20 grandes games completando 20 anos esse ano

Mais um post tradicional, hoje trazendo o que apareceu de melhor em 1994, ano que a Nintendo chamou de “ano do cartucho” e anunciou a mudança de nome do seu Project Reality para Nintendo Ultra 64 e mostrou o design do console pela primeira vez. Em 94 também foi fundada a ESRP, órgão que censura e sela os games por idade, surgia também o primeiro website oficial de uma revista de games, Game Zero. Mas vamos a nossa lista!

#1 Sonic the Hedgehog 3 (Mega Drive)

sonic3

A fórmula “mais do mesmo” funciona muito bem tambpem nessa série, Aqui o ouriço azul começa sua aventura logo após derrotar o Robotinik no Sonic 2, voando como Super Sonic se exibindo até dar de cara com um novo personagem, Knuckles. O melhor game da série nos 16 bits na minha opnião.

#2 Super Street Fighter 2 Turbo (Arcade)

ssf2t

Mesmo com cara de upgrade caça níqueis, SSF2T trouxe muitas mudanças na jogabilidade, a adição mais notável é a barra de Super que dá a cada lutador um desperation move, um poderoso golpe que se derrotasse o adversário o fundo da tela explodia, outra novidade foi o lutador secreto Akuma, que passou a ser figura presente em todos os jogos seguintes da série.

#3 Super Metroid (SNES)

metro

Um jogo que é bastante aclamado por gamers do mundo todo, mas é aquela história, ou você ama ou odeia Metroid. Pela cinemática, gráficos detalhados e jogabilidade precisa, Super Metroid é considerado mundialmente um dos melhores jogos já feitos, título que aparece fácil em qualquer lista.

#4 Final Fantasy VI (Final Fantasy III) (SNES)

ffvi

Todos conhecem a confusão que é com esses títulos, mas o qu importa é que Final Fantasy VI (ou III no Japão) é um marco no gênero RPG, vendendo mais de 3,5 milhões de cópias junto com a versão do Playstation.

#5 Earthworm Jim (Mega Drive/SNES)

jim

Todo mundo adora um game non sense, e o que mais bizarro que uma minhoca em um corpo musculoso atirando com armas malucas e arremessando vacas? Jim fez tanto sucesso que já no ano seguinte ganhou uma sequência e 15 anos depois um remake em HD.

#6 Darkstalkers: The Night Warriors

darks

Ah como essa época era boa para os fliperamas, tinha jogo de luta para todos os gostos, com espadas, dinossauros, colegiais… e é claro, monstros! O jogo inova graficamente e traz elementos inéditos como a defesa no ar e os combos linkados, além da barra de Super Combo, já testada e aprovada no Super Street.

#7 Mortal Kombat II (SNES)

mkii

Não há muito o que falar de um clássico dessa magnitude, a conversão para o Super ficou digna do game, e dessa vez não teve quem censurasse os glóbulos vermelhos.

#8 Killer Instinct (Arcade)

ki

1994, definitivamente o ano dos inovadores jogos de luta. A RARE também se arriscou nesse gênero e lançou o primeiro arcade com um disco rígido, tudo para agilizar os gráficos pré renderizados. Outra inovação desse game é que, ao invés da luta ser definida num melhor de 3 rounds, cada lutador tem uma barra dupla de life.

#9 DOOM II: Hell on Earth (PC)

doom2

Doom II era uma sequência muito aguardado pelos gamers das linhas de comando do DOS, fez um óbvio sucesso tão grande que ganhou um pacote de expansão com 21 novas fases no ano seguinte.

#10 UFO: Enemy Unknown (PC)

ufo1

Eis um game que é um dos queridinhos desse que vos escreve. Adoro a série e sempre estou jogando esse e o seguinte, os novos não caíram no meu gosto… UFO é um jogo de estratégia em turnos, que envolve pesquisa dos artefatos, construção de bases e até batalhas aéreas contra os aliens, parece complicado mas não é, vale experimentar.

#11 Warcraft: Orcs & Humans (PC)

warcraft

Apesar de eu ser um PC gamer, não estou puxando para o meu lado nessa lista, realmente em 94 muita coisa boa saiu para o nosso querido console de teclado e mouse. foi aqui, há 20 anos, que tudo começou, você que paga pra jogar WoW e nunca viu isso aqui, pode começar a dar risada, mas agradeça à Blizard por ter arriscado tanto nesse RTS lindão, não consigo imaginar quantas horas gastei nesse game, detonando as duas campanhas diversas vezes.

#12 Donkey Kong Country (SNES)

dkc

Mais uma coisa linda de meu console, olha só para isso, 20 anos de DKC minha gente! Aquele momento em que o Max Carnage cai cadeira e chora emocionado em posição fetal.

#13 Tekken (Arcade)

tekken

E vamos com mais novidades na união arcade + luta. A Namco arrisca com o seu primeiro fighting 3D. Tekken introduziu algo novo nos controles, cada botão aciona um membro do lutador, fazendo a criação de combos mais lógica e realista (aposto que muita gente não sabia disso e só jogava apertando tudo na doidice).

#14 Sonic & Knuckles (Mega Drive)

sk

O Knuckles aparece no Sonic 3 e os fãs ficam histéricos para jogar com ele, aí a SEGA vê cifra$ nesse frenesi e lança o primeiro cartucho “lock on” (a Sega adora empilhar hardware, já percebeu..?) O lock on servia como um pacote de expansão tanto para o Sonic 2 como para o 3, liberando a equidna rosa como personagem jogável.

#15 Wario’s Woods (NES)

ww

Como assim produção? Nintendinho ganhando lançamento em pleno 1994? Pois é. Wario’s Woods foi o último jogo oficial a ser lançado para o NES, também o único a receber uma avaliação da ESRB. É um inocente puzzle de blocos que fez até um sucesso razoável, considerando o lançamento tardio.

#16 Daytona USA (Arcade)

dayusa

Outro belo arcade que sobrevive ao tempo e ainda é encontrado nos raros fliperamas pelo Brasil. Daytona USA explora tudo da placa AM2 da Sega, foi considerado o game de corrida mais visualmente detalhado da época. O barato é que existiam as cabines linkadas, e até 8 pessoas poderiam participar de uma única corrida.

#17 Jazz Jackrabbit (PC)

jazz

Outro game de PC que muita gente jogava porque estava lá, sem dar tanta atenção, e hoje em dia tenta lembrar do nome. Esse é aquele jogo do coelho verde no espaço galera. Na época o que dominava eram os chamados “sharewares”, e esse aqui tinha 6 episódios para pegar e pagar depois.

#18 Star Wars: TIE Fighter (PC)

tief

Baseado na mesma engine do X-Wing, seu antecessor, o TIE Fighter é basicamente a mesma coisa com outra nave. Foi um sucesso massivo no lançamento e rendeu alguns upgrades depois.

#19 Super Bomberman 2 (SNES)

bomb2

O segundo de cinco jogos que saíram para o SNES/Super Famicom, o único deles que não tem multimplayer no modo história, mas a batalha é o ponto alto desse e todos os outros da série, com o multitap dava para plugar 4 controles e se preparar para escapar do fogo cruzado.

#20 Popeye: Ijiwaru Majo Seahag no Maki (Super Famicom)

popeye

Uma pequena homenagem ao Max Carnage, um dos jogos preferidos do nosso brother não poderia ter ficado de fora da lista, apesar de ser lançado apenas no Japão e pouca gente viu. Ainda dá tempo de jogar esse divertido game que mistura tabuleiro com plataforma.

E aqui termina a lista dos jogos que fazem você se sentir velho e cansado. Até o próximo ano galera!

5 comentários

  1. joguei poucos dessa lista(10)mas 94 foi mesmo o ano dos arcades de luta,muitos jogos desse genero foram lançados.no meu psp tenho emuladores de todos os tipos,desde o atari até o gameboy advance.um jogo q nao podemos esquecer q fez muito sucesso é o famoso cadillac dinossaurus,zerei ele nao sei quantas vezes,e estilo o final fight mas e bem melhor.prefiro os jogos retrô do q esses novos.

  2. Sonic 3, Super Metroid, Earthworm Jim, Donkey Kong Country, Sonic & Knuckles e Daytona USA são os que eu gosto. Alguns jogos eu nem conhecia, outros joguei poucos; jogos de luta eu não gosto. Pena que nessa época eu tinha só 2 anos, pois foi uma época sensacional dos video-games. Os mais revolucionários: Daytona USA e Earthworm Jim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s