20 Grandes Games Completando 20 Anos este Ano

Olá juventude, chegou a postagem que faz a gente se sentir ainda mais velho, pois é… o tempo passa e essas 20 belezuras eletrônicas listadas aqui já estão completando 20 aninhos do dia do seu lançamento.

Eu, que adoro um momento nostálgico, já curti um milhão de vezes e re-joguei com vontade esses games para matar a saudade. Segue a lista.

#1: Battletoads & Double Dragon (NES, SNES, Mega Drive, Game Boy)

battle_dd

Começando por uma beleza de beat’em up, um crossover pra lá de inusitado. Os sapões da Rare, famosos por protagonizarem um dos mais difíceis jogos de todos os tempos, se juntam aos irmãos Lee da Tecmo para derrotar a Dark Queen mais uma vez. A jogabilidade do game é toda “Battletoadiana”, os Dragons só aparecem mesmo para completar o time e também emprestam alguns inimigos, como o mítico Abobo.

#2: Breath of Fire (SNES, GBA)

bof

Ôpa ôpa, peraê moral… Breath of Fire com logo da SquareSoft na caixa?? Não era Capcom?? Exatamente. Buresu obu Faia: Ryū no Sensh foi lançado no Japão pela Capcom em 1993 sim, só no ano seguinte foi traduzido pela SquareSoft para ser importado pras bandas de cá. O game é um belo RPG que conta a saga do jovem Ryu (sempre tem um Ryu pelo Japão), descendente de uma antiga raça de homens que tem o poder de se transformar em dragões.

#3 Final Fight 2 (SNES)

ff2

Seguindo o sucesso dos arcades, chegou a hora da Capcom ganhar uma graninha com a franquia Final Fight, re-inventando a velha formula do clássico arcade espanca-marginal-espanca-chefão-repete. Dessa vez colocaram o grandalhão Haggar como protagonista e inventaram personagens novos, além de enterrarem o bombado Cody, ou jogaram ele na prisão?

#4 Mega Man X (SNES, MS DOS)

mmx

Agora eu fiz você falar alto “CARAAAACA… MEGAMAN XIS TEM 20 ANOS… PUTZ COMO SOU IDOSO!” Pois é, o azulzinho ganhou sua tão esperada versão 16 bits cheio de armadura estilosa mis precisamente em 17 de dezembro de 1993. Foi logo ganhando elogios de todos os lados e sendo debulhado por tudo que é gamer faminto, um clássico à frente do seu tempo que é jogado e cultuado até hoje.

#5 OutRunners (Arcade)

or

OutRunners é o quarto jogo da franquia Out Run, depois de Battle e Turbo, os fãs ficaram de mimimi querendo que o estilo clássico voltasse e foi isso que OutRunners tentou fazer, só que em um jogo multiplayer para até 8 pessoas. O jogo fez sucesso, os múltiplos caminhos estavam de volta e a atmosfera do original foi resgatada. Ganhou uma versão feiosa para Mega Drive no ano seguinte.

#6 Phantasy Star IV (Mega Drive)

ps4

Na verdade, a versão americana/euro só saiu em 1995, mas no Japão, esse é o Phantasy Star: The End of the Millenium, lançado em dezembro de 93. O jogo manteve elementos do seu antecessor, como batalhas em turno, exploração de mapas e magia. Phantasy Star IV é considerado até hoje um dos melhores RPGs já lançados.

#7 Kid Dracula (Game Boy)

kidd

Pouca gente conhece esse divertido plataform da Konami, que faz uma bela paródia com o seu próprio jogo, Castlevania, sendo também uma sequência ao igualmente desconhecido Dracula Kid para NES, lançado em 1990 apenas no Japão com o nome Akumajō Special: Boku Dracula-kun (ajudinha do Tio Matt para você achar a rom).

#8 Gunstar Heroes (Mega Drive)

gsh

Mais um shooter side scrolling, run and gun ou como você queira chamar, seja qual for o gênero, um belíssimo clássico da saudosa Treasure para enriquecer a biblioteca do Mega Drive. A sacada do jogo está nas armas, são 4 tipos diferentes que podem ser combinados em duplas, possibilitando formar 16 armas diferentes (nem importa tanto porque você vai acabar usando o LASER + TELEGUIADO o jogo todo).

#9 Goof Troop (SNES)

goof

Uma mistura de carisma com puzzles e um multiplayer cooperativo impecável foi a fórmula do sucesso de Goof Troop, uma coisa que pouca gente sabe é que esse jogo foi o primeiro desenvolvido por Shinji Mikami, o pai do survival horror, criador da série Resident Evil.

#10 Rock ‘n Roll Racing (SNES, Mega Drive)

rrr

LET THE CARNAGE BEGIN! Um jogo de mecânica simples, mas basta adicionar rock ‘n roll, armas e multiplayer para transformá-lo num monstro ladrão de horas, até hoje os fãs se contorcem imaginando uma possível sequência. IT’S ABOUT TO BLOW!

#11 Road Rash II (Mega Drive)

rr2

Considerado por muitos o melhor da série, Road Rash II manteve os gráficos e jogabilidade do primeiro, inserindo apenas motocicletas nitradas e novas armas, pra quê mexer em time que está ganhando? Mais um da série PRECISAMOS DESESPERADAMENTE DE UM REMAKE!

#12 Virtua Fighter (Arcade)

vf

No auge da febre poligonal da SEGA, onde tudo era Virtua-alguma-coisa, surge o fighting poligonal estilo ame-ou-odeie-para-sempre usando o engine mais polêmico da face dos arcades. Tem quem goste, não deixa de ser uma milestone no mundo dos games.

#13 Star Fox (SNES)

starfox

O primeiro jogo da Nintendo a usar gráficos 3D, inaugurando o chip Super FX, coisa que foi muito reprovada pelos graphic-whores e a turma do mimimi-quero-graficos-realistas. Mas o jogo é fantástico, com uma jogabilidade fluída e incrivelmente cativante, os personagens que completam o time são uma bela adição ao jogo. Uma coisa que pouca gente sabe é que ele foi lançado na Europa com o nome Starwing, para evitar problemas de direitos com um outro Star Fox que já existia por lá.

#14 Deep Duck Trouble Starring Donald Duck (Master System)

deep-duck

Eis a sequência para Lucky Dime Caper, sim… Existem 2 jogos do Pato no Master. O jogo segue a mecânica do primeiro e é mais do mesmo, mas merece aparecer na nossa lista só porque… é o Pato Donald, nosso ex-editor.

#15 Aladdin (SNES, Mega Drive)

aladdin

Clássico da Capcom que atingiu todas as idades, por ser um jogo tão bem feito e legal de jogar, ganhou até uma versão para Master e Game Gear no ano seguinte, mas melhor nem lembrar dessas. Acredite, existem pessoas que preferem a versão do Mega Drive.

#16 Chip ‘n Dale Rescue Rangers 2 (NES)

chip2

Continuando na aba da Disney, surge o segundo jogo dos esquilos, um tanto piorado em relação ao primeiro, mas sempre um bom desafio, principalmente jogando em dupla.

#17 Mortal Kombat II (Arcade)

mk2

Um ano depois da explosão de popularidade do primeiro, a Midway fez de novo, melhorou os gráficos, adicionou personagens, segredos, ais sangue e finalizações sangrentas (e algumas cômicas). Fanboys vão espernear dizendo que esse é o melhor da série, e eles vão ter razão em vários aspectos. OUTSTANDING!

#18 Shining Force II (Mega Drive)

sf2

Com uma cativante história, muito mais longa do que o original, Shining Force II deixou os fãs ainda mais histéricos, acabaram com o esquema de capítulos e existe muito mais exploração, além de diferentes modos de evolução para os personagens. Classicão.

#19 Super Mario All Stars (SNES)

mario-alls

Woooah.. Fanboys desmaiando por todos os lados!! Os clássicos do Mario estão de volta com roupagem 16 bits e tudo junto num único cartucho, de bonus um game que era desconhecido para a maioria dos ocidentais, o Mario 2 japa, aquele do cogumelo roxo. Uma belezura de cartucho, ítem indispensável na coleção. Bastava re-lançar apenas o Mario 3 que a gente já estaria feliz, mas a Nintendo foi além.

#20 Secret of Mana (SNES)

secret

Fechando nosso banho de nostalgia, Secret of Mana, uma referência em RTS, ou Real Time Strategy, o sistema que não para o jogo para batalhar, tudo acontece ali em meio à exploração, tempo real. Os belos gráficos ajudaram bastante a popularizar o jogo e o estilo, já visto no série Zelda e seus clones.

3 comentários

  1. Nossa, velhice vindo a tona mesmo… muitos daí joguei incansáveis vezes e jogo até hoje. Quanto ao Aladdin, tenho que reconhecer que as duas versões foram muito bem feitas, mas também prefiro a da CAPCOM.

  2. o Game do Pateta e Max faz 20 anos que foi feito???? 0__0

    me lembro que assistia aquele Disney Cruj no Sbt e todo mundo queria jogar o game graças ao desenho do Pateta.

    bons tempos…eu acho.

    e Mega Man X, na época onde a Capcom tinha limites para ser mercenária e não costumava destruir suas maiores franquias.

  3. Belo post, nostalgia pura. Putz é impressão ou no Shining Force 2 o Bowie está no nivel 90? Ela tá mais forte que o Zeon, deve matar o bicho com um golpe só rsrs. O cara que fez isso deve ter muito tempo livre rsrsrs. Flw!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s