Detonado de Bolso – Chrono Trigger (SNES) – Parte 3 – Ruínas, Drogas e Robôs Mal Intencionados

Chegamos na terceira parte desse clássico eterno e já vou adiantando que a partir de agora a coisa fica séria mesmo, por enquanto vocês estavam brincando no parquinho com a princesinha, conversando com sapinhos e matando cobrinhas e cogumelos. Hoje vamos voar para o FUTURO e ver que o negócio não está nada fácil para as futuras gerações.

  • Você aterriza em um continente sujo e arrasado, em uma coisa que eles chamam de “Domo”, cada Domo tem um nome, como se fossem abrigos. Começamos no Dome Bangor, mas não tem nada para fazer aqui, então descemos para o Dome Trann logo ao sul.

  • Aqui você pode conversar com os sobreviventes, comprar bugigangas e, o melhor de tudo, dar uma (descansada) rapidinha no Enertron, a maquininha que já deveria ter sido inventada nos nossos dias, onde você entra e em 2 segundos está descansado, como após uma noite de sono, mas continua com fome. Você pode usar o Enertron de graça quando quiser.
  • Depois de usufruir das benécias desse Dome, siga para o Lab 16 ao norte, os inimigos aqui são bem chatos, tem os polvos que sugam HP, tem as plantas que recuperam o HP dos inimigos e ainda os ratos que roubam seus tônicos… Siga logo para a direita e cate um acessório bem interessante, o “Controle” (Berserker). Esse acessório vai fazer o personagem equipado atacar sozinho e causar mais dano.
  • O Lab é bem linear, não deixe de pegar os itens, inclusive o Ac. Longo (Lode Bow), uma arma mais poderosa para Marle.
  • Ao encontrar o inimigo chamado Sombra, ataque com magia.

  • Saindo do Lab 16, nosso destino será o Domo Arris, mas antes vamos fazer uma escala no Esgoto, tem umas coisas legais lá e vai adiantar nossa vida mais tarde.
  • Quando você entrar no esgoto, um monstro cabueta vai te entregar para um tal Sr. Crajálie. Medo.
  • Ataque os peixes com a magia de Crono, SUPER EFFECTIVE!
  • Descendo as escadas encontramos uma nota falando que os peixes atacam quando ouvem barulho, então se não quiser brigar, evite chutar latas, tocar em gatos, pisar em queijos ou até usar o save point FALSO ali do lado da ponte.

  • Voltando ao andar superior, a primeira coisa a fazer é atravessar pela passagem na parede e acionar o interruptor do outro lado, para abrir a porta de ferro logo ali.
  • Encontre a Faixa Ira (Rage Band), recomendo equipar em Crono, esse acessório garante 50% mais de contra-ataque, e contra-atacar é sempre interessante.
  • Enfim encontramos o tal Cráulie, ou Krawlie. Ele não é dificil, só recomendo que preste atenção na energia e recupere sempre com Marle. Ataque com a técnica dupla “Turbilhão” e ele vai logo ser derrotado.

  • Siga seu rumo para sair do Esgoto, pegue a Es. Trovão (Bolt Sword) no caminho e equipe Crono.
  • Aperte o interruptor para liberar as pontes e facilitar sua viagem de volta.
  • No continente que saímos, tem dois lugares para visitar, o Pico da Morte e o Domo Keeper, o Pico é impossível de subir agora, mas se você correr logo que entrar, dá para alcançar um Pt. Força no lado direito, pegue ele!
  • No Domo você vai encontrar um velho inventor e seu assistente esquisito, nada mais pode ser feito além de bater um papinho.

  • Agora é hora de voltar para o Domo Arris, o que significa atravessar o Esgoto novamente, mas isso vai ser tranquilo agora que as pontes estão acionadas.
  • No Domo Arris é tipo a crackolandia local, o negócio aqui é descer até o depósito de comida, mesmo com os locais avisando que ninguém jamais voltou de lá.
  • Duas portas lá em baixo, comece pela da esquerda, já que a outra está fechada.
  • Atravesse pelas vigas de ferro até chegar na entrada do deposito, onde o Guardião vai te atacar. Talvez por causa dele, ninguém voltou vivo desse passeio até o depósito.
  • O Guardião ataca com dois robozinhos menores, chamados de Bits, ataque e destrua os Bits primeiro, se atacar o robozão com um dos Bits vivos, ele vai contra-atacar com um poderoso Delta, drenando muito HP, melhor evitar a fadiga.
  • Os Bits sofrem bastante com o Turbilhão (Magia Crono+Lucca), depois ataque o Guardião com ataques normais, em pouco tempo ele vai a óbito.

  • Chegando no depósito, Marle analisa o cheiro e encontra uma semente na mão do cadáver, coisa linda de se ver. Vamos carregar a semente para os viciados lá de cima.
  • O rato que parecia uma estátua antes nas vigas agora corre, e você precisa correr atras dele e apertar A quando o alcançar, dessa forma ele vai falar – sim, ele fala – a combinação para abrir a porta à direita na entrada.
  • O truque para abrir e se aproximar do computador que tem um brilho e segurar L e R e apertar A, se você está usando um emulador e jogando no teclado, não vai conseguir fazer isso, então coloque os botões L e R na mesma tecla, entendeu?
  • Após alguns inimigos fáceis, como baratas e outros insetos do futuro, você chega a uma sala com um computador, Lucca analisa e descobre a localização do próximo Dome.
  • Marle então resolve apertar um botão e eles assistem a destruição do seu mundo, o dia de LAVOS,

  • Voltando à superfície, entregue a semente para os viciados e o velho te dá a chave de uma “Moto”… será que ainda presta?
  • Saia do Domo Arris e siga para o Lab 32.
  • Putz… olha a máquina que o velho te deu. Meio longe de ser uma moto mas dá para levar muita gente nisso. Quando Crono tenta ligar a moto, alguns inimigos aparecem e antes da batalha começar, aparece um tal Johnny The Man, O HOMEM. Mesmo sendo meio homem, meio triciclo, é assim que ele é chamado.
  • Ele vai te desafiar a uma corrida e tudo que você precisa fazer é ganhar dele, basta usar um boost no final e pronto, dá pra ver no mapinha em baixo quando a corrida está perto do fim.
  • Após a corrida você pode voltar à pé para o outro lado do Lab 32 e pegar o LogCorrida, um caderno que guarda as informações das suas disputas com Johnny O Homem, meio inútil isso, né? Mas tem gente que curte ficar correndo nisso.

  • Finalmente, saia do Lab 32 e siga sul até o Domo Proto.
  • Vá logo fazendo uso do Enertron, e mais adiante nossa turma da pesada encontra um robô desativado, mas temos um gênio em nosso grupo (e uma loira burra também). Lucca dá um trato no robô e ele volta a funcionar, e o melhor, está à nossa disposição para lutar.
  • Com a ajuda do Robô, carinhosamente batizado de Robô, temos acesso à Fábrica mais ao norte, você deve escolher quem das duas garotas fica no Domo, eu escolhi deixar Marle porque… a maior utilidade dela é a magia de Cura, e isso o Robô tem.
  • Chegando na Fábrica, o Robô faz um batuque no computador e desliga o sistema de segurança. Comece descendo pelo elevador da direita.
  • Não deixe de explorar as passagens nessa parte das esteiras, lá você pode encontrar Éteres e uma ótima nova arma para Marle, o Ac. Pássaro (Robin Bow).

  • Agora, para alcançar a porta da extrema esquerda inferior, é preciso enfrentar os robôs na esteira, ou então CORRER na esteira. Basta esperar o grupo com dois robôs mais perto passar e sair correndo.
  • Nas salas a seguir, alguns tesouros e códigos para operar o guindaste na sala das esteiras, o primeiro é X, A, o segundo B, B. Decore esses.
  • Voltando para a sala das esteiras, suba até o controle da “mãozinha” – a cabine na foto acima – e use os códigos que você pegou para liberar as passagens.
  • Desça a escada e siga à esquerda pelo caminho que foi liberado, entre na salinha e acesse outro computador que te dará um novo código, XABY. Guarde esse também.
  • Agora retorne à entrada da Fábrica e desça no elevador à esquerda.

UFA! Save point. Agora a onda é com Max Carnage na segunda feira. Até lá!

14 comentários

  1. Eu to jogando Chrone Trigger pelo Dreamcast. Na parte do Domo Arris, não tem como apertar aquelas teclas já que ñ to usando teclado, então meu jogo vai ter que empacar ai?:/

  2. galera quero saber quais botões são quais assim segunda vez jogando pra zerar denovo kk mas n lembro os botões tipo x é qual ? bolinha ? quadrado e triangulo ??

  3. Muito bom esse detonado essas dicas forammuito úteis principalmente na parte da fábrica ah e eu prefiro o robô e a Lucca a Marle não faz nada que preste tava na hora de evoluir mudei o nome do robô para Grego (afinal nunca entendo os golpes dele)

    ABRAÇÃO

  4. Podem me ajudar?
    To quase zerando este magnífico game pelo emulador n pc. Uso o zsnes e n tive problemas.

    Mas como gosto mto desse game e mtos outros do snes, recentemente adquiri um smartphone com android q ja entupi de cisas do gênero.

    Usando os emuladores p android: snesdroid e snes9x, n consigo pegar o maldito rato pq fica travando p correr. Ajude ae1 se tiver um emulador q funcione… ou o q posso fazer…

    Ou como posso usar o teclado do notebook para passar pelo menos essa parte ou alguem me passar um save dp dessa parte p snesdroid ou snes9x (td android) pq resolvi jogar pelo android: portabilidade. Apenas isso e pq adoro games emulados.