, o esquema onde dois jogadores dividem a tarefa de debulhar, fotografar as telas e redigir um guia prático, passando o arquivo do SAVE POINT do emulador para o outro, um esquema inédito que (eu espero) vai dar muito certo.

Os jogadores serão esse que vos digita, Matt, que recentemente Detonou Bolsamente o Super Mario RPG e Legend of Zelda – A Link to the Past, ambos do seu console preferido, SNES. O segundo player será Max Carnage, que recentemente nos encantou com o primoroso trabalho no clássico Final Fantasy VII do PlayStation.

O jogo escolhido para esse debut? Nada mais que um dos maiores clássicos da era 16 bits, e constantemente eleito um dos maiores games de todos os tempos, sem exageros: Chrono. Trigger.

Sem mais blá blás, vamos jogar!

  • Começando do começo, após apertar Start você tem uma escolha a fazer, é o modo de batalha, que pode ser Ativo (Active) ou Esp. (Wait), a diferença é simples, no modo Esp. os inimigos não vão atacar enquanto você escolhe a sua próxima ação, então não seja mané e jogue no modo Esp.

  • Depois é hora de escolher um nome para o nosso herói, o padrão é Crono, mas você pode colocar a asneira que quiser, sem censuras.
  • O jogo começa logo com sua mãe arrancando você da cama, Crono é um cara que dorme preparado, já com espada e roupa de batalha, pronto para sair da cama fatiando geral.

  • Desça as escadas e converse com sua mãe, ela é uma velha esclerosada e parece ter esquecido o nome da única amiga de Crono… Batize Lucca como quiser e antes de sair na rua converse novamente com sua mãe (ela realmente tem um problema sério). Ela te dá 200 conto de mesada, nada mal para um vadio.
  • Antes de ir para a feira e cair na farra, faça uma visita na Prefeitura, as pessoas lá vão te ensinar TUDO que um noob precisa saber para jogar CT, suba as escadas e converse com o carequinha entre as camas, converse 2 vezes para arrancar 300 mangos da mão dele, abra o baú para subtrair um Tônico também.
  • Desça à cidade na parte mais sul do mapa e entre na prefeitura dessa área também, é a cidade de Porre, aqui o carinha cheio da grana na sala vai te dar 10 dinheiros só para você imitar uma galinha, e você pode fazer isso até ficar milionário ou com os dedos esfolados. Suba as escadas e roube um Abrigo do baú.
  • Outra parada interessante é a  Floresta Guardia, aqui você pode lutar com uns elementos da fauna e flora local e ganhar alguma experiência, subir de nível e juntar uma graninha. Quando vir um ponto brilhante no canto, vá examinar e embolse 1 Pt. Força, um item consumível que dá +1 de Força ao elemento que o ingerir. Mucho bueno.

  • Chegando na Feira, tem algumas coisas que você pode fazer antes de seguir viagem, pode participar de algumas brincadeiras e ganhar moedas de prata, essas moedas só servem para gastar nessa feira.
  • Uma brincadeira legal que rende experiência e grana, é enfrentar o Gatto, esse robô rosa gordo que canta, acabe com ele para ganhar 15 moedas de prata.
  • Outra brincadeira lucrativa é o concurso de beber soda, mas só é legal se você tem TURBO no seu controle ou está usando um emulador, aí com emulador a coisa é ainda melhor, use o turbo e também o botão mágico que acelera a emulação para se encher de moedas rapidamente.

  • E o que tem de bom nessa feira? Nada. O que você pode fazer é juntar essas moedas para trocar 10 por  50G com o carinha da tenda ao lado do sino, ou então participar de brincadeiras na Tenda dos Horrores em troca de prêmios para enfeitar o seu quarto.
  • Por 10 Moedas, você participa de um jogo de adivinhar o nome do soldado, eles três dizem os nomes e começam a caminhar que nem retardados, daí o fantasminha vai pedir para você identificar um deles. O prêmio é um boneco Poiozo que toca musiquinha.
  • O jogo de 40 Moedas consiste em repetir o que um clone do Crono faz, como um espelho. Botão L para levantar o braço esquerdo, R para levantar o direito, Y para sorrir e A para se assustar, lembre que é como um espelho, se o Crono mestre levanta o braço direito, você vai levantar o esquerdo, não é? Consiga acertar as sequências e ganhe um clone do Crono para o seu quarto. Assustador.
  • Tem mais um jogo que custa 80 moedas, mas só se tem acesso a esse game com um outro personagem no time, você pode voltar aqui depois, é um jogo de atirar pedras nos monstros para mantê-los longe e o prêmio é um gato de rua.

  • Chega de brincar, vamos adiantar o jogo. Na parte norte da Feira você vai ver uma garota loira andando pra lá e pra cá, e o que você faria na vida real? Dá um esbarrão nela!
  • Ela deixa cair um pendante, você até já viu ali no chão, mas antes de correr pra pegar ele, converse com ela, tá certo? Seja gentil.
  • Depois de perguntar se ela está bem, pegue o pendante e devolva a ela, depois aceite que ela caminhe com você pela feira.
  • É hora de impressionar essa loirinha. Vá até o lado e converse com o velho, não toque no saco rosa de comida, sério, é o almoço do coitado.
  • Depois, do lado direito, converse com a garotinha que chora porque perdeu o seu gatinho. O felino fujão está com o velho ranzinza do almoço, examine o gato e ele vai te seguir, devolva à garotinha para ganhar a admiração de Marle.

  • O velho Melchoir vende umas espadas na feira, a mais cara custa 4000 ouros, mas eu recomendo que você resista a tentação de uma tão poderosa espada agora, você vai encontrar ela FOR FREE mais adiante no jogo.
  • Ah sim, se o velho safado pedir para você convencer a jovem a vender o pendante dela, diga que NÃO.
  • Converse com o cara da tenda ao lado, ele vende Kimonos, compre se quiser, esses são baratos e adiantam alguma defesa. Depois ele vai dar o aviso que a invenção de Lucca está pronta. Siga para norte.
  • Antes de seguir, Marle vai querer comprar doces… ceda às gordisses da princesa e espere ela escolher, não mexa no controle até ela decidir o que quer.
  • Chegando na invenção de Lucca, uma máquina de teletransporte, coisa fina de gênio precoce, você pode ser levado de um lugar para 15 metros ao lado, genial. Crono vai de cobaia e dá tudo certo, aí a xereta da Marle resolve se aventurar e os problemas de Crono estão para começar.
  • O pendante reage de forma estranha e abre um portal esquisito no meio da baderna, o legal é que a loirinha é sugada mas o seu pendante fica lá… Crono então, ao invés de ligar seu jetpack e fugir dali como quem não viu nada, resolve colocar o pendante na calça e mandar Lucca ligar a geringonça… LET’S GO ATRÁS DA BISCATE!

  • Blu blu blu time travel yeah!

  • Chegando nesse novo local, que na verdade não parece nada novo, Crono é recebido por 3 criaturas azuis, acabe com eles e siga seu caminho.
  • Mais à frente um novo Acessório, a Super Luva, mais pontos de força para Crono.
  • Ao sair da montanha você percebe que está no mesmo mapa, só que com uma aparência mais antiga, nebulosa… Siga para a Floresta Guardia.
  • Atravesse a floresta matando os inimigos, você vai encontrar mais um Pt. Força perto do lugar onde você pegou um antes, siga para o Castelo.
  • Os soldados te barram na entrada e começam a praticar bullying real contra você, até aparecer uma figura loira conhecida da gente… ela pede para liberar o rapaz e agora você pode andar livremente pelo castelo.

  • Agora vamos na cozinha ver o que tem de bom, siga para a direita da entrada e desça as escadas, abra o baú perto do forno para obter um Éter.
  • Agora vá até a sala do trono e suba as escadas à esquerda, catando os baús no caminho. Dentro do quarto tem um baú contendo um Pt. Bronze, Armadura para Crono.
  • Desça e volte à sala do trono, dessa vez suba as escadas à direita para encontrar a Princ… Rainha. Marle revela que está se passando pela rainha, que foi confundida, e tudo fica mais estranho quando ela simplesmente desaparece no ar.
  • Antes de sair, pegue mais um Éter no baú.
  • Agora é hora de fugir desse castelo, depois de descer as escadas Crono dá de cara com Lucca, que saca toda a parada, a verdade é que você VOLTOU NO TEMPO, e a Rainha da época, a tal de Lena, é antepassada da princesa Marle, e nos parece que aconteceu algo mortal à Rainha atual, pois Marle desapareceu. O bom dessa história é que Lucca entra no time e você tem mais um personagem para lutar.

  • Agora é hora de ir na Igreja… vamos começar a procurar a verdadeira rainha por aqui, porque não? Você pode lutar um pouco na Floresta para elevar um nível de Lucca, assim você adquire a primeira magia dela e a primeira técnica em dupla, interessante para as lutas que virão daqui para frente.
  • Entrando na igreja, as freiras são bem suspeitas e sinistras… siga para o altar e examine um brilho azul no chão, é um grampo de cabelo com o brasão real. Aí as freiras se rebelam e transformam-se em Nagaotes, umas coisas com corpo de cobra que dão um certo trabalho para matar, use a técnica combinada TURBILHÃO para facilitar a vida.
  • Depois da batalha, um SAPO aparece e salva a vida de Lucca, o anfíbio é bípede, fala e sabe lutar… uma boa adição ao nosso time, já que tem um espaço vago mesmo. “Sapo” entra no time.
  • Acabando o papinho com o sapulha, toque AI SE EU TE PEGO no órgão da igreja e uma porta vai se revelar do lado direito.

  • Pssando pela porta, siga para a esquerda e cate logo 2 tesouros, tesouros são legais. Mate uns gárgulas para aquecer.
  • Agora por aqui tem algumas salinhas com presentes legais, à esquerda na primeira sala tem o Brometo das Nagaetes, nesse corredor você vai encontrar a Espada Aço, aquela mesma que o velho Melchoir queria te vender na feira por 4000 pratas… velho safadinho! Aqui é de graça e nem dueu ficar sem ela esse tempinho.
  • Entre na saleta ao lado desativando os espetos na caveirinha ao lado da porta, pegue no pote mais um Pt. Força.

  • Agora é hora de explorar o lado direito, suba as escadas e entre na primeira sala, uns monstros estão jantando e por isso não te fazem nada, na sala seguinte você encontra monstros disfarçados do chanceler, da rainha e um soldado, mate-os e entre na passagem escondida à direita.
  • Nessa passagem existe uma espécie de culto à Magus, um personagem que a gente vai encontrar mais adiante. Pegue os itens nos baús e saia daí, é claro que os monstros vão se irritar, mas é tudo experiência extra pra gente, heim moçada?
  • Volte para o hall principal, siga norte, mate os monstrengos e chegue na próxima sala, aqui a gente encontra o primeiro SAVE POINT do jogo

Eu fechei essa parte com 01:00 hora de jogo, entrego para Max Carnage o SAVE e vejo vocês no terceiro capítulo dessa aventura. Até a próxima!

10 comentários

  1. Bom, já virei esse jogo inúmeras vezes, e tenho o cartucho lançado para o DS (sim, porquê eu teria que vender um rim e um pâncreas para conseguir a versão do SNES). Esse detonado de bolso em dupla é um bom motivo para jogá-lo mais uma vez…

  2. Bacana o duplatonado+passosave, vou acompanhar até porque Chrono Trigger é um jogo que pouco conheço. Agora, uma pequena dúvida… dá pra matar quantas vezes o robô gato lá no parque, no começo do jogo? Pq uma vez eu comecei e fiquei matando ele sem parar e ganhando EXP uma atrás da outra…

  3. O pendante reage de forma estranha e abre um portal esquisito no meio da baderna, o legal é que a loirinha é sugada mas o seu pendante fica lá… Crono então, ao invés de ligar seu jetpack e fugir dali como quem não viu nada, resolve colocar o pendante na calça e mandar Lucca ligar a geringonça…

    aposto que se fosse o melhor amigo dele ele pensaria:

    “Ah, ele deve estar bem.”

    e ia curti o festival de boa.mas como tem garota na encrenca…o que homens não fazem por um pedaço de torta.

  4. Sempre fiquei meio curioso com essa história do “brometo” das naga-etes, que o velhinho depois quer comprar da gente. Quando olhei no dicionário, lá pelos idos de 1999, vi que pode ser um narcótico (o que faria do velhinho um “junkie”), mas nunca estive cem por cento convencido. Com a popularização da internete eu até poderia ter achado, mas nunca me lembrava de procurar sobre isso (e, quando me lembrava, nunca estava perto de um computador). Até uns seis meses atrás, quando finalmente descobri (quer dizer, até onde a internet pode ser confiável):

    O tal “brometo” é uma… fotografia! É que “buromaido” é um dos nomes japoneses pra pin-ups fotográficos de artistas (que eram vendidos pela mesma companhia fabricante do papel fotográfico por lá, que o chamava de “papel de brometo”, ou “bromide paper”).

    Ou seja, o véio quer uma foto (na idade média se tirava foto?) de uma das mulheres-cobras fazendo pode sexy. O que faz do velhinho um tarado por criaturas sobrenaturais!

    1. Pô Ivan, altas pesquisas, muito interessante isso… Eu imaginava que o tal brometo era um perfume ou algo assim… hehehe valeu!